Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Economia SolidáriaEleições 2012PartidosPolíticaPrefeitura

SECRETARIADO (2). Schirmer quer a grife da Irmã Lourdes também para não ser chamado de “candidato dos ricos”

Schirmer e Irmã Lourdes: um ancoradouro nos movimentos sociais (foto Claudemir Pereira)

O movimento de Cezar Schirmer (PMDB) em direção aos tucanos, ao quais agrada, aceitando a indicação de Luiz Fernando Nunes para a secretaria de Esportes, como você leu na nota imediatamente anterior, logo abaixo, é feito de dentro para dentro. Isto é, visa a preservação do amplo consórcio que o elegeu prefeito há quatro anos. E, se der certo, pode ser fundamental para a conquista de um segundo mandato.

Obviamente, os articuladores, os estrategistas de Schirmer encomendam e analisam, regularmente, pesquisas acerca do desempenho do prefeito e de suas possibilidades. Sabem, portanto, o quão importante é manter o já conquistado. Da mesma forma, têm conhecimento da boa avaliação do governo, na média, e do favoritismo (jamais dirão isso publicamente) em outubro.

Igualmente sabem – e isso com absoluta certeza não contam nem para o elevador do Palacete da SUCV, temerosos que ele saia do lugar e conte tudo na Praça Saldanha Marinho – que têm um calcanhar de Aquiles. Não chega, se imagina, a ser definitivo. Mas é fato. Qual? Cezar Schirmer é um prefeito que agrada em cheio à classe média e aos mais abastados. Enfim, tem preponderância absoluta nas ditas classes A, B e C. O que pode ser suficiente para garantir vitória tranqüila, se mantido o atual status quo, ou mais ou menos, se Jorge Pozzobom entrar no jogo.

Mas o PT, de seus oponentes principais, inclusive pela ligação orgânica com muitos movimentos sociais e com lideranças expressivas e bastante militantes, ainda é o mais querido nas classes D e E. Os pobres, resumindo. Schirmer e seu governo não consegue estar bem com ele, na média. Por mais que a prefeitura se esforce para atendê-los – inclusive por conta de recursos federais expressivos -, falta competência gerencial ou, simplesmente, não sabe como tratar com esse povo. Não é da sua, digamos, natureza. Se essa circunstância, apontam os levantamentos, não necessariamente custará a derrota, servirá no entanto para consolidar a impressão de que Schirmer é “dos ricos”.

Como resolver isso, dada a incapacidade detectada no âmago do governo? Aí entra o segundo movimento envolvendo o secretariado. Sim, a cooptação da irmã Lourdes Dill, coordenadora do projeto Esperança/Cooesperança. Que é, loooonge, o nome mais expressivo do dito segmento no qual a administração perde pontos.

O editor ainda considera improvável a aceitação, pela comandante da economia solidária na cidade, para assumir a secretaria de Assistência Social. No entanto, se Schirmer conseguir, terá ao seu lado uma verdadeira grife dos explorados, desnutridos e esgualepados. Quase um trofeu a ser exibido em praça pública.

Para se ter uma ideia do impacto, a só possibilidade (a irmã Lourdes nunca disse que aceitaria, nem que recusaria) já transformou as redes sociais em um fervedouro. De indignação de militantes petistas, que se sentiriam traídos. E desesperançados. Afinal, mais do que ninguém sabem da importância de apoiar (o que sempre fizeram, daí o pré-sentimento de quase pavor diante da possibilidade da perda) e ser apoiados pela grande vanguardeira e líder da economia solidária em Santa Maria e, por que não, do País.

Bueno, se há algo de que não se pode duvidar é da capacidade de Cezar Schirmer fazer política. Sim, ele sabe onde estão os seus problemas. Se vai resolvê-los ou não, o futuro dirá. Mas que está na luta, não há dúvida. E a busca da Irmã Lourdes é uma evidência pra lá de clara.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

22 Comentários

  1. Para o moço,aquele que diz empreendedor:O pior cego é aquele que não quer enxergar.Várias foram as obras feitas pelo PREFEITO VALDECI,Tanto na área da saúde(PA do Patronato) só citei uma,na área da educação várias escolas ,entre elas O Adelmo Genro (conheces),para os professores,deixou O Plano de carreia do Magistério Municipal(o atualprefieito tentou tirar),Camelódramo e tantas e outras obras ,que não vou citá-las.Te Informa.Boa noite

  2. Estou repetitivo,para um municipio se desenvolver depende da conjuntura politica e econômica do pais e estado,ou o espetáculo do crescimento não atingiu Santa Maria.Eu pergunto ao @empreendedor o que Schirmer como dep. trouce para a cidade no gov. Valdeci através de emendas ou investimentos????Moro em Arroio do Só ,pouco me adianta as praças reformadas e o distrito atirado as traças…@Luiz és anti-pt fanático,ao ponto de ser chato,com altas doses de ignorância….

  3. A Irmã vai ser secretária de municipio pelo que fiquei sabendo … boa escolha do xirme … esta mulher se mexe … vai ajudar muito o xirme na reeleição …

  4. SR. Leonel! continuo afirmando que o Sr. Schirmer faz cortesia com o chapéu dos outros.Não preciso enumerar as muitas obras do governo anterior pois elas estão ai para serem vistas.Como falou o Antonio Menini não vale perder tempo debatendo com pessoa megalomaniaca que acha que Santa Maria só entrou no mapa do estado depois de 2009,mas ela já existia e muitoooo melhor. Gladis Delgado

  5. Antonio Menini :
    @empreendedor
    Não sei se a Professora Gladis vai se dar ao trabalho, muito embora teria respostas prá lá de convincentes pra qualquer uma das colocações feitas.
    Eu não teria esse trabalho, pois pra vocês o mundo começou em 2009.
    Pena que depois de 39 meses ainda estejam pensando o que fazer na segunda feira e quando chegarem ao sétmo dia já terão transcorrido 20 anos.

    Estas muito enganado. Votei no Pimenta nas últimas eleições para deputado, pois sabia que ele podia ajudar Santa Maria em Brasília. Assim como a Manoela Dávila, Ibsen Pinheiro, Darcísio Perondi, Mendes Ribeiro Filho… Não voto em partido, voto na “cara do sem vergonha”. Mas, continuo aguardando as respostas, já que é tão fácil assim.

  6. @empreendedor
    Não sei se a Professora Gladis vai se dar ao trabalho, muito embora teria respostas prá lá de convincentes pra qualquer uma das colocações feitas.
    Eu não teria esse trabalho, pois pra vocês o mundo começou em 2009.
    Pena que depois de 39 meses ainda estejam pensando o que fazer na segunda feira e quando chegarem ao sétmo dia já terão transcorrido 20 anos.

  7. nos dois governos VALDECI, nos dois governos LULA, no governo DILMA, no governo Shirmer, a rubrica no orçamento municipal que mais recebe pilas, é a que recebe do governo federal; nunca SM viu tanta grana; SM recebe tanta grana que até devolve, pois nao sabe o que fazer com ela.

  8. Sr. Leonel! O meu conhecimento das adminnistrações do Sr. Schirmer são do tempo que ele foi vice-presidente do DCEE (UFSM),Deputado,Secretário da Fazenda do Governo Simom por isso sei para quem ele governa.Para termos cultura não basta só morar em outro Continente mas é estar aberto para assimilar o conhecimento desses povos e também o conhecimento do nosso proprio povo que tem muito o que enssinar é só olhar para o nosso lado com olhos de humildade .Gladis Delgado

  9. do :
    Sr.Leonel!O povo não quer só pão e circo, o povo quer ser sujeito da história.Não quero só uma praça do centro da cidade enfeitada na semana de Natal,quero praças na periferia em que seus moradores possam usufruir,o Parque Itaimbé que é um cartão de visita da cidade esta virado em um lixo e é a imprensa que mostra esse descaso.Cultura é muito mais do que admirar balões,decorações natalinas é ter boas bibliotecas,filmes,exposições de arte em que o povo possa frequentar e não só no centro da cidade.Como sempre lutei por igualdade acredito que todas as pessoas tem direito de viajar para anpliar seus horizontes culturais.Aconselho o Sr. viajar também que terá outra visão de mundo.Gladis Delgado

    Então tá:
    Cite quantos trabalhadores foram tirados da informalidade em oito anos de PT.
    Cite quantos metros de asfalto foram colocados no DI em oito anos de PT.
    Cite quantos postos de saúde foram reformados em oito anos do PT.
    Cite quantos professores foram chamados em oito anos de PT.
    Cite quanto o PT deu de reajuste para professores e municipários durante oito anos do PT.
    Cite quantas praças foram revitalizadas durante oito anos do PT.
    Cite quantos leitos SUS foram criados durante os oito anos de PT.
    Cite três grandes indústrias trazidas nos oito anos do PT e que continuam operando e gerando empregos na cidade.
    Cite cinco grandes obras iniciadas e concluídas em oito anos de PT.
    Te dou até às 17h de hoje. Corre, tô contando o tempo

  10. Para seu conhecimento, morei mais 6 anos fora do Brasil,mais precisamente na Europa, por isso minha admiração pela gestão Schirmer, um governo que pensa , que planeja , não de modo imediatista mas pensando nas próximas gerações. Sra aprofunde seu conhecimento sobre esta administração e vera o que estou falando@do

  11. Sr.Leonel!O povo não quer só pão e circo, o povo quer ser sujeito da história.Não quero só uma praça do centro da cidade enfeitada na semana de Natal,quero praças na periferia em que seus moradores possam usufruir,o Parque Itaimbé que é um cartão de visita da cidade esta virado em um lixo e é a imprensa que mostra esse descaso.Cultura é muito mais do que admirar balões,decorações natalinas é ter boas bibliotecas,filmes,exposições de arte em que o povo possa frequentar e não só no centro da cidade.Como sempre lutei por igualdade acredito que todas as pessoas tem direito de viajar para anpliar seus horizontes culturais.Aconselho o Sr. viajar também que terá outra visão de mundo.Gladis Delgado

  12. @joão carlos

    Quer saber o que realmente dói?
    O que dói é este eterno figurino de “salvador da pátria” que a PTlhada adora apresentar.
    O interessante é que são salvadores da pátria profissionais.
    Se não rolar uma boquinha… nada feito.
    Nunca vi um PTista voluntário em clube de serviços, direção de asilo, lar das vovozinhas, APAE.
    O que a PTzada adora é sindicato e ONG.
    Em sindicato, cedidos com remuneração e verba de sobra para fazer política partidária.
    Nas ONGs então… nem se fala.
    Proliferaram no governo Lula, e a primeira coisa que fizeram foi correr para pedir dinheiro ao governo… para depois escapar da fiscalização dos TCEs e TCU e muitas vezes sumir sem prestar contas.
    É isto que dói… ainda mais quando se vê que esses pseudo-salvadores da pátria recebem cobertura de uma militância movida a fanatismo cego com altas doses de ignorância.

  13. @do
    Sra Gladis o governo Schirmer governa para ricos e pobres, ou o pobre não pode ver balão, não pode gostar de volei, não pode ver uma linda decoração natalina, já que não pode viajar para ver em outros lugares, então pobre na tua visão não combina com beleza e cultura? Pobre na tua visão tem que ser sofredor. Me poupe!!!

  14. O que faz a diferença de um governo se é para pobres ou ricos é a maneira como ele administra.Quando esse governo se preocupa com o trasporte de qualidade,com as ruas da peiferia,não dá para entidades privadas administrar hospitais e outros serviço que melhorem a vida dos menos favorecidos. Esse não é o governo do Sr.Shirmer pois a preocupação dele é com decoração de Natal,balonismo, Volei de praia onde não tem praiae e tantos outros projetos para outra parcela da sociedade.Para quem ele governa? Gladis Delgado

  15. Luiz :
    A simpls ideia da existência de um “candidato dos ricos” pressupõe a possibilidade de existência de um candidato dos pobres.
    Quem seriam um e outro?
    A princípio, por estratégia, hábito e ausência total de auto-crítica, o PT e seus habituais seguidores (seita tem seguidor…) podem tentar colar em Schirmer e sua provável imensa coligação a pecha de candidato voltado aos interesses da parcela mais rica da população, mas qual então seria seu contraponto para vestir a túnica imaculada de candidato do pobres?
    O governo passado?
    Ora bolas…
    No primeiro governo de Valdeci Oliveira se viu o “espetáculo do crescimento” de CCs petistas, mas para a cidade nada de importante foi feito.
    Eis que então, após aprenderem que “um outro mundo possível” é uma utopia irrealizável, caíram na real e chamaram “azelite” para fazer algum coisa acontecer.
    Tiveram pelo menos a inteligência (nada como a necessidade de sobrevivência política) de valorizar instâncias como o Escritório da Cidade e trazer para a administração pessoas de perfil empreendedor e altíssimo gabarito técnico e moral como Vilson Serro e Paulo Ceccin, entre outros.
    Foi assim, com um governo de capacidades técnicas inquestionáveis que deslancharam os diversos projetos que hoje a PTzada se orgulha de chamar de seu.
    Essa habitual conversinha fiada de um embate e ricos contra pobres é a velha e surrada tática PTista usada desde os anos 80 e que não cola mais em lugar nenhum.
    Lula separava “nós contra eles”, mas quando ganhou eleição foi beber Romaneé Conti de 7 mil dólares a garrafa com “eles”.
    Dilma não dá um passo sem consultar seu “guru” Jorge Gerdau Johanpetter.
    Tarso Genro (aquele que não tem vontade política) faz discursinho de esquerda falida e passa férias na Disneylândia comunista igualmente falida chamada Cuba, mas tem no núcleo de seu governo (Secretaria de Desenvolvimento) o talentosíssimo Mauro Knijnik, fruto da mais fina flor da elite empresarial gaúcha e deu aumentos extraordinários para a elite do funcionalismo estadual (Secretaria da Fazenda, auditores, etc…).
    O povo não é mais trouxa (o próprio PT sabe disso…).
    Esse discursinho furado foi feito em 2008 e resultou numa surra de mais de 20 mil votos que até hoje assusta, dói e envergonha essa gente.
    Minha sugestão é que – se consguirem – arranjem outro argumento, pois abordar “luta de classes” é conversinha chata e ultrapassada até em antros pré-históricos como DCEs e plenárias de partidécos de pseudo-esquerda.

    Candidato dos ricos??? E o Paulo Ceccim, que foi secretário do PT e foi cogitado pelos PTistas para ser candidato a Prefeito nas próximas eleições?

  16. Doeu no Luiz a pecha de governo dos ricos. Com irmã Lourdes ou sem irmã Lourdes é sim um governo só para ricos. Investe em bola de natal e patina na saúde e na educação. Investe em balonismo e congela o PAC. INveste em hipismo e terceiriza escolas e postos de saúde. Em ano eleitoral, este governante que só faz para aqueles que já têm vai pegar criança no colo trancando a respiração e fazendo novas promessas.

  17. A simpls ideia da existência de um “candidato dos ricos” pressupõe a possibilidade de existência de um candidato dos pobres.
    Quem seriam um e outro?
    A princípio, por estratégia, hábito e ausência total de auto-crítica, o PT e seus habituais seguidores (seita tem seguidor…) podem tentar colar em Schirmer e sua provável imensa coligação a pecha de candidato voltado aos interesses da parcela mais rica da população, mas qual então seria seu contraponto para vestir a túnica imaculada de candidato do pobres?
    O governo passado?
    Ora bolas…
    No primeiro governo de Valdeci Oliveira se viu o “espetáculo do crescimento” de CCs petistas, mas para a cidade nada de importante foi feito.
    Eis que então, após aprenderem que “um outro mundo possível” é uma utopia irrealizável, caíram na real e chamaram “azelite” para fazer algum coisa acontecer.
    Tiveram pelo menos a inteligência (nada como a necessidade de sobrevivência política) de valorizar instâncias como o Escritório da Cidade e trazer para a administração pessoas de perfil empreendedor e altíssimo gabarito técnico e moral como Vilson Serro e Paulo Ceccin, entre outros.
    Foi assim, com um governo de capacidades técnicas inquestionáveis que deslancharam os diversos projetos que hoje a PTzada se orgulha de chamar de seu.
    Essa habitual conversinha fiada de um embate e ricos contra pobres é a velha e surrada tática PTista usada desde os anos 80 e que não cola mais em lugar nenhum.
    Lula separava “nós contra eles”, mas quando ganhou eleição foi beber Romaneé Conti de 7 mil dólares a garrafa com “eles”.
    Dilma não dá um passo sem consultar seu “guru” Jorge Gerdau Johanpetter.
    Tarso Genro (aquele que não tem vontade política) faz discursinho de esquerda falida e passa férias na Disneylândia comunista igualmente falida chamada Cuba, mas tem no núcleo de seu governo (Secretaria de Desenvolvimento) o talentosíssimo Mauro Knijnik, fruto da mais fina flor da elite empresarial gaúcha e deu aumentos extraordinários para a elite do funcionalismo estadual (Secretaria da Fazenda, auditores, etc…).
    O povo não é mais trouxa (o próprio PT sabe disso…).
    Esse discursinho furado foi feito em 2008 e resultou numa surra de mais de 20 mil votos que até hoje assusta, dói e envergonha essa gente.
    Minha sugestão é que – se consguirem – arranjem outro argumento, pois abordar “luta de classes” é conversinha chata e ultrapassada até em antros pré-históricos como DCEs e plenárias de partidécos de pseudo-esquerda.

  18. Concordo em grande parte com tuas afirmações @Gustavo Saldanha ,mas infelizmente, temos muitos oportunistas buscando somente um “selo de qualidade” ou um “selo verde” para ostentar e garantir vantagens comparativas em seus negócios quando na verdade não dão a mínima importância aos fundamentos da economia solidária ou ambiental. Cabe aos agentes que dedicaram a sua vida na ação e promoção destes conceitos, os visionários como bem denominas, saber diferenciar as oportunidades dos oportunistas.

  19. Caro Claudemir, creio que tenhas ideia do respeito que tenho pelo seu trabalho, portanto sei que não entenderás de forma pejorativa essa ponderação.
    Digo isso porque não fiquei totalmente satisfeito em ler no texto a simplificação do trabalho desempenhado na Economia Solidária em representantes dos “explorados, desnutridos e esgualepados”. Concordo em parte, mas gostaria de adicionar outro adjetivo que a meu ver é muito mais importante: visionários.
    A bandeira de que outro mundo é possível já não pertence apenas as correntes ideológicas de esquerda e aos ambientalistas, esses cumpriram seu papel. Hoje esse tema é pauta das grandes organizações multilaterais.
    Com a certeza que o atual processo de consumo/produção não é sustentável e com a perspectiva de que milhões de pessoas advindas dos países em desenvolvimento entrarão para esse sistema entendo que além de explorados são visionários os militantes dum novo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo