EconomiaEstadoNegóciosPolítica

FÁBRICA CHINESA. Por que fiquei com a sensação de que fui feito de bobo? Eu e mais 10 milhões de gaúchos, inclusive os de Camaquã

Bem, beeeem contada essa história não está. Definitivamente, não. E estou com a sensação de que fui feito de bobo. Eu e todos os gaúchos, do governador, passando pelos prefeitos de Camaquã e Santa Maria, vice-governador, deputados e população em geral.

E o diabo é que, de repente, desconfio que ninguém está a fim de contar a história inteira. Agora, leia você mesmo o material publicado neste sábado no Diário de Santa Maria (e que seria a boooomba que o editor referiu no Twitter, na noite de quinta-feira, como indicava dica de um leitor:

Confusão envolve montadora chinesa

… Uma carta atribuída à montadora Dongfeng Motor Corporation, enviada para autoridades brasileiras e chinesas, semeou a confusão no projeto para se instalar uma fábrica de caminhões no município de Camaquã – Santa Maria também estava na disputa. No documento, ao qual a Agência RBS teve acesso exclusivo, a Dongfeng afirma que não autorizou negociações em seu nome com o governo estadual.

O Executivo reagiu com tranquilidade, garantindo que o acordo é legal e terá continuidade. Datada de 9 de abril, a carta expõe a complexidade das relações corporativas chinesas. Uma das três maiores montadoras da China, a Dongfeng declara que a empresa Shiyan Yunlihong não tinha permissão para negociar a fábrica de caminhões. Destaca que sua representante no Brasil é a Aurium Trading & Investment, com sede em Minas Gerais.

A carta foi enviada para a Embaixada da República Popular da China no Brasil, ao Ministério do Comércio da China, ao Palácio Piratini, ao governo de Santa Catarina e a outras autoridades. Em tom enérgico, a Dongfeng adverte que poderá tomar providências contra a Shiyan.

Na sexta-feira, a Agência RBS localizou o presidente da mineira Aurium, João Sampaio Vianna, que estava na cidade de Wuhan, uma das sedes…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

15 Comentários

  1. Ufa,melhor assim .já pensou na grande indústria do gov. Schirmer seria bola fora,,,se escapou heim….mas alguém do gov. Tarso tem explicar quem são estes chineses o que fazem e o que de fato querem. Na Argentina outros chineses só enrolam com futuros investimentos que não saem das promessas,querem somente ganhar mercado….

  2. Se me lembro o Pref Schirmer foi a China com Sec Busatto
    mas não firmou acordo algum apenas tentou. Posteriormente o Gov Tarso foi a China e fez acordo, inclusive com esta mal fadada empresa. Quem foi o trapalhão então?

  3. Tenho pé atrás quanto a investimentos de Empresas Chinesas que são de outra realidade econômica, cultural, etc.

    Na minha opinião futuramente elas irão todos fechar as portas. No ocidente ainda prevalece marcas de carro, caminhões, motos do tipo americanas, europeias e japonesas.

  4. Mas quem fez um farol tremendo foi o Schirmer!Com guardas, sirenes abertas,até pensei que fosse o Obhama que se enganou no poso! hehehehehe
    Inclusive o Schirmer quase chorou quando a notícia saiu para Camaquã, então ele tinha certeza da lisura dos caras, andou na China com o Buzatto, nomeou embaixadora…
    Ah! Talvez foi isso que aconteceu com o dinheiro da campanha de 2004, o Shirmer entendeu mal, pensou que o doador fosse o Carlinhos de Cachoeira e não o Carlinhos Cachoeira do Dr. Demóstenes!
    hehehehehehehehehehehehehehehehe

  5. Boca Pequena :Despreparo foi do Governador Tarso do PT, que fez as honras da casa hehehe e agora querem achar uma descupa para o fiasco. Sorte teve o Pref Schirmer href=”#comment-30284″>@COPETTI

    Sorte dele, azar de Santa Maria…

  6. Luiz :Lukas, Garibaldi e outros que eventuais “zagueiros” do PT.
    Enviei para o e-mail do Claudemir uma cópia da home page do governo do Estado do dia 17 de abril passado.
    Lá diz que essa empresa de fundo de quintal Shiyan Yunlihong é “um dos braços da gigante chinesa Dongfeng…”.
    A culpa, portanto, é da imprensa sim.Da imprensa oficial… oficialóide… da imprensa incomPTente mas regiamente paga dos CCs que habitam o Palácio Piratini e cercanias.
    Culpa também de um governixo incomPTente e deslumbrado que é incapaz de identificar qualquer figura de olhos puxados que lhes surja à frente…
    Sugiro a Lukas e Garibaldi (e aos que se esconderam e não comentaram este post) que em outras oportunidades se informem direito, com menos fanatismo antes de abrirem a boca.

    Do alto do palacete, de deslumbramentos os schirmistas entendem bem…

  7. Despreparo foi do Governador Tarso do PT, que fez as honras da casa hehehe e agora querem achar uma descupa para o fiasco. Sorte teve o Pref Schirmer href=”#comment-30284″>@COPETTI

  8. Pelo que tenho acompanhado, a informação partiu, na cidade, da prefeitura de SM. Se os demais foram feitos de bobos, é pq são alienados (ou tem inveja) e não acompanham mais de um veículo de comunicação.

  9. Lukas, Garibaldi e outros que eventuais “zagueiros” do PT.

    Enviei para o e-mail do Claudemir uma cópia da home page do governo do Estado do dia 17 de abril passado.

    Lá diz que essa empresa de fundo de quintal Shiyan Yunlihong é “um dos braços da gigante chinesa Dongfeng…”.

    A culpa, portanto, é da imprensa sim.
    Da imprensa oficial… oficialóide… da imprensa incomPTente mas regiamente paga dos CCs que habitam o Palácio Piratini e cercanias.

    Culpa também de um governixo incomPTente e deslumbrado que é incapaz de identificar qualquer figura de olhos puxados que lhes surja à frente…

    Sugiro a Lukas e Garibaldi (e aos que se esconderam e não comentaram este post) que em outras oportunidades se informem direito, com menos fanatismo antes de abrirem a boca.

  10. Lukas Neusser :Eu acho que o governo não foi feito de bobo não. Quem de fato se atrapalhou foi a mídia, mais especificamente a própria RBS, ao confundir Shiyan Yunlihong com Dongfeng. E por tabela todos nós entramos nessa.A própria reportagem do Diário revela que documentos assinados e conversas tidas pelo governo sempre foram com a Shinyan. Me parece que o nome “DONGFENG” apareceu apenas na mídia, fruto de algum repórter ou editor que não fez o dever de casa.

    É possível. O conhecimento de 99% dos jornalista é, no máximo, superficial.

  11. Eu acho que o governo não foi feito de bobo não. Quem de fato se atrapalhou foi a mídia, mais especificamente a própria RBS, ao confundir Shiyan Yunlihong com Dongfeng. E por tabela todos nós entramos nessa.
    A própria reportagem do Diário revela que documentos assinados e conversas tidas pelo governo sempre foram com a Shinyan. Me parece que o nome “DONGFENG” apareceu apenas na mídia, fruto de algum repórter ou editor que não fez o dever de casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo