BASTIDORES. As propostas que estão na pauta de votação e o edil que mudou seu comportamento
Do que tratam os quatro projetos de lei a serem votados nesta terça-feira, 20

Por Maiquel Rosauro
Após uma semana atípica na Câmara Municipal, com os parlamentares votando na madrugada de quarta (14) o subsídio no transporte coletivo e com o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) realizando sua protocolar visita anual na quinta (15), o Legislativo volta a sua rotina nesta terça-feira (20). Quatro projetos de lei estão na pauta para votação.
O destaque é o PL 9925/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a doar uma área de sua propriedade, no Parque Residencial Vitória, no Bairro Camobi, à Associação dos Municípios da Região Centro (AM/Centro) e ao Consórcio Intermunicipal da Região Centro do Estado (CI/Centro). Conforme a proposta, o imóvel a ser doado tem o valor de R$ 1,138 milhão.
Outro projeto da Prefeitura que está na pauta é o PL 9928/2025. A iniciativa concede abono salarial a 118 agentes comunitários de saúde (vinculados à equipe Estratégia de Saúde da Família e Equipes de Atenção Primária) e a 31 agentes de saúde pública e vigilância animal (vinculados à Vigilância Sanitária Municipal).
Cidade esponja
Também está na Ordem do Dia desta terça (20) o PL 9880/2025, de autoria de Adelar Vargas (MDB), que institui o Programa de Prevenção de Enchentes e Alagamentos. A matéria busca incentivar o conceito de “Cidade Esponja”, que busca absorver, capturar, armazenar, filtrar e aproveitar a água da chuva como mecanismo sustentável de redução de enchentes e alagamentos.
Equoterapia
Por fim, os parlamentares também devem votar o PL 9902/2025, de Marcelo Bisogno (UB), que institui o programa Municipal de Equoterapia como método terapêutico de tratamento para reabilitação de pessoas com deficiências. A iniciativa permite que o Executivo celebre convênios ou parceria públicas e privadas para promover o método de reabilitação que utiliza cavalos para trabalhar aspectos motores e cognitivos.
Desistiu
O vereador Valdir Oliveira (PT) solicitou o arquivamento do PL 9938/2025, que alterava o Serviço Municipal de Acolhimento Familiar. A matéria determinava que cada família acolhedora poderia receber até duas crianças ou adolescentes, de origens distintas. A legislação atual (Lei Municipal 6495/2020) permite apenas um jovem (exceção a irmãos).
Mansinho, mansinho
É impossível não se surpreender com o vereador Tony Oliveira (Podemos). Quem acompanhou os quatro anos da gestão anterior, do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e do vice Rodrigo Decimo, lembra que Tony agia como um leão contra o Executivo, com discursos fortes na tribuna e vídeos quase diários nas redes sociais mostrando os problemas da cidade.
Um exemplo é o vídeo abaixo, de julho do ano passado, em que Tony ironizava a atuação do governo anterior nas vias da localidade de Três Barras.
Virou o ano e agora Tony é situação. E seu comportamento na Câmara e nas redes sociais mudou drasticamente. Na última terça (13), durante discussão do subsídio do transporte, ele fez um eloquente discurso em defesa de Decimo e ainda chegou a fazer um pedido à oposição: “deixem o homem trabalhar”.
Além disso, o antigo leão agora fala mansinho dos problemas da cidade. Seus vídeos fiscalizando ruas, antes constantes, agora são raros. O último foi publicado em 27 de março e mostra um outro Tony, sem ironias ao governo Decimo e informando que levaria as demandas à Prefeitura.
Pessimo dando uma de esperto. Se a associação e o consorcio constroem sede aqui as reuniões são sempre por aqui.
Economista, tempos atras, sentava a pua no Governo Dilma, a humilde e capaz. Filho(s) teve cabide arrumado pelo PT. Economista vira desenvolvimentista desde pequeno e começa a falar contra o ‘gópi’. Muitas vezes o que a ‘imprensa’ da aldeia não divulga sai na ‘radio corredor’. Melhor, na radio ‘rua esburacada’.