Trata-se do mais conhecido, esperado e consolidado prêmio às organizações que primam por gestões de qualidade. É o “Qualidade RS”, do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade. Mas a versão 2012 tem inscrições já no finalzinho.
Os interessados – e Santa Maria tem participado habitualmente – podem ter mais detalhes através do material produzido e distribuído pela Assessoria de Comunicação da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism). Acompanhe:
“Últimos dias para as inscrições no Prêmio Qualidade RS 2012 do PGQP
Organizações de todo o Estado têm até o dia 6 de fevereiro para se inscreverem no maior evento do mundo na área da qualidade, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), e que reúne mais de 6 mil pessoas. O Prêmio viabiliza, às vencedoras, um reconhecimento estadual e visibilidade nacional quanto a seu sistema de gestão alinhado aos princípios da qualidade e da competitividade.
As organizações com adesão ao Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) podem se inscrever para a 17ª edição do Prêmio Qualidade RS até o dia 6 de fevereiro. Considerado o “Oscar da Qualidade”, o Prêmio viabiliza, às vencedoras, um reconhecimento estadual e visibilidade nacional quanto ao desempenho da gestão. E as organizações de todo o Estado poderão obter esta conquista em uma oportunidade histórica: em 2012, o Programa comemora 20 anos. A cerimônia de entrega será realizada no dia 17 de julho de 2012, na Fiergs, durante o maior evento do mundo na área na qualidade, e deve reunir seis mil pessoas. Mais informações no hotsite: http://www.portalqualidade.com/pgqp/premio2012/ ou pelo telefone (51) 3221.2663.
“Reconhecido mundialmente pelo método de avaliação e pela grande adesão das organizações gaúchas, o Prêmio Qualidade RS já foi concedido a 629 empresas, em 16 anos. Percebemos que o interesse pela avaliação da gestão cresce cada vez mais no Estado, e a melhor maneira de mensurar os resultados obtidos é participando do Prêmio”, avalia o coordenador Executivo do PGQP, Luiz Pierry.
O Prêmio Qualidade RS foi criado pelo PGQP em 1996 para incentivar e reconhecer as organizações gaúchas que mais se destacam na busca pela melhoria contínua do seu sistema de gestão. As categorias são Medalha de Bronze e Troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante.
Caminho para a inovação
De acordo com a gestora do Prêmio Qualidade RS, Emanuela Schneider, a novidade nesta edição é que as candidatas aos troféus Ouro e Diamante, além de serem avaliadas no Modelo de Excelência em Gestão (MEG), também terão considerado o seu desempenho no Sistema de Avaliação da Gestão e Resultados da Inovação (SAGRI), nova ferramenta do PGQP lançada em 2011. “O objetivo é estimular as organizações em estágio avançado na gestão que também alcancem novos resultados por meio da inovação”, destaca Emanuela.
Reconhecimento e competitividade
Ao participar do Prêmio Qualidade RS, as organizações recebem a avaliação de seu sistema de gestão, por meio de uma avaliação externa, imparcial, que utiliza critérios reconhecidos internacionalmente. O modelo desenvolvido pelo PGQP proporciona uma avaliação sistêmica, gerando uma realimentação formal. Ao final do processo, ao receber o Relatório de Avaliação, as lideranças das organizações participantes recebem os pontos fortes e oportunidades de melhoria, a partir do qual pode ser estruturado um consistente plano de aperfeiçoamento das práticas gerenciais. O Prêmio também viabiliza, às vencedoras, um reconhecimento estadual e visibilidade nacional quanto a seu sistema de gestão alinhado aos princípios da qualidade e da competitividade, incentivo à força de trabalho e maior autoestima dos colaboradores, além do reconhecimento da comunidade e dos parceiros de mercado com informações sobre práticas bem-sucedidas de gestão.
Critérios
O Prêmio Qualidade RS abrange a avaliação da gestão das organizações em oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Para concorrer ao Prêmio, as interessadas precisam ter adesão ao PGQP além de elaborar o relatório da gestão e receber a visita de uma dupla de examinadores e julgamento de uma comissão de juízes. É recomendado ter participado das três etapas do Sistema de Avaliação da Gestão: treinamento, auto-avaliação e avaliação externa.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.