Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta terça, um encontro que chega lá do fundo de uma história nem tão longínqua

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta terça-feira, 29 de setembro, no jornal A Razão:

A boa relação entre os dois era óbvia. E o futuro, terá chegado? (foto Arquivo do sítio)
A boa relação entre os dois era óbvia. E o futuro, terá chegado? (foto Arquivo do sítio)

Do túnel da história nem tão longínqua

Há cinco anos e meio, mais exatamente em 26 de março de 2010, no finado programa de TV “Claudemir Pereira Café”, o colunista questionava aos entrevistados se eles vislumbravam a possibilidade, dada a boa relação política e pessoal, de um dia ambos estarem do mesmo lado e, quem sabe, numa mesma chapa. Não refugaram a resposta: “por que não?”

O que era apenas uma perguntinha num programa sério, mas claramente descontraído, decorrido esse tempo todo e pelo menos uma eleição municipal, foi relembrado outro dia, por uma personagem que estava naquele ambiente. Inclusive porque, diante dos últimos acontecimentos, especialmente a virtual deixada de cena eleitoral do vice-prefeito José Farret, sobram especulações. Inclusive envolvendo aqueles entrevistados.

Ah, quem foram os protagonistas daquela conversa aparentemente sem noção? Os hoje, como naquele momento, vereadores Paulo Denardin (PP) e Werner Rempel (PPL). Já amanhã…

A ESTATUINTE E A…

Metodologia do processo estatuinte na UFSM tem algumas peculiaridades. Uma é a paridade entre os três segmentos que compõem a Universidade. Alunos, docentes e técnicos dividirão 90% dos integrantes do Congresso Estatuinte. Os demais 10% das 300 vagas são destinados a membros das comunidades em que há campus da instituição.

…SUCESSÃO NA UFSM

Mas há também outra singularidade no processo de formulação do novo Estatuto da UFSM. Qual? Pelo andar da carruagem, as discussões em torno do principal documento que rege a instituição, vão ocorrer em meio ao debate sucessório na reitoria. Que, gostem ou não os envolvidos, inicia no próximo ano. Se é que já não começou.

O ESTRAGO QUE O…

PSB anuncia a conquista de mais de mil filiados em cerca de um mês sob o comando do ex-petista Fabiano Pereira. Seriam oriundos do PT e do PSDB, além de não filiados a partido algum. É, interpretando, verdadeiro arrasa-quarteirão sobre as hostes adversárias e até mais além. Um estrago, no popular.

…PSB PROMETE FAZER

O anúncio do PSB é, também, promessa. Afinal, segundo o TSE, hoje são 786 filiados. Com o número monstro de novas filiações, o partido de Fabiano vira protagonista. Afinal, mais que dobra a militância, ficando abaixo só de PT, PMDB, PP e PDT e ombreando com PTB e PSDB. Isso deve se confirmar, claro, pela estatística do TSE em outubro. A conferir.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Para rir. "Membros da comunidade" que podem facilmente pertencer a grupos melhor organizados, ou seja, entre alunos, professores e funcionários quem tem maior vinculação com partidos políticos? Uma minoria externa, "acima de qualquer suspeita" e que pode fazer a balança pender para um lado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo