Carnis Valles – por Vitor Hugo do Amaral Ferreira
O carnaval, a semana santa e a quaresma são elementos do mesmo bloco, desfilam na mesma escola e rezam do mesmo samba. A semana santa tem no término do carnaval o marco inicial da quaresma (quarenta dias de jejum) – quarta-feira de cinzas.
Ainda que em tempos remotos, as marchinhas marcaram época, de Chiquinha Gonzaga pra cá muitos foram os abre alas, e aqueles da lira, não podemos negar, pediram passagem à rosa de ouro. E aqui, quem sabe ela, atravessando o deserto do saara tivesse ecoado…mas que calor ô ô ô ô ô ô. Que venha do Egito, das bases do samba, do crioulo doido, ô ô ô ô Aurora. Veja só que bom que era, o balance.
Opa, mas aqui já estamos com Braguinha cantarolando: entra na roda morena pra ver, ô balance, balance! E quando por mim você passa (fingindo que não me vê), meu coração quase se despedaça. Ah, e se fosse a saudade que me invade (lá na bandeira branca amor) eu peço paz.
Já estou em outro embalo, ainda que saiba que cachaça não é água não, ainda que venha do alambique. Pode me faltar o amor. Há, há, há, há. Isto até acho graça! Só não quero que me falte, a danada da cachaça.
Por certo, o que não faltava era cabelo ao Zezé maomé, bossa nova (será que ele é?) Só sabemos que bacana era a Chiquita, aquela lá da Martinica, com casca de banana nanica… ainda que triste (mas o que foi que te aconteceu?)
Vem jardineira, vem meu amor…O carnaval dos prazeres (valles), das carnes (carnis). Carnis Valles, ô abre alas, que eu quero passar!
Vitor Hugo do Amaral Ferreira
@vitorhugoaf
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.