Eleições 2012PartidosPolítica

AGORA VAI. Comissão do Senado vota (e deve aprovar) fim das alianças proporcionais

E ficou mesmo para a próxima semana. Só este editor (que tem horas não consegue raciocinar direito) imaginava ser possível tratar do assunto no Congresso, com um feriado na quarta-feira. Mas, enfim, agora parece que vai: a Comissão de Constituição e Justiça do Senado se reúne e vota a proposta que extingue as alianças nos pleitos proporcionais em todos os níveis.

Na prática, ao ser aprovada (e essa é tendência majoritária), a proposta vai para o plenário do Senado, onde também tem maioria, e depois ruma à Câmara dos Deputados. Os maiores partidos e os nem tanto têm interesse. Logo, é bom se preparar: há boas chances de, ano que vem, as agremiações terem que correr sozinhas, na disputa às Câmaras de Vereadors.

Para saber mais do que será apreciado, além de outros detalhes, acompanhe material produzido pela Agência Senado. O texto é de Paola Lima. Confira:

Fim de coligações em eleições proporcionais pode ser votado pela CCJ nesta quarta

A proposta da Comissão da Reforma Política que acaba com as coligações partidárias nas eleições proporcionais (PEC 40/2011) pode ser votada nesta quarta-feira (14) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).Aprovada em junho pela CCJ, a PEC será reexaminada em virtude da aprovação de requerimento para que tramitasse em conjunto com a PEC 29/2007, que trata do mesmo tema e tem o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) como primeiro signatário.

De acordo com a proposta, são admitidas coligações apenas nas eleições majoritárias (presidente, governador, prefeito e senador). O texto mantém a determinação constitucional vigente que…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo