Arquivo

Olha os doutos, aí! Melhora previsão do PIB. E piora a da inflação. Mas nada de perder o sono

O boletim “Focus”, editado pelo Banco Central, depois de consulta aos doutos do “mercado” financeiro, e divulgado nesta segunda-feira mostra uma ligeira modificação em relação ao da semana anterior. Nada que faça alguém perder o sono – nem mesmo os “especialistas” que, ninguém duvide, acertarão tudo, no final de 2009.

 

Agora, a situação é a seguinte: uma ínfima progressão inflacionária e uma redução, também pouco significativa, da previsão do Produto Interno Bruto deste ano. Os detalhes estão em reportagem assinada por Kelly Oliveira, distribuída pela Agência Brasil. Acompanhe:

 

“Analistas de mercado aumentam projeção para inflação oficial neste ano

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) aumentaram a projeção para a inflação oficial neste ano. Segundo o boletim Focus, divulgado semanalmente, a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 4,33% para 4,39%. Para 2010, no entanto, a previsão foi mantida em 4,30%.

O IPCA é o índice escolhido para a meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para 2009 e 2010 em 4,5%, com margem de tolerância de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O BC é responsável por manter a inflação dentro da meta e usa taxa básica de juros, a Selic, para perseguir esse objetivo. A previsão dos analistas é que a Selic seja reduzida dos atuais 9,25% ao ano para 9% ao ano na reunião de julho do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC e assim permaneça até o final do ano. Para o final de 2010, a projeção para a Selic foi ajustada de 9,15% ao ano para 9,14% ao ano.

A previsão para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) em 2009 subiu de 1,80% para 1,82%. Para os demais índices, houve redução nas estimativas para este ano. No caso do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), a expectativa caiu de 1,46% para 1,41%. No mercado paulista, o Índice de Preço ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe) deve ficar em 4,27% e não mais em 4,29%. Para 2010, as projeções para os três índices foram mantidas em 4,5%…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.

E leia também a reportagem “Mercado melhora previsão do PIB em 2009 pela 2ª vez”, de Fernando Nakagawa, na versão online d’O Estado de São Paulo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo