EconomiaMundoPolíticaPrefeituraSegurançaTecnologia

NA EUROPA. Schirmer assina, em Bilbao, protocolo para implantar sistema basco para atender pedidos de ajuda imediata

A reunião desta terça, em que o protocolo foi assinado entre bascos e a prefeitura

Trata-se, aqui, de uma central que permite o atendimento de emergência a pedidos de ambulância, polícia e recolhimento de animais – para ficar em três exemplos. O sistema do País Basco está em implantação noutras paragens. E um protocolo de intenções para a transferência gratuita da tecnologia do projeto foi assinado nesta terça-feira em Bilbao, onde se encontra a comitiva santa-mariense liderada pelo prefeito Cezar Schirmer.

Mas o que é, meeeesmo, essa Central de Emergências? E o que significa a assinatura desse protocolo, entre outros detalhes? Confira, a propósito, o material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O texto é de Fabrício Minussi. A seguir:

Extra: Santa Maria terá modelo espanhol de Central de Emergências. Protocolo foi assinado 

A Prefeitura de Santa Maria e o Governo Basco assinaram, nesta quarta-feira (25), protocolo estreitando relações entre as duas instituições na área de segurança pública e atendimentos emergenciais. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (25), pelo prefeito Cezar Schirmer, que lidera uma missão empresarial de Santa Maria em prospecção de negócios no país basco. O secretário Giovani Manica, que coordena o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), também participou da agenda que teve as presenças do diretor da Pólo Electro, Eduardo Mansilha, do vice-ministro da Segurança do país basco, Raúl Arroiabe, e do gestor e executor do projeto de segurança Júlio Scarmussa.

Sala de emergências em atividade no país basco

Segundo Schirmer, pelo protocolo firmado, o Governo do País Basco transfere, gratuitamente, o projeto de implantação de um sistema que controla todos os pedidos de ajuda imediata, como serviços de ambulância, polícias, Defesa Civil, recolhimento de animais, ordenamento do trânsito. “Tudo é controlado por uma equipe, através de um sistema de videomonitoramento. O sistema também inclui serviço de alerta do clima, o que ajuda e antecipa procedimentos que minimizam os efeitos provocados, por exemplo, por tempestades e outros fenômenos naturais”, explicou o prefeito.

O alto grau de eficiência alcançado pelo sistema na Espanha teve grande repercussão. Alguns países da Europa já adotaram o projeto que também está sendo implantado em países da América do Sul, como Argentina e Chile. “Santa Maria pode ser pioneira nesse processo no Brasil, aproveitando a estrutura da Central de Videomonitoramento que está sendo implementada pela Prefeitura, com a utilização de câmeras de vigilância de alta resolução e investimentos de R$ 1 milhão com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci)”, avaliou Manica…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

14 Comentários

  1. @Jaci Borreau Tudo bem,também acredito nos Santamarienses. Mas pensamentos grandes, estratégicos e empreendedores só darão certo quando houver atitude. Só planejar não adianta. É necessário ir além do papel, além do gabinete da prefeitura. Quem pensa grande não pode achar que investimentos trazidos ‘de fora’ sejam tão ruins assim. A solução é somá-los as capacidades que temos aqui. A ideia é ‘deles’, mas o sucesso ou fracasso do sistema em SM será dado pelo empenho dos Santamarienses. A nossa Universidade Federal que não me deixe mentir! Obrigada por contribuir com o meu comentário, sempre defendi o debate respeitoso e com conteúdo!

  2. Pra ser sincero.
    Com que moral a prefeitura controla a senha dos idosos em bancos e outros estabelecimento, se na própria não há (não havia até pouco) senhas para os idosos serem atendidos no Paço Municipal. Já subi três vezes no Gabinete do Prefeito, sempre gentilmente atendido,isso é bom, mas melhor ainda é implementar senha para idosos. Senama que vem irei à Prefeitura, se ainda não estiverem instaladas as senhas para idesos, é um bom motivo para conhecer o Gabinete do Prefeito na prédio da SUCV.

  3. Pessoal boa tarde.
    Oque esse cumpanheros teem a dizer da commpra de um Sistema da FATEC pela Prefeitura na gestão Valdeci que dizem que não deu certo. Alguem sabe me dizer alguma coisa, não precisa ser cumpanhero, risosos. Várias vezes na gestão passada fui até a Prefeitura, e estava tudo emperrado pelo tal sistema fajuto.

  4. Seguido leio que quem critica o governo pensa pequeno… pequeno é quem aceita doaçoes com segundas intençoes e nao consegue ver que aqui EM Santa Maria temos condiçoes de fazer e desenvolver o mesmo ou MELHOR. Eu penso grande, penso que SANTAMARIENSES podem fazer melhor que um sisteminha meia bueca, made in lá longe…

  5. Jullie Garcia :
    Acho que não leste a reportagem direito. O modelo é gratuito, uma espécie de “pegarei emprestado a tua ideia”, não foi COMPRADO como citaste. E se é algo que qualquer um pode desenvolver, porque até agora não temos nada parecido no BRASIL? Como sempre, qualquer mudança em SM, para fazer a cidade crescer, é motivo de crítica e pessimismo. É por estes pensamentos pequenos que SM estava parada no tempo! Com certeza, este modelo que Schirmer está trazendo terá benefícios para cidade e população. Parabéns para a prefeitura do empreendedorismo! @Jaci Borreau

    Anota: isto nao será gratuito, vai ter custo, …
    Quiça custo maior que colocar gente DA PREFEITURA, com salário desenvolvendo isto, ou parecido… a prefeitura terá que comprar servidores, isto e aquilo, quem sabe de fornecedores ESPANHOIS para implantar….

  6. Jullie Garcia :
    Acho que não leste a reportagem direito. O modelo é gratuito, uma espécie de “pegarei emprestado a tua ideia”, não foi COMPRADO como citaste. E se é algo que qualquer um pode desenvolver, porque até agora não temos nada parecido no BRASIL? Como sempre, qualquer mudança em SM, para fazer a cidade crescer, é motivo de crítica e pessimismo. É por estes pensamentos pequenos que SM estava parada no tempo! Com certeza, este modelo que Schirmer está trazendo terá benefícios para cidade e população. Parabéns para a prefeitura do empreendedorismo! @Jaci Borreau

    São por estes pensamentos que os santa-marienses elegeram Schirmer, com 20 mil votos de diferença. Vem ai mais uma lavada. Quem, é o próximo?

  7. Acho que não leste a reportagem direito. O modelo é gratuito, uma espécie de “pegarei emprestado a tua ideia”, não foi COMPRADO como citaste. E se é algo que qualquer um pode desenvolver, porque até agora não temos nada parecido no BRASIL? Como sempre, qualquer mudança em SM, para fazer a cidade crescer, é motivo de crítica e pessimismo. É por estes pensamentos pequenos que SM estava parada no tempo! Com certeza, este modelo que Schirmer está trazendo terá benefícios para cidade e população. Parabéns para a prefeitura do empreendedorismo! @Jaci Borreau

  8. Talvez… com a implantação da Central de Emergências, na nossa Boca do Monte,
    O SAMU de Santa Maria, seja mais agil, demore menos, para atender, os pedidos de ajuda da Comunidade.

  9. Viajar para Espanha para comprar uma coisa que qualquer um pode desenvolver… não é no tai de pais Basco que uns caras estouram uma bombas?
    Ali na Duque tem uma empresa de vigilancia…
    E pergunto, de que adianta MONITORAR se depoois não vai ter gente e equipamento para resolver? Só vamos saber que vai acontecer e começar a rezar.

    Vide ambulancias que ficaram paradas por meses aqui… nestas horas é melhor deixar quieto.

  10. Leiam “cumpanhero”.

    Pois é Fabio os Governos “cumapnhero) adoram controlar o ir e vir das pessoas, risos. Por isso Bagé tem tudo isso.kkkkkkkkkkkk@Saúl

  11. FABIO :
    recem instalando sistema de videomonitoramento.. la pras bandas de Bage, ja tem isso a anos. ate nos becos nas vilas tem.

    Pois é. Pra ti vê. Ainda bem que o atual prefeito está correndo atrás do prejuízo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo