Coluna Observatório. São eles e sua campanha particular
Voto na urna. Antes, a
campanha é apenas para
eles. E depois também
Um fenômeno que só terá solução com a instauração da rejeitada (pelos partidos) lista fechada de candidatos se faz presente em mais uma campanha. Os concorrentes à Câmara de Vereadores, em sua quase totalidade (as exceções só confirmam a regra), tem como meta primeira a própria eleição. Aliás, é também o segundo, terceiro, quarto e quinto objetivo. É só o sexto ou o enésimo, a eleição do seu candidato a prefeito. Traduzindo: pensa antes, e também depois, apenas nele mesmo. É assim que funciona.
Como as siglas (e assim mesmo nem todas) apenas fingem ser a favor da lista fechada, são obrigadas a conviver com este fato. E é um tal de fazer reuniões aqui e ali, tentando enquadrar as nominatas ao parlamento – como já aconteceu com as duas principais alianças majoritárias. Adianta, mas apenas por poucos dias. Não demora muito e volta ao normal. O candidato pede voto para si. E só se o eleitor perguntar sobre o prefeito, sugere o cabeça de sua coligação.
Essa situação é normalmente percebida nos últimos dias de campanha, e notadamente nos candidatos cujo concorrente à prefeitura está atrás nas pesquisas. Aí, é um salve-se quem puder. Até campanha pelo adversário, não é tão raro assim, passa a valer.
Aliás, se é que dá para apontar alguma diferença entre a atuale as eleições anteriores é que, agora, a situação se dá muito mais cedo. E num pleito em que, segundo os raros números disponíveis, longe está de desnivelado. O individualismo se manifesta a toda hora. É uma realidade com a qual as alianças majoritárias têm que lidar. A dúvida é se estão conseguindo. A única dúvida, aliás.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.