Política

FÉRIAS MENORES. Não é impossível que o Senado tenha trabalho extra para votar DRU e Orçamento da União

Creia, não se trata exatamente de uma novidade. Já houve tempo, e nem faz tanto, nem foi uma vez só, em que o Presidente da República governava sem Orçamento aprovado. Como? Ora, ia fazendo. Mais fácil ainda depois que passou a existir, no curto governo de Itamar Franco (e com Fernando Henrique Cardoso no ministério da Fazenda), a Desvinculação das Receitas da União (DRU) – instrumento que permite ao governo mexer em 20% do orçamento.

Aí, dá para entender porque está interessado o Palácio do Planalto, agora sob comando de Dilma Rousseff, em, neste ano, agilizar as votações e até convocar extraordinariamente o Senado. Aprovada pela Câmara dos Deputados, ainda falta a chancela dos senadores para que a DRU seja prorrogada por mais quatro anos, a partir deeeste dezembro.

A propósito da provável ampliação dos trabalhos na chamada Câmara Alta, invadindo o recesso de final de ano, acompanhe material produzido pela Agência Senado. A reportagem é de Gorette Brandão. Acompanhe:

Jucá: convocação extraordinária para votar DRU e Orçamento é ‘possibilidade concreta’

O líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), admitiu nesta sexta-feira (2) que o governo pode solicitar a convocação extraordinária do Congresso para concluir ainda neste ano a votação da proposta de emenda à Constituição que prorroga a Desvinculação das Receitas da União ( DRU) e do projeto do Orçamento da União para 2012

– Estamos discutindo com o governo e com os partidos, inclusive de oposição, o calendário de votação aqui no Senado. Uma possibilidade concreta é uma convocação para termos na última semana de dezembro a votação da DRU e do Orçamento, mas não há ainda um calendário fechado – afirmou Jucá.

O senador mencionou o calendário ao ser indagado se a presidente Dilma já teria sinalizado o envio de mensagem propondo a convocação extraordinária. Os prazos estão apertados diante da proximidade do recesso de fim de ano, a partir de 23 de dezembro…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo