DestaqueSanta Maria

CÂMARA. Valdir Oliveira propõe lei para garantir atendimento preferencial a portadores de diabetes

Benefício proposto por vereador petista tem seu foco nos serviços de saúde

Ideia de Valdir Oliveira é diminuir o tempo que portadores de diabetes esperam em filas para serviços de saúde (Foto Câmara/Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

O vereador Valdir Oliveira (PT) protocolou um projeto de lei que busca garantir atendimento preferencial aos portadores de diabetes e suas variantes em Santa Maria. A proposta determina que o benefício ocorrerá durante a realização de exames ou na utilização de outros serviços de saúde em caráter de jejum total ou parcial.

Na prática, o atendimento será equiparado ao de idosos, portadores de deficiências, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo. A identificação do beneficiário ocorrerá mediante apresentação de laudos, atestados médicos, exames, entre outros.

Na Justificativa da proposta, Valdir aponta que pessoas com a doença possuem maior propensão a desenvolver quadros de hipoglicemia durante longos períodos em jejum, o que pode se manifestar durante a espera em filas de hospitais, clínicas e postos de saúde.

“A espera excessiva nos atendimentos laboratoriais e estabelecimentos de saúde pode ser muito danosa, já que o jejum prolongado e a ação da insulina são as principais causas da diminuição do açúcar no sangue. Com isso, a hipoglicemia pode causar efeitos, como mal estar, visão turva, fome intensa, taquicardia, alteração do nível de consciência e convulsões”, justifica Valdir.

Segundo o projeto, caberá aos estabelecimentos a responsabilidade de identificar o paciente portador de diabetes e oferecer o atendimento preferencial.

Para se tornar lei, a matéria precisa ser aprovada em Plenário pelos vereadores e sancionada pelo prefeito.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Já que os problemas mais prementes não podem ser enfrentados parte-se para medidas de fiscalização duvidosa e implementação mais ainda. Vem ai lei para beneficiar os hipertensos. Politicos fazendo leis para triagem em postos de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo