Eleições 2012PartidosPolítica

ELEIÇÕES 2012. Se nada novo ocorrer, PT vai de Helen Cabral. Ou Cristiano Schumacher

Plenárias agora foram decisão do encontro de 10 de dezembro, com todos os grandões

Nesta terça-feira, no Clube Comercial, uma reunião considerada “importantíssima” (conforme o editor leu no blogue do presidente do partido, Valdir Oliveira), acontece com todos os pré-candidatos do PT à Câmara de Vereadores.

Na próxima segunda, em Camobi, programa-se a primeira das plenárias da agremiação, destinadas a discutir especificamente a candidatura a prefeito, a ser lançada no final de março. Outros 12 encontros semelhantes ocorrem, sempre às segundas e sextas-feiras, também nos bairros Cohab Fernando Ferrari, Vila Schirmer, Itararé, Perpétuo Socorro, Salgado Filho, Boi Morto, Nova Santa Marta, Vila Oliveira, Cohab Tancredo Neves, Vila Maringá, Vila Urlândia/Lorenzi e Vila Caramelo/Prado.

Todos os encontros terão, segundo o script montado pelo Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) – formado por representantes das sete correntes internas petistas em Santa Maria, mais o presidente – cerca de hora e meia. Supondo-se que tudo seja cumprido a risca, são 20 horas de debate. Mas, e qual será o resultado disso tudo? Quem, se esse é o objetivo, poderá ser ungido o candidato ao pleito de outubro, pelo maior e principal partido de oposição?

Se nada mudar até lá, e, conversando com vários militantes, dos menos aos mais graduados, não se percebe algo diferente, há poucas dúvidas. O candidato do PT será a vereadora Helen Cabral, da corrente PT Amplo. Ou o militante comunitário Cristiano Schumacher, da tendência Articulação de Esquerda.

É verdade que em política muita coisa pode acontecer, mas, pensando de forma cartesiana, a conclusão não poderia ser diferente. E por quê? Ora, o ex-prefeito e atual deputado estadual Valdeci Oliveira e o presidente da sigla, Valdir Oliveira, ambos da corrente Unidade na Luta Democrática, declararam enfaticamente que seus nomes não estão à disposição. No caso de Valdir, a desistência se deu em dezembro passado.

O ex-deputado Fabiano Pereira (tendência PT de Luta e de Massa) também já deixou claro não ser concorrente e está bastante (e mais) preocupado com o trabalho que realiza na secretaria estadual de Justiça e Direitos Humanos. E não faz movimento algum em direção diferente desta.

Por fim, Paulo Pimenta. O deputado federal mais votado do PT gaúcho, coordenador da bancada gaúcha no Congresso e integrante do Parlamento do Mercosul, ainda que “cheio de dedos”, deixa bastante claro, a cada manifestação pública, dos trabalhos que realiza como parlamentar. E, implicitamente, afasta a possibilidade de concorrer a prefeito.

Conclusão? A que está lá no título desta nota: Helen Cabral e Cristiano Schumacher são os nomes que ficam disponíveis à militância petista – para o debate nessas 13 plenárias que consomem o debate interno nos próximos 45 dias. Um deles será o candidato à sucessão de Cezar Schirmer.

A menos, claro, que algo de novo ocorra. Ocorrerá?

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

18 Comentários

  1. É uma vergonha um partido grande como o PT é em Santa Maria, colocar dois nomes “fracos” na frente de um pleito. Ta tudo bem a Helen foi eleita vereadora, mas todo mundo sabe que isso por causa do seu “padrinho”, coitado do Schumacker que não tem a benção de nenhum dos grandes da sigla. Se isso for à votação interna é certo que teremos uma candidata a prefeita. mas será que tem alguma chance de vitória? Já que nem o seu padrinho conseguiu? É o que veremos.

  2. é Valdeci foi prefeito duas vezes e deixou projetos importantes para a finalização de Schirmer, que fez a festa na prefeitura e, pelo jeito, se os Petistas não terem na pauta do dia a construção de um projeto de esquerda e transformador pra cidade, principalmente em relação a geração de emprego e renda pros jovens, e para amenizar a dor que o povo da periferia passa ao buscar atendimento na rede de saúde pública, entre outras prioridades, como um programa de governo que dê conta de executar as obras do PAC e alinhe o crescimento do município junto ao Governo Federal, se não tiverem essa capacidade, e sem a força eleitoral das grandes figuras públicas (em especial dos deputados Pimenta e Valdeci) que parecem virar as costas pro município, mesmo com todos méritos da militância da Articulação de Esquerda com o nome do Cristiano Schumacher e com a forte presença da vereadora Helen Cabral, assistiremos, pelo jeito, a continuação desse projeto elitista, com uma grande probabilidade de depois de 8 anos de PMDB, um governo tucano com o forte nome de Pozzobom para 2016… quem paga o preço, é quem vive nessa cidade…

  3. Existem pessoas que ainda votam em nomes.independente dos projetos políticos, se Helen ou Schumacker, Schirmer ou Pozzobom,teríamos que discutir as propostas verdadeiras para SM sem promessas faraônicas.Quem diria a 15 anos atrás que Valdeci seria prefeito por 2 vezes?????

  4. Marco, agradeço a preocupação para comigo. Não se preocupe, já ajudei a conbater a Ditadura e não me afoguei, risos. Sou maior, e vacinado contra a raiva, risos

  5. Bom dia, já andei junto por ai com a PTzada, conheço bem os métodos. Mas assim oh, tenho dito e repito, a cumpanherada votaria até num poste da AES sul se pudesse ser candidato e o Partido indicasse, seitas são assim. Marco, essas candidaturas são como cavalo Paraguaio, risos.

  6. A candidatura desses dois nomes é o resultado do já constatado acordão entre pmdb e pt. Cedem algumas prefeituras importantes para poder ter apoio no congresso nacional. Assim aproxima-se o pmdb inquestionadamente do pt do estado também, o próprio Tarso já deu o seu recado em relação a isso. Não duvidem que nas próximas eleições para o estado vai pt e pmdb coligados…

  7. Claudemir, com helen e schumi não há divergências. Significa toda militância caminhando na mesma direção. São bons nomes. Além do mas, o PT precisa criar novos líderes e se expandir. Coisa de ficar martelando em um nome só é coisa de tucano que tem apenas um nome. diga-se de passagem forte nome, na cidade. Hádois anos ninguém acreditava em Dilma e hoje ela tá aí com 70% de aprovação. Militante que não acredfita em helen e schumi é militante de ocasião, que até para postra recados tem que se esconder no anonomato. Helen e Schumacher: Santa Maria vai crescer

  8. Vergonha! Vergonha! Os interesses pessoais eleitorais estão acima do interesse partidário. Nenhuma dessas 3 personalidades petistas terá meu voto novamente.
    O PT já foi outro partido em Santa Maria.
    Então, apoiem o Schirmer, que ficaria menos feio, já que estão fazendo tudo para ele se reeleger.

  9. Olha, tchê! Só agora li esse post do Claudemir e fiquei aqui pensando… Toda vez que o site toca nos nomes de Cristiano Schumacher e Helen Cabral, logo aparecem os CCs do PMDB a encangalhar os dois. Matutando, cheguei na conclusão de que tem lógica nessa loucura.
    Esses meninos do PMDB aprenderam a duras penas o peso da bandeira vermelha nas ruas. Sabem o poder de mobilização popular do projeto construído ao longo dos mais de 30 anos do maior partido da esquerda latina.
    Como coadjuvantes do governo municipal, sabem também que estes são os dois nomes que tem feito oposição real ao projeto de governo do Sr. Cézar Schirmer, seu patrão.

    Quando a população de Santa Maria, em 2010, convocada pelos movimentos sociais contra o aumento das passagens de ônibus, colocou mais de mil pessoas em coro cantando “Schirmer salafrário está devendo favor pra os empresários.”, quem, em conjunto com o DCE-UFSM, foi um dos protagonistas dos atos? Cristiano Schumacher representando o Movimetno Nacional de Luta pela Moradia.
    Quando a população se revoltou com o golpe perpetrado contra o Conselho Municipal de Saúde que teve a coragem de desaprovar as contas da gestão Schirmer, quem foi a voz mais alta contra esse projeto dentro da CVSM? Helen Cabral que, depois de voto vencido, denunciou a ação golpista ao Ministéiro Público.
    Quem criou na CVSM uma comissão especial para tratar do Transporte Coletivo de Santa Maria? Helen Cabral
    Quem após várias manifestações populares em frente a prefeitura, teve que pegar o representante do executivo municipal pela mãosinha e levar até a Caixa Econômica para protocolar a documentação que deveria dar inicio a legalização fundiária dos lotes da Nova Santa Marta? Cristiano Schumacher.
    Lembremos que o PT é espontaneamente o partido preferido de um quarto da população brasileira, pois é a principal referência programática do nosso povo. Fica nítido que o principal temor dos meninos CC’s do Schirmer, e parece que do próprio patrão, é que o PT entre unificado pela esquerda nessa disputa.

    Tá aí, Claudemir! Gostei da escolha de nomes que tu fizeste! Nomes que tem a capacidade de unir o PT pela sua base, com recorte democrático-popular, para pôr a militância na rua de cabeça erguida em um projeto sem concessões e de verdadeira oposição ao elitismo do senhor Cézar Schirmer.

    Pozóia, chê! Quem sabe se daí não sai uma chapa pura pra correr nessa cancha reta?

  10. Eleitoralmente, o PT não é fraco nunca. No RS, 30% do eleitorado vota no PT, independente do candidato. Em Santa Maria, segundo pesquisas, um pouco menos, cerca de 25%. Mas o PT é mais do que eleição, o PT deve retomar sua capacidade de partido dirigente, e o Cristiano, pela sua trajetória, representa isso.

    É bom lembrar o silêncio estrondoso que fez a mídia local no governo Schirmer. Um governo com ampla maioria na Câmara, e incapaz de se articular politicamente. Um governo que desconhecia os próprios CCs, num descaso completo com a administração pública. A este governo, quem fez oposição? Na Câmara, Helen foi uma voz firme, porém muitas vezes solitária, fez um bom papel, sempre que viu irregularidades denunciou, foi ao MP. Na sociedade, o DCE da UFSM, o MMNL, o Conselho de Saúde (que Schirmer deu um golpe)e o Simprosm se manifestarem contra a prefeitura em momentos pontuais, sempre que Schirmer ia contra a educação, saúde, direito à moradia, transporte!

  11. Boa noite, tudo que a PTzada, e os amigos querem eh que Pozzobom saia candidato, soh assim poderá acontecer um vitória do PT aqui na Boca do Monte. Continuando a atual coligação, Schirmer é imbatível, venha quem vier lá do lado da cumpanherada. Na eleição passada aquele cavalo de batalha da BR158, era um pangaré e não pulou os obstáculos. O Grande puro sangue Ingles se mandou á lá cria, com a saida do Hideraldo do MT. A fomosa travessia Urbana da Boca do Monte. Inventaram um BR papel, que sai lá de Jóia, Santo Angelo, coisa assim, passando por aqui rumo ao Porto de Rio Grande, mas se foi a brega. Nem projeto ainda existe.

  12. nesta cidade onde já tivemos monopólio da direita, já tivemos a ousadia de uma candidata mulher negra e pobre já vimos a esquerda crescer apresentando candidatura própria já vimos um operário sendo eleito legitimamente e fazendo o melhor governo da história desta cidade mesmo tendo a pior bancada na câmara talvez seja este o momento de o PT a presentar uma candidatura muito identificada com sua militância uma candidatura popular e ligada aos interesses da classe trabalhadora como sera a candidatura de cristiano schumacker.

  13. -Não acredito que o PT vá entregar de mão beijada pro Xirmi a eleição, isso tudo terá um preço. Não é atoa que o Cavalo de São Jorge é branco e passando encilhado e só passa uma vez: o Jorge BOM ou pega ou nunca mais…

  14. O PT se tem chances reais de ganhar com a vereadora Helen se o Partido se unir, basta ver a real conduta dos ditos grandes do PT, se estão preocupados com o partido ou com seu ego, o governo atual esta decadente fez muitas promessas e não cumpriu nada basta ir ate o povo e ver, Se o 3 grandoes pensam em coligar terão o desprezo de muitos militantes , agora que é estranho é , o PT do tamanho que é ter apenas uma oposição ao governo municipal por parte dos vereadores e deputados eleitos pelo partido, Helen Cabral é oposição, e os deputados são Oque?

  15. Se o PT ir de Helen ou Schumacker, será um espeto corrido para o PMDB, um Partido que se diz grande não ter um nome de peso em Santa Maria, então coliguem com o PMDB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo