Alternativas ao modelo tradicional, em que os incentivos ocorriam principalmente mediante pressão de grandes empresas. É o que está buscando o Governo do Estado, segundo as palavras do próprio Governador, para acelerar o crescimento do Rio Grande do Sul. Tarso Genro entregou nesta quinta-feira, esse bloco de medidas ao Conselho de Desenvolvimeno Econômico e Social, o Conselhão.
Agora, a série de projetos, que incluem, por exemplo, o “Novo Fundopem” e o Programa de Subvenção de Juros, será encaminhada para apreciação da Assembleia Legislativa. Para saber mais da solenidade desta quinta, inclusive detalhes das propostas e a palavra do governador, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A reportagem é de Alexandre Elmi e Felipe Bornes Samuel. A foto é de Caroline Bicocchi. Confira:
“Governador apresenta conjunto de medidas para acelerar o crescimento do Estado
Com o salão Negrinho do Pastoreio lotado por representantes da sociedade civil e integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), o governador Tarso Genro detalhou, nesta quinta-feira (8), o conjunto de medidas para acelerar o crescimento do Estado. Após apresentar as propostas, o Chefe do Executivo recebeu sugestões e ouviu elogios de diferentes setores da sociedade. Os projetos devem ser encaminhados à Assembleia até o dia 15 deste mês.
Entre as iniciativas de estímulo ao setor produtivo, apresentadas no Palácio Piratini, estão o Programa de Subvenção de Juros, Novo Fundopem, Programa de Economia da Cooperação, e Pró-Inovação. Além de ampliar os investimentos, fortalecer as cadeias produtivas regionais e promover a inovação, os projetos modificam a matriz dos incentivos, que passa a ter critérios de desenvolvimento regional, e apontam os setores que serão atingidos. “É uma mudança completa na matriz de indução ao desenvolvimento e à criação de um modelo de desenvolvimento específico do RS”, destacou o governador…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
PARA CONFERIR A ÍNTEGRA DAS PROPOSTAS, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Será que a aceleração da economia passará pela recriação das “boquinhas” de CC que foram (corretamente) julgadas irregulares pela Justiça?
A pergunta é mais que razoável, pois uma das coisas que a PTlhada mais acelera é o saque ao erário público…