Câmara de VereadoresEconomiaPolítica

NÃO SERÁ FÁCIL. Cacism oficializa proposta de redução radical de gastos na Câmara

Sandra Rebelato recebeu documento assinado pelo presidente da Cacism, Paulo Ceccim

Foi num encontro acontecido agora à tarde, entre os presidentes da Câmara de Vereadores, Sandra Rebelato, e da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria, Paulo Ceccim. A maior entidade empresarial da comuna propôs, em documento oficial, a redução radical nos gastos do parlamento.

São quatro pontos, envolvendo desde o número de CCs nomeados pela Mesa Diretora, passando pela quantidade de assessores de cada edil, as cotas de combustível e material de expediente, além de mudança na forma de pagamento de diárias. Vai funcionar? Bueno, tai algo para conferir.

Ah, para saber mais detalhes do que a entidade propõe, acompanhe material produzido e distribuído por sua assessoria de comunicação, acerca do encontro entre as lideranças. A seguir:

“CACISM propõe redução de CCs e de gastos na Câmara de Vereadores

Em reunião ocorrida há pouco, na Câmara de Vereadores, o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM), Paulo Ceccim, defendeu que a atual gestão pode dar um passo exemplar, promovendo avanço significativo quanto à estrutura de pessoal e redução de gastos pelo Legislativo. O encontro, agendado com a presidente da casa, vereadora Sandra Rebelato para as 14h desta quarta-feira, teve por local o Gabinete da Presidência da Câmara de Vereadores.

Segundo Ceccim, “esta atual legislatura, que merece toda consideração e respeito, poderá dar uma grande demonstração, aos santa-marienses e demais comunidades gaúchas, que o objetivo maior de ser vereador é, sim, servir e apoiar nossa comunidade em todos os assuntos que possam significar avanços coletivos”.

A proposta – entregue em documento à vereadora Sandra Rebelato e defendida pelo presidente da Cacism – aponta quatro aspectos que visam à redução de gastos públicos. São eles:

a) Diminuição de 6 para 3 o número de assessores que cada vereador tem direito;

b) Diminuição, pelo menos para a metade, do número de CCs da mesa diretora, que são hoje 17, passando a maioria dos cargos/funções a ser exercida por funcionários de carreira, até para que não se corra o risco de perder a continuidade de uma presidência para outra, sem falar na economia de gastos.

c) Eliminação e/ou corte das cotas individuais a que cada vereador tem direito, tais como: telefone – dois fixos e 1 móvel (R$ 822,00); material de expediente – selo (R$ 600,00); combustível (200 litros); cópias xerográficas (750 cópias);

d) Alteração do critério de prestação de contas das diárias pagas a vereadores e servidores da casa, passando a ser por meio da comprovação com notas fiscais, ficando o ressarcimento restrito ao valor efetivamente gasto dentro dos limites permitidos.

“O trabalho do poder legislativo é fundamental para nossa cidade e comunidade e, por isso, acreditamos que tal iniciativa servirá como exemplo a outras tantas comunidades, deixando os santa-marienses orgulhosos do desprendimento deste grupo de vereadores ao tratar de alterações viáveis, que podem e devem ser feitas por esta legislatura”, afirma Ceccim. “Com isso, repetimos, seria uma forma clara de mostrar à população santa-mariense que o objetivo maior de se estar na Câmara de Vereadores é, sempre, o de defender os interesses dos cidadãos e da cidade, e nada mais”, complementa o presidente da Cacism.

A presidente da casa, vereadora Sandra Rebelato, afirmou a pertinência do tema abordado pela Cacism. “Essa é uma preocupação nossa”, expressou, após rápida leitura ao documento. Segundo ela, um estudo já em andamento deverá levar à percepção das reais necessidades de pessoal da casa e propor ajustes.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. Eta povinho que adora “bater boca”, é tudo “fogo de palha”, esse sr. só está fazendo jogo de cena e nada mais. Nada sério, senão…

  2. Meu apoio à iniciativa da CACISM.
    Excelente que entidades representativas se envolvam mais abertamente nos assuntos da cidade, pois agindo assim qualificam os debates.
    Aproveitando, faço uma perguntinha impertinente:
    A CACISM não era a responsável pela construção do pavilhão inconcluso do CDM?
    Aquele pavilhão não era para ter sido entregue a uns 3 anos?
    E não havia um parque que a CACISM deveria ter entregue à cidade?
    Pergunto com a maior inocência, pois não lembro claramente de como foi esse compromisso entre Prefeitura e CACISM.

  3. Acho que a Cacism mais uma vez mostra coerência e posição nos assuntos da Cidade.
    Não sou fã de empresário mas reconheço que esta entidade na gestão do Sr. Ceccim nunca se furtou enfretar assuntos muitas vezes de interesse de grupos empresariais o que deve ter significado vários enfrentamentes entre os mesmos.
    Tenho admiração pela vereadora Sandra Revelato e acho que ela tem a coragem necessária para propor alteraçãoes que verdadeiramente venham a demonstrar enxugamento na casa.

  4. Acho que a câmara de vereadores não deveria perder a oportunidade de apresentar uma proposta que mostrasse querer verdadeiramente enxugar números de ccs e gerar economia para a casa.

  5. Mesmo sendo difícil de acreditar que a câmara tenho coragem de propor estas mudanças quero cumprimentar o ceccim/cacism pelo proposição mostrando que não somos apenas cordeirinhos e que tem pessoas que pensam e questionam.

  6. Boa tarde.
    Penso que já li alguma coisa sobre cortes nas despezas da Câmara de Vereadores proposta por um Edil. Mesmo que ja exista algo rolando pela Camara, toda proposta eh bem vinda.

  7. Senhor Claudemir.

    É incrível este tipo de postura como a desta pessoa que se intitulo como ((Empreendedo)) se escondendo com pseudônimos o que já deve mostrar ser perfil.
    O que esta ai acima, é uma proposta clara junto ao poder legislativo para que reveja seus custos e estrutura no que diz a gastos e pessoal.
    É uma manisfestação inclusive nem nexo e sem sentido quato a proposta para empresário ou empreendedorismo.
    É legítima a observação do Pres. da Cacism por se tratar de setor público.
    Não tem nada a ver com pretensão política até porque o senhor mesmo Claudemir já disse que ele não se filiou e não aceitou convite ou convites para participar próximas eleições.
    Acho coerente e corajosa a proposta.
    Já pergunto se o Ceccim continuará na Cacism Sr. Jornalista?
    Parabéns a iniciativa e espero que a câmara que tem pessoas sérias e comprometidas possa sim rever estes gastos e escessos de pessoal.

  8. propostas para os empresários senhor presidente? fortalecimento do empreendedorismo? cada macaco no seu galho, ou assume logo que tem pretensão política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo