CRIANÇAS. Alunos infrequentes, preocupação do Ministério Público e também das escolas
Em meados de março, já houve um encontro, realizado no auditório do prédio do Ministério Público. Outra acontecerá agora, dia 12. O tema: a Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (FICAI) – instrumento operacional de combate à infrequência e o abandono escolar, conforme Termo de Conduta e Ajustamento assinado ainda em 1997, pela Coordenadoria das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude, secretarias estadual e municipal de Educação e Conselhos Tutelares.
A ideia, obviamente, é cuidar da presença das crianças e dos adolescentes nas escolas. A propósito da reunião realizada e do que vem mais adiante, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa do Ministério Público em Santa Maria. O texto é de Franciele Kettermann. Confira:
“1ª Promotoria de Justiça Especializada de Santa Maria realiza encontro sobre a nova ficha FICAI
Nos dias 22 e 23 de maço do ano em curso, a 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Santa Maria, por intermédio do Promotor de Justiça Antônio Augusto Ramos de Moraes, realizou reuniões com os professores da rede municipal de Santa Maria, com representantes dos Conselhos Tutelares, do Conselho Municipal de Educação e da Rede Interpolíticas, com o objetivo de tratar da nova FICHA FICAI.
No ano de 2011 já haviam sido realizadas reuniões de apresentação, esclarecimento e discussão da nova FICHA FICAI pela 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Santa Maria, sendo que em face de algumas dificuldades surgidas entendeu-se pertinente retomar as discussões.
A temática central das reuniões foi relacionada com a necessidade de maior articulação entre as escolas e as famílias, da articulação da escola com o Conselho Escolar, Circulo ou Associação de Pais e Mestres e representes da comunidade (Rede Interna), com a integração plena das escolas na rede interpolíticas, sendo ainda discutidos os fluxos de encaminhamento.
Está agendado para o dia 12 de abril encontro com as escolas estaduais da Comarca de Santa Maria, para tratar das referidas questões.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.