NEGÓCIOS. “Capital dos Blindados”, Santa Maria vai a evento para fortalecer projeto do Complexo Industrial de Defesa
O objetivo da Prefeitura, entre outros, é fomentar o “complexo industrial de defesa” em Santa Maria. Projeto nesse sentido já existe. E ele foi divulgado e defendido, nesta quarta-feira, no Rafale Technology Workshop – Oportunidades para o Rio Grande do Sul (RS), evento acontecido em Porto Alegre.
O prefeito Cezar Schirmer participou e o registro chega através da Coordenadoria de Comunicação Social da prefeitura. A reportagem, com texto e foto, é de Fabrício Minussi. Acompanhe:
“Cidade se coloca na linha de frente na prospecção de investimentos no setor de defesa e segurança
Santa Maria deu, nesta quarta-feira (25), mais um importante passo rumo à consolidação do Município como um pólo de atração de investimentos e tecnologias ligadas à área de defesa. Uma comitiva liderada pelo prefeito Cezar Schirmer participou, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), do Rafale Technology Workshop – Oportunidades para o Rio Grande do Sul (RS). O evento, promovido pelo Comitê Gaúcho da Indústria de Defesa e Segurança, da FIERGS, teve como foco incentivar as parcerias industriais, transferência de tecnologias e de acordos bilaterais em benefício do setor produtivo, centros de pesquisa e de formação do Brasil.
O ponto alto do encontro foi a assinatura de acordos de cooperação indústrial do Rio Grande do Sul com a empresa francesa Dassault Aviation, que trabalha na fabricação de aeronaves de caça. O responsável pelo programa Rafale, Jean-Marc Merialdo, ressaltou à platéia, formada por representantes de indústrias de defesa no Brasil, autoridades governamentais e convidados, a necessidade de buscar parceiros brasileiros interessados em compartilhar tecnologias de ponta, como o meio privado, forças armadas e universidades.
“Por isso a nossa presença nesse evento. Santa Maria trabalha para fortalecer o projeto do Complexo Industrial de Defesa (CID). Nesse sentido, trouxemos a alemã fabricante dos blindados Leopard, a Krauss Maffei Wegmann (KMW). A cidade também é pioneira por sediar, na Base Aérea de Santa Maria (BASM), o 1º Esquadrão do Brasil de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), numa parceria com a israelense Elbit Systems. Somam-se a estas duas situações, as oito instituições de ensino superior, que formam mão de obra especializada, principalmente na área de engenharia. Recentemente, solicitamos formalmente ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, a implantação, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Curso de Engenharia Aeroespecial. São todas situações que fortalecem e denotam que Santa Maria tem potencial para receber mais investimentos na área de defesa”, disse Schirmer…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
criação de um curso de Engenharia Aeroespacial?? a mente do nosso prefeito só pode andar na Lua mesmooo.. festejar a implantação de uma fábrica alemã de blindados na cidade numa região residencial da cidade?!! alguém aqui acha que esse governo fará bom uso dos impostos gerados? que grandes coisas esse governo vem fazendo?? para quem?!! acredito que a grande maioria dos moradores da periferia anda muito insatisfeita com as filas nos postos de saúde, falta de médicos, exames, SUS caótico, privatização de escolas municipais, etc etc a lista é enorme que não cabe aqui… mas caberão nas urnas!! estamos cansados desse desgoverno…
Complexo Industrial de Defesa… na Boca do Monte !!!
Mas… o Governo, já é uma BOMBA.
Esse vício político de alardear intenções e projetos incipientes tem um preço. E no mundo empresarial o preço é bem alto. Quem ganha com estes anúncios antes mesmo de ter algo concreto? Santa Maria, até agora, é que não é.