Câmara de VereadoresPolítica

POLÍTICA. Com apenas um voto contrário, contas do governo Valdeci, de 2005, são aprovadas na Câmara de Vereadores

O próprio Valdeci também se manifestou na sessão, usando a tribuna por 10 minutos

Chegam agora os detalhes da decisão tomada pela Câmara de Vereadores há cerca de uma hora – e que mereceu nota extra, publicada agora há pouco, logo abaixo. Com o impedimento autodeclarado por Werner Rempel (que era vice-prefeito à época), 13 edis votaram o projeto de decreto oriundo da Comissão de Finanças do parlamento, não acolhendo os apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas do Estado acerca das contas municipais de 2005, em que era prefeito Valdeci Oliveira.

Apenas um edil (aliás, suplente no exercício do mandato), o peemedebista João Kaus, votou a favor do TCE e que, se chancelado pelos demais, poderia levar o petista Valdeci à inelegibilidade. Os demais, 12, garantiram a aprovação das contas. O relato a seguir é da assessoria de imprensa do Legislativo, com texto de Clarissa Lovatto e foto de Gabriela Perufo. Confira:

Por 12 votos a um, aprovadas contas da gestão Valdeci

Com voto contrário do vereador João Kaus, os vereadores aprovaram projeto de decreto legislativo, que dispõe sobre o julgamento das Contas do Poder Executivo Municipal de Santa Maria referente ao exercício financeiro 2005, administração do então prefeito Antonio Valdeci Oliveira de Oliveira.  A aprovação segue termos do parecer da Comissão de Orçamento e Finanças que desacolhe parecer prévio do Tribunal de Contas.  O vereador Werner Rempel declarou-se impedido de votar por ter sido vice-prefeito na gestão Valdeci.

O TCE/RS emitiu parecer desfavorável a Valdeci Oliveira (prefeito) por falhas prejudiciais ao erário. O vereador Luiz Carlos Fort, relator da matéria na Comissão de Finanças, destacou que os apontamentos do Tribunal possuem apenas amparos técnicos. Fort emitiu parecer, acatado pela Comissão com voto contrário do vereador João Kaus, pela derrubada integral de quatro itens elencados na decisão do TCE: 5.1- renúncia de receita decorrente do cálculo incorreto para apuração de imposto de renda incidente sobre remuneração do ex-secretário Luiz Carlos Bier; 6.1 – pagamento de adicionais de insalubridade e periculosidade em grau superior ao estabelecido no laudo pericial, bem como para exercício de atividades não consideradas insalubres e/ou perigosas; 7.2 – descumprimento do cronograma estabelecido com a Fatec para implantação do Sistema de Informações Municipais e 8.1 – contrato firmado com a PRT para prestação de serviços de recolhimento, transporte e descarga dos resíduos sólidos. “Entendemos que possíveis irregularidades, elencadas nos itens 5.1, 6.1, 7.2 e 8.1 do parecer em todas foram tomadas as devidas providências para saná-las em decorrência dos apontamentos. Deste modo, restou evidente que não houve má fé por parte do administrador público”, destacou Fort.

Ricardo Jobim, advogado de Valdeci Oliveira, afirmou que os conselheiros, em razão da grande demanda de processos a serem analisados e julgados, podem ter cometidos erros que resultaram nos apontamentos do ex-prefeito. Presente à sessão, Valdeci declarou ter consciência absolutamente tranquila de que nunca desviou uma moeda do erário público. “Me orgulho de ter sido vereador e, principalmente, prefeito de Santa Maria. Em minha caminhada não há indício de que tenha qualquer conduta de corrupção e de ilicitude em qualquer área que passei”, observou.

Em discussão, o vereador Isaias Romero (PMDB) disse que o ex-prefeito é uma pessoa do bem e merece ter a contas aprovadas. Romero lembrou que também foi apontado, injustamente, pelo Tribunal de Contas por ações no exercício da presidência da Câmara. “Me revolto com as injustiças do Tribunal de Contas”.  O vereador João Carlos Maciel (PMDB), dirigindo-se ao ex-prefeito Valdeci, afirmou ter a impressão que a dor maior não se extrai mesmo com a aprovação das contas públicas. Observou que, apesar de divergências políticas, respeita o ex-prefeito e atual deputado estadual Valdeci Oliveira pela conduta correta na vida pública. O vereador Manoel Badke (DEM) informou ter realizado avaliação técnica no julgamento das contas de Valdeci Oliveira e pode observar que, em nenhum momento, o ex-prefeito se locupletou de dinheiro público…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Parabéns Valdeci.
    Tive o maior prazer e orgulho de trabalhar
    durante os oito anos do teu mandato como
    Prefeito, tinha certeza que ninguém de sam con-
    ciencia poderia não aprovar as contas sempre
    tive serteza da tua honestidade. Vai em frente
    Itaara e a região conta com você.
    Um grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo