LUNETA ELETRÔNICA. Barbaridade na Câmara, tititi nos corredores, comenda a Pozzobom, Guarda Municipal, cineclube…
* Alô, alô sindicato dos jornalistas (?). Alô, alô atuantes cursos de jornalismo de Santa Maria. Está para ser perpetrada uma barbaridade na Câmara de Vereadores.
* Comissão que trata do plano de carreira dos servidores, em fase final de trabalho, está eliminando a necessidade de curso superior em jornalismo, para os profissionais da área.
* Será ignorância? Afinal, já foi até aprovada em primeiro turno, no Senado, PEC que repõe a obrigatoriedade do diploma. Ou interesse, que o bestunto do editor não alcança?
* De todo modo, se o sindicato (?) não se mexer, e os cursos idem, e os alunos de jornalismo ibidem, a barbaridade estará feita. Que ninguém diga não ter sido avisado.
* Qual o assunto é (ou foi, entre quinta e sexta) o favorito nos corredores do Centro Administrativo Municipal, do Palacete da SUCV e do prédio do Parlamento da comuna?
* Este: o que faz o secretário de Infraestrutura, Tubias Calil, protagonizando a organização do tal Rodeio que aconteceu no Parque da Medianeira, se, como disse ao sítio um graúdo da Prefeitura, “ele se queixa que não tem tempo de cuidar das ruas da cidade?” Pooois é.
* Duas questões vão monopolizar o legislativo, nesta semana. Um, na terça, é a votação do projeto que permite concessão de área pública para estacionamentos subterrâneos.
* Outro é a sessão solene, marcada para quinta, na qual o deputado estadual Jorge Pozzobom receberá a Comenda Renato Russo.
* Também merece atenção a audiência pública, que provavelmente contará com a presença de guardas municipais ou pretendentes a tal, na manhã de terça.
* O encontro vai discutir mudança no projeto que cria a Guarda, revogando o artigo 24 – que, se mantido, segundo a justificativa da prefeitura, acabaria revogando o artigo 8°.
* Este, o 8°, é exatamente o que garante aos guardas a incorporação aos proventos da aposentadoria, o adicional de Risco de Vida acrescido ao vencimento básico.
* Agora, cultura. Para começar, a abertura, no dia 22, do X Salão Latino-Americano de Artes Plásticas de Santa Maria, que acontece no Museu de Arte, na avenida Presidente Vargas. No total, são 74 obras em exposição até 29 de fevereiro (das 2 às 6 da tarde).
* Quem definiu as obras, inscritas por artistas de vários Estados, foram Ana Norogrando, Juan Amoretti e Rebeca Stumm. Será premiado, com R$ 1 mil, só um trabalho em cada categoria.
* Segue, no Cineclube Lanterninha Aurélio, a exibição dos selecionados do Santa Maria Vídeo e Cinema, que teve sua 10ª edição no início do mês.
* Nesta segunda, se poderá receber os que participaram da Mostra Competitiva de Santa Maria e Região, no ano de 2009. Entre eles, “Silveira Martins – um pedacinho da Itália no Brasil” (foto), de Gilberto Rezer e Márcio Marinho.
* A sessão começa às 7 da noite, no auditório da Cesma, na rua Professor Braga. A entrada é gratuita.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
@Éverton Severo Maciel
Infelizmente, o nível cultural da maioria dos radialistas de Santa Maria é baixíssimo.
Por decorrência, a qualidade das emissoras segue igual patamar.
@boris
Amigo, não tenho nada contra as rádios AM. Pelo contrário, sou ouvinte de algumas aqui de Santa Maria, bem como da Gaúcha e Guaíba, por exemplo. O que me irrita é a utilização de espaços preciosos por alguns radialistas(sei lá se os são) para dizerem bobabens, darem palpites furados, etc, desqualificando assim, ao menos na minha opinião, não só a emissora mas também aos bons jornalistas e radialistas que trabalham com seriedade e profissionalismo. Opinião e lado, todos devem ter. O que se espera de quem ocupa espaços radiofônicos e jornalisticos em geral, bom senso e mais responsabilidade. Mas, claro, tem muita gente boa dando o seu recado por aí.É isso. Um abraço.
@Éverton Severo Maciel
O que tu tens contra as rádios AM?
Pelo titii da Câmara não só os jornalistas estão na berlinda, o plano de carreira todo é um engodo. Espero que os vereadores leiam bem o projeto pq vai ter servidor entrando na justiça aos montes. Eta reforma.
Claudemir: Penso que a proposta de eliminação da exigência de diploma para jornalista na Câmara de Vereadores, barbaridade, como bem referes, é porta aberta para empregar amigos, parceiros, correligionários, muitos dos quais com voz e vez em rádios AM de Santa Maria, de onde saem, salvo exceções que, felizmente, existem, enormes besteiras e palpites descabidos. Vamos torcer para que o bom senso(se é que tem)prevaleça. Um abraço e boa semana a todos.