AssembleiaCopa 2014HistóriaMemóriaMundoPolítica

LUNETA ELETRÔNICA. Schirmer e Correa de Melo, Mujica no RS, votações na Assembleia, Copa 2014 e a Câmara

* Sepultado na tarde passada, o ex-vereador José Adão Correa de Melo, que morreu no domingo, fez, no ano de 1972, um vaticínio sobre o futuro de Cezar Schirmer.

* A história foi contada ao editor pelo próprio prefeito. Que, na sua primeira campanha política, à vereança, estava na companhia de Correa de Melo buscando votos no bairro Itararé.

* Lá, numa rua de terra, o então companheiro de MDB disse: “em dois anos, estaremos aqui outra vez, mas para buscar votos à sua eleição de deputado estadual”.

* Dito e feito: Schirmer se elegeria para a Assembleia e Correa de Melo, olha a ironia, que obtivera apenas a primeira suplência, dois anos antes, virava titular do parlamento da comuna.

* O prefeito também complementou com outra informação: no mesmo 1974, João Gilberto Lucas Coelho, que igualmente era vereador, elegia-se deputado federal.

* Lucas Coelho, por sua vez, abriu caminho para o então segundo suplente se tornar titular da Câmara. No caso, Oscar Einloft.

* O presidente uruguaio, José Mujica, está no Rio  Grande nesta terça. Faz conferência, no início da noite, na Assembleia Legislativa.

* O tema é “Uruguai-Rio Grande do Sul: Integração Solidária”. Antes, às 5 e meia da tarde, recebe, no grau “Gran Cruz”, a Medalha do Ponche Verde – que lhe será conferida pelo governador Tarso Genro.

* São 36 as matérias aptas a ser votadas pela Assembleia gaúcha. Quais e quantas quem decide são os líderes partidários e a Mesa Diretora, que se reúnem no final da manhã.

* Parte delas – 11, para ser preciso – têm prioridade, pois estão com o prazo vencido e, por tramitarem em regime de urgência, trancam a pauta.

* A primeira a ser apreciada (o que só não aconteceu semana passada por falta de quorum) é o veto parcial do governo ao projeto que cria funções gratificadas na Susepe.

* Tarso Genro vetou emenda do tucano Jorge Pozzobom e outros três deputados, que acrescentaram item determinando que as nomeações ocorressem apenas quando do funcinamento efetivo dos projetos mencionados no artigo inicial da lei.

* A argumentação para o veto é porque trata-se de “intromissão indevida de um poder na esfera de atuação de outro”, ao dispor acerca de “competências privativas do governador do Estado”.

* Tem tudo para ser bem animadinha a terça-feira na Câmara dos Deputados, em Brasília. Tudo por conta da presença da bisca do Ricardo Teixeira (presidente da CBF) e do falastrão secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke.

* Os dois vão se manifestar na Comissão Especial da Lei Geral da Copa. Como se sabe, os cartolas não estão exatamente faceiros com o regulamento proposto pela presidente Dilma.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo