CidadaniaPesquisaSanta Maria

NÃO CUSTA LEMBRAR. Em meio a desconfianças pontuais, sai o Censo oficial. E ele derruba um mito em Santa Maria

Confira a seguir trecho da nota publicada aqui na tarde de 29 de novembro de 2010, uma segunda-feira:

“CENSO 2010. Números finais apontam 261.027 santa-marienses – 7,14% mais que há 10 anos. Mulheres são maioria

Este sítio não tem condições (e a internet é pródiga em informações a respeito) de acompanhar em tempo real o que acontece no Rio de Janeiro. Quem quer informações, não há dúvida, pode obtê-las com muito mais facilidade e fidelidade, por exemplo, no Twitter. Que está bombando neste momento (assim como vários outros espaços na rede) sobre a ocupação do Complexo do Alemão pelas forças de segurança.

Dito isto, achei por demais interessante um texto publicado pelo jornalista Josias de Souza. Ele trata de um personagem que não é citado, especialmente pela televisão, que prefere mostrar o aspecto, digamos, guerreiro da questão.

Vale a pena, penso, tratar do chamado “nariz invisível”. Este não está na favela. Mas pode ser encontrado com facilidade “em ambientes mais sofisticados…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação do texto, ainda há quem desconfie do censo de 2010 em Santa Maria. Inclusive porque não foi pesquisado. Mas, por mais que existam problemas pontuais, é arriscado dizer que o “erro”, em tendo ocorrido, tenha um tamanho de quase 40 mil pessoas. Sim, porque os números finais e oficiais acabaram derrubando um mito. Exatamente o que dava conta que a boca do monte teria 300 mil habitantes. Não tem. Até prova em contrário.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. O Censo do IBGE foi realizado seguindo métodos iguais válidos para todo o país. É claro que determinados grupos discordam desses critérios, definidos pelos especialistas em geografia durante anos de preparação. Esses mesmos grupos importantes para a cidade não se opõem a esses métodos nas reuniões das Comissões Municipais de Geografia e Estatística, coordenada pelo IBGE. Às vezes, simplesmente ignoram as reuniões.
    Mas, é claro que, depois dos resultados, alguns discursos continuaram (e continuam) desqualificando a maior pesquisa realizada no pais em 2010. Todas as pessoas foram contadas em suas cidades, seguindo o conceito de morador adotado pelo IBGE, que não foi contestado antes da pesquisa, reitero.
    O Censo é (foi) perfeito? Não. Outra entidade, além do IBGE, poderia fazer melhor uma pesquisa que atendesse com critérios iguais a um país como o Brasil? Duvido.
    A credibilidade do Censo é muito grande. Até mesmo as casas que não foram recenseadas, mesmo após muitas (muitas mesmo, não é hipérbole) tentativas, estão no resultado final descritas como “fechadas”. Quem quiser, faça uma estimava e verá que o número cabalístico de 300 mil habitantes, por enquanto, é mito.

  2. Claudemir, estudantes de outras cidades que moram em Santa Maria entram no censo? Só se estiverem há muito tempo aqui.
    Militares de outras cidades que moram em Santa Maria entram no censo?Só se estiverem há muito tempo aqui.
    Isto tem um grande peso aqui em Santa Maria, portanto o censo é totalmente errado e só mesmo você para acreditar nele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo