Ficha Limpa: cidadania ganha espaço – por Carlos Costabeber
Todos os brasileiros aplaudiram a aprovação, pelo STF, da lei que tornou constitucional a proibição imediata de candidatos a cargos eletivos que estejam condenados pela Justiça.
Esse é um sinal de que a cidadania ganha espaço, justamente no órgão maior do Magistratura.
Com isso, se vislumbra a possibilidade de que o julgamento de maior relevância da história pública brasileira, tenha um destino semelhante: o caso “Mensalão”.
Acompanho com interesse esse assunto que enlameou a política brasileira, e mostrou como ainda carecemos de instrumentos sólidos, para coibir a prática da “compra de votos”. A cooptação de congressistas, para através de benesses, garantir o apoio para a aprovação dos projetos encaminhados pelo Executivo, se tornou uma prática nojenta, antipatriótica.
Mas, apesar de todas as manobras legais, a maioria dos Ministros do STF está inclinada a se rebelar contra as tentativas que tentam levar o “Mensalão” a ser esvaziado por decurso de prazo.
É a voz do povo repercutindo nas decisões do STF !
Afinal, aos poucos vamos recuperando nosso instinto de indignação. Nossa cultura sempre foi de aceitar as coisas como nos são postas pelos governantes, Com isso, chegamos a um nível insustentável de corrupção e de desmandos. Bilhões de reais de dinheiro público são desviados todos os anos de forma espúria. E os poucos que a Policia Federal consegue enjaular, em pouco tempo estão livres, e respondendo por processos que se arrastam indefinidamente.
Chega !!!
Hoje a Presidente Dilma tem adotado uma postura mais firme contra essa safadeza. Mas infelizmente, ela (e todos nós brasileiros) luta contra gigantescos interesses pessoais e partidários, que se encastelam de tal forma no poder, que dificilmente conseguem ser atingidos por ações higienizadoras.
Mas a esperança está de volta. A começar com a demissão de ministros comprometidos com a corrupção, e cerceando os partidos políticos que sempre se beneficiaram de um sistema nefasto de mau uso da máquina pública.
Agora o Supremo também começa a dar mostras de que é preciso dar um basta a tanta impunidade. Que nós, cidadãos, queremos políticos preocupados com o bem comum, e não com seus próprios interesses e os “interésses” de seus partidos.
Surge uma esperança de um Brasil melhor, para que possamos passar para as novas gerações, um Brasil melhor!
Bom Carnaval a todos.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.