LUNETA ELETRÔNICA. 200 mil eleitores (?), diploma de jornalismo, eleições na UFSM, CPI do arroz, literatura no Lanterninha
* Num último esforço, os promotores da campanha para que Santa Maria alcance, já, os 200 mil eleitores ainda têm esperança que o número seja alcançado até dia 9.
* Esta é a data máxima para inscrição de novos eleitores e também para que se proceda a transferência do título dos que pretendem votar na boca do monte.
* Apesar do empenho, que conta com o plantão da Justiça Eleitoral (que abriu em todo o País neste final de semana, inclusive aqui), é improvável que a meta seja atingida.
* Assim, a possibilidade de realização de um segundo turno (se o vencedor não alcançar 50% mais um dos votos válidos no primeiro) tende mesmo a ficar só para 2016.
* Persiste a expectativa positiva das entidades da categoria, no sentido de que o Senado vote, ainda nesta semana, em primeiro turno, a chamada “PEC do Diploma”.
* O objetivo é realizar a votação em primeiro turno da Proposta que restitui a obrigatoriedade do curso superior em jornalismo, para o exercício da profissão.
* E esta semana é de eleição, na UFSM. Dias 8 e 9 acontece o pleito para a nova direção (e também membros do Conselho de Representantes) da Seção Sindical dos Docentes.
* Mas, além da Sedufsm, os professores também estão convocados a votar, nos mesmos dias, para a diretoria do Andes, o sindicato nacional da categoria. Aliás, tanto numa quanto noutra entidade, a chapa é única.
* Assim, além de Rondon de Castro, que deve ser reeleito presidente da Sedufsm, já se sabe que a presidente da Andes será Marinalva Silva Oliveira, do Amapá.
* Um gaúcho, Luiz Henrique Schuch, da Adufpel (Pelotas), será o primeiro vice, tendo o baiano Gean Cláudio de Souza Santana (Adufs-Ba) como o segundo vice.
* No dia 9, quarta-feira, quem vai as urnas são os estudantes da UFSM. Eles elegerão a nova diretoria do DCE. São duas as chapas concorrentes.
* Representa a situação a chapa 1, chamada “Vozes em Movimento”. E a oposição apresentou a chapa 2, “Caminhando Contra o Vento”.
* Os dois agrupamentos que disputam a preferência dos milhares de estudantes da UFSM têm suas páginas no Facebook. Se quiser conferi-las, basta clicar AQUI e AQUI.
* Ah, nesta semana cheia de pleitos, na UFSM, tem também a da Assufsm, que reúne os servidores técnico-administrativos. Quatro chapas estão na disputa, que acontece nos dias 9, quarta, e 10, quinta. Ufa.
* Três depoimentos (que desculpem os preciosistas, mas oitiva é palavrão) estão previstos para esta segunda-feira, na CPI do Arroz, da Assembleia Legislativa.
* Serão ouvidos na comissão presidida por Jorge Pozzobom (PSDB), três líderes do setor: Elton Doeler (Sindicato da Indústria do Arroz do RS), André Barbosa Barreto (Federação das Cooperativas de Arroz) e Jairton Russo (Sindicato da Indústria de Arroz de Pelotas).
* Em tempos de Feira do Livro, o Cineclube Lanterninha Aurélio celebra a literatura. No ciclo deste mês, serão apresentadas adaptações cinematográficas para obras literárias.
* O primeiro filme a ser mostrado, nesta segunda-feira, é “As Horas” (ilustração ao lado), de Stephen Daldry, baseado no livro homônimo de Michal Cunningham.
* A obra conta a história de três mulheres que, embora tenham vivido em épocas diferentes, possuem sentimentos em comum, como o fracasso e a insatisfação.
* A exibição, seguida de debate, começa às 7 da noite, no auditório da Cesma, na rua Professor Braga. A entrada é gratuita.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.