HistóriaMemória

ESTREIA. Daniel Arruda Coronel escreve: “comemorar os 48 anos do golpe de 64 é desrespeitar a democracia”

“…Os 21 anos de ditadura deixaram centenas de pessoas mortas, torturadas, exiladas e desaparecidas, além de uma situação caótica do ponto de vista econômico, com altas taxas de inflação e aumento da dívida extena. Não obstante a isso, na semana passada, alguns militares da reserva comemoraram, na sede do Clube Militar, no Rio de Janeiro, os 48 anos do golpe militar.

Comemorações como essas só podem partir de pessoas que não respeitam as instituições e os valores democráticos, que não suportam um jornalismo livre, autêntico e independente, que preferem os porões da ditadura às vozes e ecos democráticos, a tortura e o sangue ao bom debate...”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra de “Ódio e nojo à ditadura”, artigo de estreia de Daniel Arruda Coronel – professor adjunto do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Ótimo artigo do prof., refletindo a pura verdade, onde os donos do poder, usurpado da população, se apoderaram da coisa pública atrazando o desenvolvimento social da nação atirando parte da população em uma vida sub-humana.

  2. @joão carlos

    Se você nega que o PT e seus grandes “ídolos” (seita idolatra…) não são simpáticos a ditaduras, então o míope aqui é você.

    Sou radicalmente contra qualquer ditadura, sou radicalmente contra o que os militares fizeram ao Brasil, assim como sou radicalmente contra o que os sanguinários Fidel e Che Guevara fizeram em Cuba e Cristina Kirchner tenta fazer na Argentina, assim como Chavez tenta fazer na Venezuela.

    Ditadura é ruim, errada e canalha em qualquer lugar do mundo, independente de ter origem ideológica na esquerda ou na direita.

    O que não aceito é que uma parcela PTlha venha aqui atacar (com razão) a ditadura militar do Brasil mas se cale quando Lula, Dilma e Tarso vão passar férias em naquela pocilga a céu aberto chamada Havana curtindo a Disneylândia do comunismo mundial.

  3. Só faltava essa agora. O Luiz querer vincular Lula e Dilma com ditaduras. Quanta miopia rapaz. Ditadura no Brasil está associada com os partidos de direita que são filhos da velha e anacrônica ARENA. Vá cobrar deles o fato de termos vivido duas década sob a tutela dos coturnos.

  4. Odiar e ter nojo da ditadura é agir no mesmo espectro dela, que odiava e tinha nojo da democracia.

    Temos sim é que tirar as conclusões CORRETAS do episódio para que nunca mais se criem condições para que se repitam quaisquer ditaduras.

    Estas conclusões passam pela COERÊNCIA de ser contrário tanto à ditadura que existiu no Brasil quanto o “pensamento único” que atualmente vigora – por exemplo – na Argentina e Venezuela e a ditadura que AINDA EXISTE em Cuba(onde estive faz pouco tempo e vi com meus próprios olhos) e é frequentemente festejada por ícones do PT como Lula, Dilma, Tarso (que vão lá com frequência) e vááários outros que nunca foram e se iludem que seja o paraíso comunista na terra.

    Posar de politicamente correto aqui e usar camiseta de Che Guevara como ícone da liberdade é agir com incoerência e empobrecer a causa da democracia…

  5. Parabenizo o jornalista Claudemir Pereira de trazer a sua coluna assuntos de real importância histórica e o artigo De Daniel Arruda Coronel”Ódio e nojo à ditadura” que vem enriquecer nosso elementar conhecimento. abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo