AssembleiaEstadoMemóriaPolítica

MEMÓRIA. Política gaúcha está enlutada. Chicão será sepultado no final da manhã

No velório, presença das autoridades mas, sobretudo, dos cidadãos comuns de Santiago

O governador Tarso Genro, no final da tarde de domingo, DECRETOU: o Estado está de luto oficial por três dias. A razão: a morte, em acidente acontecido na madrugada passada, a 12 kms de Santiago, do deputado estadual Chicão Gorski. Mais até que do que a formalidade (necessária e justa) impõe-se uma realidade: os santiaguenses (e basta acompanhar as redes sociais para perceber isso) ainda se encontram em estado de choque. O mesmo aconteceu, desde as primeiras horas da manhã do domingo, com todo o mundo político gaúcho.

Mais que pelo PP, legenda que abraçou no início de sua carreira política, justamente pela candidatura vitoriosa à prefeitura de Santiago, posto ocupado, por decisão popular, ao longo de dois mandatos, o fato é que Chicão era suprapartidário. Prova: a extraordinária votação obtida na sua cidade, muito além de uma sigla.

Este editor se sente muito triste. É uma notícia que detesta oferecer. Porque era amigo pessoal do Chicão, com quem e mais um punhado de outros desportistas, ajudou a criar a Copa A Razão de Futebol Amador, a maior competição regional do gênero no Rio Grande. E mais: porque se tratava de uma grande figura humana, na maior acepção do termo.

Milhares de pessoas acorreram ao velório, iniciado às 9 da manhã. E muitas delas estarão na cerimônia de sepultamento, que acontece no final da manhã desta segunda, na Santiago de Chicão. Os sete filhos e os inúmeros amigos do parlamentar recebem a solidariedade popular. Não resolve. Mas conforta.

A seguir, respeitosamente, faço uma homenagem a um grupo de pessoas das quais poucos lembram: os assessores diretos de Chicão. Que (e só quem já viveu a experiência consegue aquilatar) fizeram seu trabalho. Mesmo transidos pela dor. E é da assessoria de imprensa o texto a seguir, com fotos (exceto a do retrato oficial de deputado) cedidas pelo jornal A Razão. Apenas acrescento (porque não consta no texto) um abraço à Heloisa, ex-esposa de Chicão, e seus filhos, com quem convivi, desde o fim dos anos 80 e com os quais o sítio também é solidário. Ah, a reportagem é de Daniela Bordinhão. Acompanhe:

Chicão Gorski. Comoção e luto no mundo político em geral e na comunidade de Santiago em particular

Gabinete parlamentar de Chicão Gorski manifesta pesar pelo seu falecimento – Trajetória política pautada no desenvolvimento de Santiago e região

A equipe do gabinete parlamentar manifesta profundo pesar e solidariza-se com a família do deputado Chicão Gorski pelo seu falecimento na madrugada deste domingo (13), por volta das 3h10, em um acidente de trânsito, aos 54 anos. Ex-prefeito do município de Santiago, o parlamentar do Partido Progressista (PP) estava em veículo Fiat Linea na BR-287, entre as cidades de Santiago e Jaguari, na região Central do Estado, quando sofreu o acidente. O velório do deputado está sendo realizado no CTG Coxilha de Ronda, em Santiago. O enterro acontece nesta segunda-feira (14), às 11h no Cemitério Municipal da cidade.

Na noite de sexta-feira (11), Chicão representou a presidência da Assembleia Legislativa na solenidade oficial de abertura da 11ª Feira de Comércio, Artesanato, Indústria e Serviços de Santiago (Fecoarti), no Complexo Poliesportivo Aureliano de Figueiredo Pinto, onde estava instalado o Gabinete Itinerante do parlamentar, com sua equipe de assessores, na estande número 6.

A esposa do deputado, Luciane da Silva, e o filho Marcelo, de três anos, viajavam com ele. Ela foi levada ao Hospital de Caridade de Santiago e submetida a uma cirurgia de abdome. No começo da manhã, o estado de saúde de Luciane era estável. Marcelo escapou do acidente sem ferimentos.

Trajetória política

O governador Tarso, que decretou luto oficial, também esteve no velório, no início da tarde de domingo

Chicão Gorski nasceu em 30 de março de 1957, filho de Marcelo Gorski e Hilda Andres Gorski, tinha sete filhos, dois deles frutos da união com Luciane da Silva. Era engenheiro civil formado na Universidade Católica de Pelotas e pós-graduado em Gestão Pública.

Este era o primeiro mandato de Chicão como deputado estadual, iniciado em 31 de janeiro deste ano. Construiu sua vida política em Santiago. Foi vice-prefeito (1997-2000) e prefeito de Santiago por duas gestões (2001 a 2008). Nas eleições em 2010, obteve 43.012 votos, a maioria deles na região Central do Estado. Praticamente metade dos votos que Chicão recebeu veio de Santiago (20.801), sua cidade natal. Também foram importantes as cidades de Jaguari (3.021), São Francisco de Assis (2.321), Nova Esperança do Sul (1.686), São Vicente do Sul (1.423), Mata (1.022), Unistalda (1.003). Na Assembleia, era presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo e titular das comissões de Assuntos Municipais e Participação Legislativa Popular

Neste primeiro ano de atuação no Legislativo gaúcho, seu trabalho foi pautado no desenvolvimento regional e lutava por melhores condições nos setores da infraestrutura, produção primária, educação, saúde e por mais oportunidades de investimentos. Era também um defensor do municipalismo. Preocupado com a precariedade das estradas gaúchas, lutou por melhores condições de trafegabilidade em rodovias como a BR-287 (Santa Maria a São Borja), e a conclusão da RST-377 (Santiago / Capão do Cipó).

No dia 27 de outubro, Chicão Gorski esteve em Brasília com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Jorge Ernesto Pinto Fraxe, para solicitar a imediata instalação de lombadas eletrônicas e radares fixos na BR-287, nas proximidades dos perímetros urbanos de Santiago e Jaguari. Na quarta-feira (10/11), o deputado retornou ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), para reivindicar ao diretor-geral, José Francisco Fogaça Thormann, a conclusão da RST-377, no trecho entre Santiago e Capão do Cipó. O parlamentar também reiterou pedidos de pavimentação asfáltica de vias de acesso a municípios gaúchos.

Por ter sido prefeito e vice-prefeito de Santiago, lutava pelo repasse de recursos da Consulta Popular. Na última terça-feira (8),por sugestão do deputado Chicão Gorski, a Comissão de Assuntos Municipais realizou audiência pública para tratar de pendências do governo do Estado nos repasses de verbas aos municípios referentes às demandas da Consulta Popular (CP). O parlamentar era autor do Projeto de lei 22/2011, que propõe a criação e a manutenção de “casas de passagem públicas” em cidades com mais de 50 mil habitantes e que possuam hospitais de referência. Como presidente da Comissão de Agricultura defendia alternativas de produção para os agricultores familiares, a repactuação das dívidas dos produtores de arroz e alterações no Código Florestal.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Enorme tristeza pela morte do político e desportista Chicão. Ele fará falta nas duas áreas onde atuava com brilhantismo. Meus pêsames aos familiares. Todos ficamos órfãos nesta hora. Que Chicão descanse em paz no outro plano da vida.

  2. Claudemir
    Sentimo pela perda de um amigo.
    Queremos propor uma série de assuntos que, infelizmente, devem ser abordados neste momento.
    A situação de nossas estradas.
    Agendas apertadas de certos políticos.
    Temos testemunado seguidos acidentes com parlamentares. Estes com agendas IMPOSSÍVEIS, TEM que se deslocar rapidamente entre cidades, muitas vezes em tempos inviáveis.
    Valdeci já levou seu susto, eu mesmo comentei e fui criticado.
    É claro o desrespeito das regras de transito e bastaria verificar agendas de alguns, manhã aqui, almoço lá, tarde acolá e noite em outro ponto distante. Quilometros e quilometros de percurso em um tempo impossível.
    Claramente sem poder cumprir as regras de transito que atingem a todos.
    Nao sei se foi o caso do acidente de Chicão, porem fica a reflexão. Não podemos ir testemunhando a perda de vidas apenas lamentando. Nestas horas, no clamor da perda, na tristeza do amigo que se vai, é que devemos tambem pedir calma e prudencia na estrada. Melhores estradas, principalmente mais seguras, para todos nós.
    Fica a reflexão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo