CidadaniaCulturaHistória

FESTA? No “Dia do Índio”, etnia tem apenas 33 mil integrantes no Rio Grande do Sul

Acampamento dos kaingangues em Santa Maria. Etnia se reduzindo no Rio Grande do Sul

Antigamente – ou nem tanto – o “Dia do Índio” era pauta obrigatória nas escolas. Hoje? Nem todas dedicam espaço significativo para lembrar a data daqueles que, afinal de contas, estavam por aqui beeeem antes dos brancos colonizadores e que acabaram se impondo ao longo dos últimos cinco séculos.

E no Rio Grande do Sul? E em Santa Maria? Não sei o que os jornais trarão, mas vale a pena conferir material produzido e originalmente publicado no sítio da Seção Sindical dos Docentes de Santa Maria – e que se coloca como defensora dos direitos dos indígenas. Ah, e leia também material sobre uma INTERESSANTÍSSIMA atividade ocorrida na tarde passada, no campus da UFSM – com a integração entre crianças indígenas e não indígenas.

Ah, a matéria sobre o número de índios gaúchos tem a assinatura do jornalista Fritz R. Nunes, com informações, também, do jornal Zero Hora. A foto é do arquivo da entidade. Acompanhe:

População indígena no RS cai 15% em uma década

… Na véspera da data em que é lembrado o Dia do Índio (19 de abril), dados divulgados demonstram que a situação dessas etnias é preocupante. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de índios que vivem no Rio Grande do Sul diminuiu em quase seis mil em 10 anos. A população indígena, que era de 38.718 em 2000, caiu para 32.989, em 2010, o que representa uma queda de 15,03%, de acordo com o IBGE. Os números confirmam as palavras do cacique kaingang do acampamento de Santa Maria, Natanael Claudino, de que não há nada a se comemorar no dia 19 de abril e que a data deve ser um momento de reflexão.

Os dados apresentados pelo IBGE são preliminares, fazem parte do Censo 2010 e foram divulgados na manhã desta quarta-feira. São 5.729 indígenas a menos no Estado. As pessoas que se autodeclararam índios no levantamento do IBGE representam 0,53% da população gaúcha, que era de 10,7 milhões em 2010. O número de indígenas que vivem em Porto Alegre também diminuiu de 6.356, em 2000, para 3.308, em 2010. No período, houve diminuição na população de índios que vive em cidades, enquanto houve crescimento no campo.

No total, os índios que vivem no RS representam 4,03% do total de índios do Brasil. Ao todo, 817 mil pessoas se autodeclararam indígenas no Censo 2010, o que representa 0,4% da população nacional. Houve um crescimento no período 2000/2010 de 11,4% (84 mil pessoas). O aumento, entretanto, é bem menos expressivo do que observado no do período 1991/2000, que foi de aproximadamente 150% (440 mil pessoas)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo