COLUNA OBSERVATÓRIO. “A luta fraticida dos candidatos a deputado federal pelo PMDB pelos votos de SM”
Luneta
Se foi o tempo em que Osmar Terra era o favorito do peemedebismo santa-mariense para a Câmara. Continua sendo o de Cezar Schirmer. Mas “faltam soldados”, como disse um dirigente ao colunista.
O fato é que, afora os já deputados Eliseu Padilha e Darcísio Perondi, também se achegam com força à cidade Mendes Ribeiro Filho e (principalmente) Luiz Fernando Zachia.
Quanto a Terra está na cidade neste sábado. Da última vez, o acompanharam no roteiro o secretário de Ações Comunitárias Cláudio Rosa e o ex-presidente local do PMDB, Renato Nicoloso.
Enquanto isso, o maior rival do ex-secretário estadual de Saúde em Santa Maria, Eliseu Padilha, comemora mais apoios na comuna. Inclusive, veja só, o de um tucano: Elias Pacheco Neto. E outro ex-vereador, Lari Monteiro, este do PMDB.
Na quota de apoiadores de Padilha (que já conta com os edis Maria de Lourdes Castro e Isaias Romero) também se inscreveram, recentemente, Odair Acosta e José Adelar, além do radialista Marion Bitencourt. Estes dois últimos, CCs na Prefeitura.
Outro que esteve aqui na sexta-feira, inclusive inaugurando comitês, foi o tucano Nelson Marchezan Jr, candidato a deputado federal. A novidade é que um dos escritórios é em conjunto com Jorge Pozzobom, que concorre à Assembléia.
Até três meses atrás, ambos eram rivais na busca de uma vaga no parlamento federal. Agora, a dobradinha pode prosperar.
João Marcos Adede & Castro é considerado, com absoluta certeza, uma das figuras mais polêmicas de Santa Maria. E isso se deve, basicamente, à natureza de sua função e a forma como ele leva a sério seu trabalho.
“Olha que vou no Adede!”. A expressão, longe de incomum, soa até como ameaça, em algumas situações. Pois bem, ele próprio fala disso (e também da atividade de escritor), no Claudemir Pereira Café desta semana.
Garanto: vale apenas assistir ao programa, que estréia nesta segunda, às 21 h, na TV Santa Maria (canal 19, NET) – com reprises quarta, 22h, e sexta, 20h. A direção é de Mauro Castanho, com produção de Clayton Coelho e imagens de Fernando Vieira.
Você pode seguir o colunista no Twitter (@claudemirpe) e no www.claudemirpereira.com.br (mais de 700 mil acessos em julho). Ah, também pode ouvi-lo às 7h30, e ao meio dia, na rádio Antena 1.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.