ENROSCO DO PT. Fabiano confirma que não é candidato, fica no governo do Estado, mas não fala em outros nomes

Não chega a ser uma novidade. Fabiano Pereira não é candidato a prefeito. Embora tenha sido, duas semanas atrás. Voltou ao “de antes”, quando não era, embora houvesse quem o quisesse como tal. Confuso? É. Exatamente como a situação do PT santa-mariense.
O anúncio oficial do secretário de Justiça e Direitos Humanos foi feito ontem, em reunião com seus apoiadores internos no PT. O curioso é que, a linhas tantas do texto da assessoria de imprensa, mais exatamente no quarto parágrafo, é possível deduzir que Fabiano dá a entender que sua decisão seria também um desejo do governador Tarso Genro.
Será, mesmo? Bueno, a interpretação foi feita pelo editor. Que tal você ter a tua, conferindo o material produzido pela jornalista Jaqueline Silveira. A seguir:
“Fabiano diz que não concorrerá a prefeito
Diante de cerca de 200 apoiadores de sua corrente, a PT de Luta e Massas, o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Fabiano Pereira, anunciou que não concorrerá à prefeitura de Santa Maria em 2012. O anúncio foi feito na tarde deste sábado (3), durante encontro no plenário da Câmara de Vereadores, que teve a participação de representantes de 25 municípios.
“Não é fácil tomar algumas decisões. Um dia vou ser prefeito de Santa Maria, essa hora vai chegar. É com pesar que digo que, nesta eleição, não é o momento de concorrer a prefeito”, disse Fabiano, sob aplausos. Ele acrescentou que chamou a reunião para tomar uma decisão coletiva e que, agora, sua meta será disputar uma vaga a deputado federal.
Antes de anunciar oficialmente a decisão, Fabiano fez uma prestação de contas do trabalho à frente da secretaria. Entre as ações, o secretário apresentou o projeto elaborado pela SJDH e que pleiteia US$ 150 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A proposta prevê investimentos na área social de comunidades conflagradas pela violência. Também faz do projeto a construção de novas unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). O conjunto de ações está incluído no Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da SJDH. O financiamento já foi analisado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério do Planejamento e deverá ser aprovado na Cofiex ainda neste mês.
O empréstimo com o BID bem encaminhado foi um dos motivos apontados por Fabiano para não concorrer à prefeitura. “O governador (Tarso Genro) me disse que quem montou (projeto) tem melhor chance de executá-lo”, completou o secretário, referindo-se ao desejo de Tarso de que ele permanecesse no governo.
Ele ainda agradeceu o seu grupo político pelo trabalho, o qual permitiu a ele ser suplente de deputado federal e hoje secretário. Sobre o candidato à prefeitura de Santa Maria, Fabiano disse que o nome escolhido pelo PT terá todo seu apoio, afirmando que pretende vir para Santa Maria aos finais de semana e nas férias da secretaria para pedir votos ao escolhido.
A permanência no governo do Estado, segundo Fabiano, permitirá ajudar mais Santa Maria e as cidades da região. Ele adiantou que virá à região com o secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque, para percorrer os municípios que aguardam por asfalto. O secretário disse que o Grupo Cuíca se transformará em uma Orquestra de Percussão, graças à articulação da SJDH com a Petrobrás, que destinará R$ 200 mil.
Apoio – Após fazer a prestação de contas e anunciar a decisão, o secretário recebeu o apoio de muitos petistas, que se revezaram no microfone. Entre eles, o presidente do PT de Santa Maria, Valdir Oliveira. “Tenho acompanhado os projetos da secretaria e as palavras dos demais integrantes do governo são as mais elogiosas para o secretário Fabiano. Gostaria muito de tê-lo como candidato a prefeito, mas seria um egoísmo da nossa parte interromper um trabalho”, falou Oliveira.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
E o Fabiano tem que ouvir mais a base. nao so os que estao ocupando cargo a nivel estadual.tenho certeza estes nao querem ver o Fabino candidato a Prefeito em Santa Maria….Uma pena para o PEtismo de Santa Maria que ainda e o maior partido da ciade coraçao do Rio Grande.
Esses senhores – especialmente Pimenta e Fabiano, trabalham para si mesmos e não para o PT. Um dia a história cobrará deles e não demorará muito.