CIDADE. Schirmer anuncia ciclofaixas aos domingos e feriados. Medianeira terá a primeira
O anúncio do projeto “Pedale Legal” foi feito na manhã de hoje, em entrevista coletiva do prefeito Cezar Schirmer. Prevê-se a instalação de ciclofaixas em mais de 20 quilômetros de vias públicas. A primeira será na Avenida Medianeira, entre as ruas Serafim Valandro e Cândida Vargas.
Como será? Serão pintadas as faixas e instaladas sinalização terrestre e vertical. Os recursos, na ordem de R$ 100 mil, serão da comuna. A instalação começa na primeira quinzena de junho.
Você quer saber mais detalhes do “Pedale Legal”, além de outras vias que serão contempladas, além de saber a diferença entre ciclofaixa e ciclovia? Confira o material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A reportagem é do jornalista Guilherme Bicca, com foto de João Vilnei. O selo que abre o texto é do Escritório da Cidade. A seguir:
“Prefeitura anuncia projeto de instalação de ciclofaixas em vias da cidade e lança o Programa Pedale Legal
A Prefeitura de Santa Maria apresentou à imprensa na manhã desta sexta-feira (25) o Projeto Pedale Legal, elaborado por técnicos do Escritório da Cidade e que visa a instalação de ciclofaixas em algumas vias do município. O Pedale Legal vai ao encontro da política da atual Administração Municipal, de apresentar novas alternativas de modais de transporte para a população, qualificando e proporcionando mais segurança no trânsito, ao mesmo tempo em que incentiva a utilização da bicicleta como meio de transporte regular. O projeto foi apresentado pelo prefeito Cezar Schirmer, durante a tradicional entrevista coletiva de todas as sextas-feiras, no Gabinete do Prefeito.
O Pedale Legal tem como passo inicial a instituição das ciclofaixas que consistem na demarcação de faixas para trânsito exclusivo de bicicletas. A Ciclofaixa é voltada para a utilização de lazer e funcionará em horários específicos aos domingos e feriados, porém, contempla uma nova visão de mobilidade urbana sustentável através do fomento ao uso de bicicletas. A ideia é que através da utilização correta da ciclofaixa a população fique habilitada, no que tange à sinalização e comportamento, para passar a utilizar a bicicleta como meio de transporte e então a Prefeitura possa dar os próximos passos do projeto, como a…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Essa nota já merece estar na série “Não custa lembrar” do site. Passado mais de um ano, nenhum metro foi implementado!
Eu seu que a desculpa será o plano de mobilidade urbana, mas o anuncio do projeto ciclo faixas de lazer foi antes e com a promessa de iniciar pouco tempo depois de anunciado.
Talvez a ciclovia da Angelo Uglione esteja no “Pedale Legal” mas não tenho como saber, porque até hoje não consegui com o Escritório da Cidade uma cópia do Projeto Pedale Legal. Já pedi várias vezes, e a única vez que me responderam, disseram exatamente o que foi publicado pela PMSM e pelo EC (informações superficiais do ciclofaixas de lazer).
que legal, depois de 4a revitalizando av. rio branco que foi a única obra do prefeito, agora teremos a ciclofaixa………..mas aonde estamos……..cade, saude, educação, segurança, etc
Ótima iniciativa, principalmente por parecer ter um projeto bem concebido. Parabéns aos técnicos do Escritório da Cidade.