Santa Maria, a capital das festas! – por Carlos Costabeber
Há poucos dias recebi um convite informal, para a festa de aniversário de um grande amigo, que se realizaria na metade do ano.
Para minha surpresa, ele acabou de ligar, dizendo que só conseguiu reservar um local grande para a sua festa de 60 anos, quando estiver comemorando os 61 anos – em maio de 2013.
Já na Superauto, temos feito as festas de final-de-ano nas belas instalações do CASUSA. Mas como “dormi no ponto”, lá não existe mais nenhuma disponibilidade de data, para qualquer 6ª feira ou sábado, entre novembro e dezembro.
Isso sem falar nas grandes festas de colação de grau! Ou os alunos se programam com quatro ou cinco anos de antecedência, ou irão ficar sem um local para a formatura. Para comprovar, conheça a agenda do Centro de Eventos do Hotel Morotin!
Portanto, Santa Maria se transformou numa enorme cidade de eventos.
É um segmento de serviços, que não conhece a palavra “crise”; bem pelo contrário!
Claro que tudo começou com as festas de formatura na UFSM, e que aos poucos foi se espalhando, com o crescimento do ensino superior na cidade.
Mas o interessante disso tudo é que os empreendedores que atuam no setor, não só descobriram um grande filão de negócios, como trataram de ampliá-lo significativamente.
Por exemplo: em dezembro recebi um convite belíssimo, com uma produção cinematográfica; certamente muito caro. Mas não era para a graduação da Medicina, e sim, para uma turma que estava concluindo o 2° grau do Colégio Santa Maria.
Assim, esse pessoal tem feito um trabalho de marketing, que se tornou um verdadeiro “case” de sucesso.
Com isso, esses empresários fizeram/fazem um processo, digamos, de “down trading”; partindo dos cursos superiores e chegando lá em baixo. Eles conseguiram/conseguem “vender seu peixe”, da universidade até o maternal.
Impressionante!!!!
Comentei isso com um amigo, pai de um adolescente, e ele confirmou: “olha, mal começa o ano, e a gente já tem que ir pagando uma parcela mensal, para a festa de final-de-ano da turma”. E no caso dos colégios particulares, diz ele, “não é pouca coisa”!
Mas a sacada mais genial desses empresários é que, nos casos envolvendo alunos, eles recebem o dinheiro com antecedência, não necessitando de muito capital para trabalhar, e têm uma inadimplência/risco zero.
Genial!!!
Claro que é admirável o trabalho de qualidade que esse pessoal oferece. Tomo por exemplo o Antônio, da IMAGEM, que de simples fotógrafo se tornou uma empresa de grande projeção, oferecendo uma gama cada vez maior de bons serviços.
E, além de atuarem em Santa Maria, muitos empresários locais hoje estenderam seus negócios para todo o interior, como o GUSTAVO (FOTOS), que se tornou referência nas formaturas de Pelotas/Rio Grande.
E é bem óbvia essa expansão, pois a maioria das cidades do interior não tem estrutura para eventos. Lembro do amigo Neimar, que numa promoção da RBS em Rosário do Sul, teve de levar toda a estrutura da festa aqui de Santa Maria.
Por fim, quero expressar a minha alegria em escrever esse texto, pois talvez esteja enaltecendo o trabalho de marketing mais impressionante que já se viu nessa cidade.
São esses empreendedores que fizeram/fazem de Santa Maria, a CAPITAL DAS FESTAS !
Parabéns, gurizada!
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.