EducaçãoPolítica

EDUCAÇÃO. Governo informa investimento de 5,1% do PIB. Mas há quem reivindique 10%

Interessante como é a conjuntura. Como este editor é, digamos, “antigo”, lembra que, quando participou do movimento estudantil, no fim dos 70’s, início dos 80’s, a grande reivindicação nacional de alunos, professores e da própria sociedade, era a destinação de 4% do orçamento da União para a Educação.

Esse percentual foi ultrapassado em muito, passadas quase três décadas. Mas a conjuntura é outra. E a reivindicação, pelo menos das entidades representativas de docentes e servidores, é outra: quer-se 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Pooois é.

Ah, a informação: o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), ligado ao Ministério da Educação, dá conta dos números mais recentes, que apontam o investimento de 5,1% do PIB. E da intenção do governo, através do Plano Nacional de Educação, de que se atinja 7% em uma década. Os detalhes são da Agência Brasil, em reportagem assinada por Amanda Cieglinski. Confira:

Investimento público em educação chega a 5,1% do PIB em 2010

O investimento público direto em educação chegou a 5,1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010. O patamar ficou praticamente estável já que, em relação ao ano anterior, o crescimento foi de 0,1 ponto percentual. Os dados foram divulgados hoje (quinta, 19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A maior parte dos recursos – 4,3% do PIB – foi aplicada na educação básica, etapa que compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o médio. O investimento no ensino superior correspondeu a 0,8% do PIB.

Apesar de o maior montante dos recursos estar concentrado na etapa básica, o estudante do ensino superior é o que recebe o maior investimento proporcionalmente. Enquanto os governos municipais, estaduais e a União gastaram R$ 3.580 por aluno da educação básica, no ensino superior, o valor investido por matrícula foi cinco vezes maior: R$ 17.972. Todos os dados se referem a 2010. Apesar da diferença, houve redução das disparidades já que em 2009 a razão era 5,2 vezes maior.

Desde o início da série histórica produzida pelo Inep, o patamar do investimento público em educação em relação ao PIB cresceu de 3,9% em 2000 para 5,1% em 2010. Isso significa que, em uma década, o Brasil…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo