Arquivo

Diálogo. Valdeci e Pozzobom papeiam. Quem sabe não surge a solução para o transporte escolar?

É conversando que a gente se entende, assegura o dito popular. É. Pode ser. Talvez seja. Especialmente quando se trata de política. Se bem que, no caso específico, a questão é a educação, que interessa a todos, não importa o matiz ideológico. Até por isso, é saudável que tenha acontecido o encontro desta sexta-feira, entre o prefeito municipal Valdeci Oliveira e o secretário adjunto da Secretaria Geral do Governo Estadual, Jorge Pozzobom.

 

O assunto de ambos? O enrosco do transporte escolar, que provoca prejuízos absurdos a quase meia centena de crianças. O resultado da conversa você confere no material enviado aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto é do secretário (e jornalista) Tiago Machado, com foto de João Vilnei. A seguir:

 

“Prefeito Valdeci e o Secretário Pozzobom discutem transporte escolar da Rede Estadual

 

O Prefeito Valdeci Oliveira e o Secretário Adjunto da Secretaria Geral do Governo do Estado, Jorge Pozzobom, estiveram reunidos na manhã desta sexta (7) para discutir o problema do transporte escolar da Rede Estadual de ensino, que não está ocorrendo nas escolas estaduais locais. Em outubro do ano passado, a Justiça determinou que o Estado realizasse neste ano o transporte dos alunos da rede estadual e a Prefeitura atuasse no transporte da rede municipal. Nesta semana, depois da data de início oficial do ano letivo das escolas estaduais, o Estado ingressou com um pedido de efeito suspensivo no Tribunal de Justiça do Estado que cancelou o cumprimento imediato da decisão do Juizado da Infância e da Juventude de Santa Maria, emitida em outubro. O efeito suspensivo do Estado, no entanto, não repassou a responsabilidade do transporte escolar da rede estadual para o município.

Com o impasse jurídico, o prefeito e o secretário debateram alternativas para que o transporte seja viabilizado. O prefeito explicou que o valor de R$ 1,91 por aluno oferecido pelo Estado para realizar o serviço não cobre nem a metade das despesas com o serviço. ” Se formos assumir o transporte da rede estadual vamos deixar a comunidade da vila Oliveira sem a escola Chácara das Flores que está para ser concluída e várias escolas municipais vão ficar sem receber investimentos. Além disso vamos ter um violento déficit financeiro”, explicou.


Durante o encontro, ficou acertado que a Prefeitura irá elaborar um documento contendo todas as dívidas do estado com o município na área do transporte escolar e também fará um levantamento dos recursos necessários para realização do serviço na cidade. O documento será entregue ao secretário Pozzobom na próxima segunda (10), que encaminhará o levantamento ao Governo do Estado para que seja construída uma alternativa para o custeio do transporte escolar da Rede Estadual. ” Vamos tentar buscar alternativas para o transporte” , disse Pozzobom. “Estamos abertos ao diálogo, desde que as negociações evoluam “, disse o prefeito ao fim da reunião.

A Procuradora Geral do Município, Anny Desconzi, o Secretário Municipal de Educação, Carlos Pires, a Diretora Geral da Secretaria de Educação, Leoneide De Gregori, e o Coordenador Regional de Educação, Jairo Nicoloso, participaram da audiência também.”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA clique aqui, se desejar outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo