Arquivo

Mercosul. Encontro das Cidades vai abrir espaço, também, para os parlamentos municipais

Objetivamente, não se sabe quantos visitantes participarão, a partir do dia 25 (até dia 30) do 1º Encontro de Cidades do Mercosul. O evento, no entanto, e isso é certo, trará muita gente. Políticos de renome, inclusive três dos quatro presidentes que assinaram o Tratado de Assunção, que criou o Mercado Comum do Sul, no início dos anos 90, se prevê estejam aqui – inclusive o hoje senador José Sarney (Brasil), e os ex-presidentes argentino (Raúl Alfonsin) e uruguaio (Juan Maria Sanguinetti).

 

Mas, e é o que se está anunciando agora, na programação vai se abrir espaço, o que é muito importante, para os parlamentos. Debate específico vai reunir vereadores dos países do Mercosul, como explica material distribuído pela assessoria de imprensa da Prefeitura, em texto assinado pela jornalista Daiani Ferrari. A seguir:

 

“Sessão especial na Câmara de Vereadores fará parte da programação do 1º Encontro de Cidades do Mercosul

 

Com o objetivo de debater e pensar soluções para problemas inerentes às cidades do Mercosul, no dia 26 de novembro, dentro da programação do 1º Encontro de Cidades do Mercosul, será realizada uma sessão especial na Câmara de Vereadores com o tema “Debate sobre o processo de integração do Mercosul”. Este encontro contará com a presença do Presidente da Câmara, Isaías Romero, e da Presidente do Comitê Latinoamericano de Parlamentos Municipais, a Vereadora Magali Adriano (na foto, da assessoria de imprensa da Câmara).

“Esta é a primeira vez que Santa Maria irá realizar um mega-evento como este e que irá desenvolver vários eixos, como desenvolvimento econômico, meio-ambiente, política e problemas sociais, que são assuntos de interesse a todas as cidades que estarão aqui participando”, destacou Magali. O Comitê do qual a Vereadora é Presidente existe há 16 anos, e esta é a primeira vez que uma cidade brasileira assume a liderança do órgão.

A entidade congrega vereadores do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e tem como objetivo fortalecer os laços de integração entre os países e buscar soluções conjuntas para os problemas. “Aqui na América do Sul temos que fazer como na Europa, onde as cidades se uniram e encontraram uma saída para superar os momentos de crise. Se unirmos nossas forças poderemos mostrar nossa posição, além de sobreviver e ocupar um degrau ainda maia alto no cenário internacional”, observou a Vereadora, ao mesmo tempo em que falou dos projetos que já estão tramitando na Câmara de Santa Maria e que têm como foco algumas questões referentes a um dos temas que serão tratados no Encontro, a Agenda 21.

A coleta adequada de óleos comestíveis saturados, de autoria da Vereadora Magali, a construção de cisternas para reaproveitamento da água das chuvas, do Vereador Vilmar Galvão, e a produção de sacolas plásticas biodegradáveis, de Tubias Calil, são temas que já estão em discussão no Legislativo e que serão expostos no dia 26. O 1º Encontro de Cidades do Mercosul tem entre seus objetivos aprimorar a gestão pública das cidades do Mercosul, através da constituição de uma Rede de Cidades Integradas que atuem cooperativamente com foco no cumprimento das Metas e Objetivos do Milênio propostos pela ONU e nos postulados para o desenvolvimento sustentável.

Agenda 21 – O evento é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente. Contendo 40 capítulos, a Agenda 21 foi construída com a contribuição de governos e instituições da sociedade civil de 179 países, em um processo que durou dois anos e culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), no Rio de Janeiro, em 1992, também conhecida por Rio 92.

Além de temas relativos ao meio-ambiente, Magali destacou outro assunto que será abordado na sessão, a participação da mulher nos poderes das cidades. Segundo ela, esta é uma questão corrente que precisa ser debatida e muito bem pensada, de modo que a mulher passe a disputar posições com os homens de igual para igual. A vereadora ainda citou como exemplo a cidade de Assunção, no Paraguai, onde 30% das vagas para motoristas de todos os tipos de transporte da cidade são destinadas a mulheres, o que é um número bom, se considerado o espaço que elas ocupam no mercado de trabalho hoje. “É preciso que a mulher passe a ocupar ainda mais estes espaços no mercado de trabalho, e ainda nos poderes públicos que temos hoje.

Debate sobre o processo de integração do Mercosul

Debatedores confirmados: Vereadora Magali Adriano, Presidente do Comitê Latinoamericano de Parlamentos Municipais; Vereador Isaías Romero, Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria; Misiara Oliveira, Comitê Latinoamericano de Parlamentos Municipais; Deputado Rossano Gonçalves, Presidente da Comissão Mista do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa do RS; Deputado Sérgio Botana, Uruguai; Deputado Federal Paulo Pimenta, Brasil; Deputada Federal Maria Elvira Salles Ferreira, Relações Internacionais do Fórum de Mulheres do Mercosul; Senadora Marisa Serrano – Comissão Parlamentar do Mercosul do Brasil.

Data: 26.11
Local: Câmara de Vereadores de Santa Maria
Horário: 9h“

 

SUGESTÃO DE LEITURA clique aqui, se desejar outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo