Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaqueEducação

UFSM. Instituição é uma das fundadoras de rede de enfrentamento da desinformação em saúde

Logo após a solenidade, ocorreu um painel sobre desinformação na área

Por Letícia Almansa Klusener / UFSM

Oito instituições do Rio Grande do Sul – incluindo Ministério Público, universidades e institutos federais de educação – se reuniram na sexta-feira (8) para a assinatura do termo de cooperação para a criação da Rede Interinstitucional de Enfrentamento da Desinformação em Saúde. O evento, realizado em formato online e transmitido via Youtube, teve como foco evidenciar o trabalho realizado pelas instituições quanto à desinformação sobre a pandemia de coronavírus. Após a solenidade, aconteceu o painel sobre “Como enfrentar a desinformação em saúde? Construindo soluções em rede”, ministrado pelas professoras Raquel Recuero, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e Thaiane Moreira de Oliveira, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A abertura da solenidade foi feita por Rovani Peres de Athayade, da Procuradoria Regional da República da 4° Região (PRR4), saudando todas os representantes das instituições presentes na live. Cada instituição teve seu momento de fala, em que foi pontuada a importância da assinatura e união ao projeto. O procurador Paulo Leivas, do Ministério Público Federal (MPF) e da PRR4, complementa explicando que o objetivo é promover a comunicação, educação e letramento científico com foco na saúde. O reitor da UFSM, Luciano Schuch, utilizou seu espaço para parabenizar o projeto Agência da Hora, do curso de Jornalismo do Campus de Frederico Westphalen. Após a manifestação de todos os representantes, o espaço foi cedido para a assinatura do termo de cooperação pelas seguintes instituições:

  • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha;
  • Instituto Federal do Rio Grande do Sul;
  • Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, órgão do MPF;
  • Procuradoria Geral de Justiça, órgão do Ministério Público do Rio Grande do Sul;
  • PRR4, órgão do MPF;
  • Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre;
  • UFPel;
  • UFSM.

A abertura do painel iniciou com a manifestação da professora Raquel Recuero. Na ocasião, ela reforçou a necessidade da discussão e a importância de dar atenção ao assunto das fake news. De início, a pesquisadora explica que as notícias falsas já não estão localizadas somente em uma plataforma e que estão cada dia mais “profissionais”. Além disso, trouxe exemplos das diferentes formas em que se manifestam. Em seguida, a professora Thaiane Moreira de Oliveira complementa o assunto e traz exemplos de pesquisas feitas durante o período pandêmico.

Thaiane aponta os desafios da correção destas desinformações, como é o caso das agências de fact-checking, as quais muitas vezes não têm a mesma visibilidade e legitimação que possui a informação falsa. Concluído o painel, o espaço foi aberto para questionamentos.

A primeira reunião da Rede Interinstitucional de Enfrentamento da Desinformação em Saúde está marcada para o dia 27 de abril.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo