Eleições 2012PolíticaPrefeitura

MUDOU O JOGO. Schirmer chama o secretariado “na chincha”. E já há consequências

Ele resolveu "roncar grosso"

Na segunda-feira, um grupo restrito de assessores de primeiro escalão teve reunião com Cezar Schirmer, no final da tarde. Entre os presentes, em ordem alfabética, Anny Desconzi (Procuradoria), Antonio Carlos Lemos (Gestão) Ana Beatriz Barros (Fazenda), Giovani Manica (Comunicação), Júlio Rasquin (Escritório da Cidade) e Pippi Brisola (Projetos Estratégicos). 

Consta ser esse o time que trata das questões mais amplas, estratégicas mesmo, do governo. E foi ali que Schirmer deu uma amostra, provavelmente pressionado por reclamações que têm recebido de todos os lados, acerca dos rumos da administração. São queixas que chegam, sobretudo, de grupos de influência na comunidade. Como o da construção civil, por exemplo, insatisfeito com o que considera morosidade nas decisões administrativas – a análise de projetos chega a demorar meses, “prejudicando quem constroi de maneira legal”, como escreveu aqui no sítio um importante líder empresarial da área.

Por conta disso, o prefeito cobrou de maneira incisiva acerca de alguns projetos que estão longe da concretização, embora anunciados com ênfase em todas as ocasiões públicas e na própria mídia. Um exemplo: “por que não está pronto ainda o projeto de revitalização do Parque Itaimbé?” Outros, até maiores, mas indisponíveis a este editor, foram citados.

Essa cobrança explícita, somada a dificuldades internas, teria sido inclusive a gota d’água para o pedido de demissão (ainda estão tentando demovê-lo, por enquanto sem sucesso) do presidente do Escritório da Cidade, como este sítio NOTICIOU na tarde de terça.

Aliás, é exatamente nas manhãs de terça que acontece a reunião ampla do secretariado. E, nesta, sobrou pra todo mundo, como já ocorrera na tarde anterior. Estavam ausentes três – dois por compromissos de governo e um, Rasquin, por vontade própria. Os que participaram, porém, ouviram o que queriam e não queriam. Foram “chamados à chincha”. Inclusive com a já clássica afirmação nesse tipo de evento: “não é nada pessoal, mas será assim, a partir de agora. E, quem não quiser, continuamos amigos, mas pode sair”. Esse pode ser o resumo mais próximo do que aconteceu nos últimos dois, três dias, no alto comando da prefeitura.

OPINIÃO CLAUDEMIRIANA: enfim, o titular do mais bonito gabinete do Palacete da SUCV se deu conta de duas coisas. Uma: se quer, e ele quer, ser candidato à reeleição, precisa ter bem claro o que está acontecendo na cidade, e verificar os problemas que decorrem, em muito, da incompetência de seus auxiliares. Outra, o mundo real não é necessariamente aquele pintado de cor de rosa por muitos de seus bajuladores. Que se encontram ao seu redor e também, claro, na mídia amiga.

A ideia, como contaram ao editor pelo menos dois dos participantes do encontro de terça, é inaugurar nova forma de relacionamento do prefeito com os assessores mais próximos e, sobretudo, com a comunidade. Menos conversa, menos tititi, e mais trabalho. Só isso (e não os agrados nem sempre gratuitos que recebe) garantirá o sucesso do governo. E, quem sabe, a própria reeleição.

Vai funcionar? Bueno, o tempo é que vai dizer.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

16 Comentários

  1. @Ricardo Bieri Noto muito esta soberba do prefeito e depois em época d eleição vem querendo apertar a mão com aquele sorriso falso. Não me engana mais, aliás lá na eleição retrasada, quando o Valdeci ganhou para o segundo mandato, recusei um aperto de mão do Schirmer quando o mesmo fazia campanha no Bric da Estação. Ele sem jeito e foi engraçado.

  2. @Ricardo Bieri

    A forma deselegante com que a tal dupla (e seus habituais “papagaios-de-pirata”) tratava Evandro Behr (e até hoje trata quem não reza pela cartilha da seita da estrela vermelha) retrata bem a visão atrasada e sempre oportunista desse pessoal do PT.

    Para esse tipo de gente, progresso é feirinha que quer mudar o mundo vendendo artesanato, pastel e garapa de cana.

  3. Sobre essa questão do “ego” do “Alcaide”;…lembro com saudade do Prefeito Evandro Behr;…este sim;…foi sem sombra de dúvida o MELHOR Prefeito dos últimos 50 anos na cidade. Homem educado (cumprimentava com a mesma simplicidade tanto um secretário quanto um faxineiro), gentil e elegante (não tinha a “soberba” como este atual), chegava sempre no horário em qualquer solenidade que fosse (por mais simples e humilde que fosse essa solenidade); ele falava com o funcionário ou com qualquer um da população “olhando no olho”;…sincero, nunca prometeu nada que não pudesse cumprir [embora muitas vezes fosse ofendido por vereadores da época e que hj são deputados federal e estadual];…neste último caso me refiro especificamente da obra do túnel (no inicio dos anos 90) que liga a Av. Rio Branco a Acampamento; na época chamada pejorativamente pelos então vereadores Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira; de o “Buraco do Behr”@Leandro Passos Rodrigues

  4. @Ricardo Bieri O “prefa” mudou para o palacete SUCV pois tem o ego de um rei. Gastou uma dinheirama para satisfazer seus caprichos. A maioria das pessoas não viu com bons olhos isso. Enquanto existem por ai inúmeras reformas necessárias para se fazer em ruas.

  5. Não te enganou não Ana;…está certíssima;…os dois primeiros andares da Prefeitura são realmente uma VERGONHA não somente para o pobre do contribuinte (que é quem realmente paga a CONTA), mas tb para os funcionários que trabalham nos 1° e 2° pisos;…para se ter uma idéia;…nem um banheiro decênte se tem nestes andares; e os coitados dos infelizes que por acaso tiverem o azar de precisarem usarem estes “sanitários” (quando não estão fechados); terão que fazer “malabarismos”, rsrs; e não estou reclamando das pobres das faxineiras; elas até fazem o que podem. Situação totalmente inversa; acontece a partir do 3° piso (ai sim; começa a melhorar);…e o “Palacete” da SUCV então nem se fala;…mas é só para a “Elite pensante” da Prefe;…para os “plebeus”; o resto.@ana beatrzi silveira

  6. Dá pra confiar numa procuradora que é “de confiança” de qualquer governo? Acho que agora o Valdeci descobriu a resposta…

  7. Ligia Soares Skrebsky :
    Ótimo Claudemir, ótima a tua reportagem e a tua opinião, opinião de ouro e bem articulada ao gosto da “mídia amiga” é isso: mãe é cor de rosa, pai é azul da cor de anil, mas o “mundo real” gestão, gestores e servidores é: verde-amarelo da cor da bandeira do Brasil e com letras garrafais: “Ordem e Progresso” e o mesmo eu ratifico para a Ética e a Moral e os bons costumes e nada de salamaleques, enrolações e rolo compressor sobre sobre alguns servidores que se encontram pelos cantos dos “Palácios Administrativos” humilhados e assediados por colegas que se divertem com isso, amanhã pode acontecer com eles, nunca se sabe… enquanto isso a administração fica a cargo de “titis” e os projetos importantes se vão pelo ralo. Buena como diz o jornalista. Eu ‘Só Mãe’ quero o bem dos filhos. Deus te abençõe, e a luz do Espírito Santo te ilumine,amém. Ave- Maria, gratia plena.

    Se quiserem ser elogiados comecem a trabalhar e parem de atrapalhar.

  8. Em qualquer local de trabalho, as chefias chamam “na chincha” quando contratam os empregados.
    A coligação que elegeu Schirmer (e seu próprio partido) achavam (e alguns ainda acham…) que basta ganhar a eleição que depois é só desfrute.
    Nada pode ser mais enganoso.
    Ganhar a eleição é apenas o primeiro passo, que – diga-se de passagem – é o mais fácil (ainda mais tendo como principal adversário o PT e sua turma de incompetentes).
    Administrar é que é difícil.
    Ainda dá tempo para Schirmer formar uma equipe qualificada de trabalho para os próximos 5 anos e ajudar Santa Maria a sair do marasmo de ser eternamente uma promessa de lugar desenvolvido.

  9. Agora o “prefa” vem dar “piti”, que nem mãe brava com filho desobediente huahauhuaha e chama a imprensa. Por que ele não apresenta o censo aquele??? Por que heim…

  10. Isso se chama campanha eleitora 2012 onde quem está no poder utiliza o que pode como moeda para arrecadar votos. Por isso a correria ao fim de quase 3 anos de mandato. Enfim, faz parte da política podre que existe em nosso país. E Schirmer é mais um que faz parte dela, que confunde o público com privado, que se cerca de amiguinhos políticos e não pessoas competentes, sem falar os cargos distribuidos a partidos amigos por conveniência de mantê-los ao seu lado ou ainda aqueles que já foram “negociados” na campanha. Esse tipo de negociata que tem que acabar, pois coloca-se em secretárias pessoas por mero conchavo e assim vira uma bagunça. E sabe-se que não é nada fácil ter o Schirmer como chefão que só é mais acessível para seus apadrinhados com interesses políticos. Virou uma bagunça. Alguém lembra-se ainda do Buzzato, um cara com inúmeros problemas que o prefa deu um cargo. Bom é um exemplo.

  11. O gestor publico ao exigir que sejam cumpridas as suas determinações, programas, deveria(sic) sempre ter em primeiro lugar que DAR condiçoes para que sejam colocadas em prática, diferente disso é chover no molhado, Tu dissestes bem, gabinete mais lindo da SUCV, em compensação os dois primeiros andares do prédio da Prefeitura, é o exemplo claro de uma total falta de respeito com quem ali busca seus interesses(e que paga a conta de tudo, ou seja, nós contribuintes) e com aqueles que ali trabalham, tres anos seria suficiente para que o tal projeto de modernização do predio estivesse concluído, mas a ordem das coisas estao sempre invertidas, primeiro arrumam e equipam o lugar de quem gasta ( e muito) e por ultimo se der o daqueles que trazem recursos para a manutenção de tudo. Ou em enganei?

  12. Ótimo Claudemir, ótima a tua reportagem e a tua opinião, opinião de ouro e bem articulada ao gosto da “mídia amiga” é isso: mãe é cor de rosa, pai é azul da cor de anil, mas o “mundo real” gestão, gestores e servidores é: verde-amarelo da cor da bandeira do Brasil e com letras garrafais: “Ordem e Progresso” e o mesmo eu ratifico para a Ética e a Moral e os bons costumes e nada de salamaleques, enrolações e rolo compressor sobre sobre alguns servidores que se encontram pelos cantos dos “Palácios Administrativos” humilhados e assediados por colegas que se divertem com isso, amanhã pode acontecer com eles, nunca se sabe… enquanto isso a administração fica a cargo de “titis” e os projetos importantes se vão pelo ralo. Buena como diz o jornalista. Eu ‘Só Mãe’ quero o bem dos filhos. Deus te abençõe, e a luz do Espírito Santo te ilumine,amém. Ave- Maria, gratia plena.

  13. Acho que também esta na hora de alguns Secretários de Município chamarem o Prefeito “na chincha”. Pois a cobrança por bons resultados não dependem apenas de vontade pessoal, mas de boas condições estruturais e de pessoal. Se não fica fácil jogar todo o peso da responsabilidade perante a mídia em cima dos mesmos. Isso me lembra alguns treinadores de futebol, que qdo o time ganha foi ele e qdo perde foram os jogadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo