Eleições 2012PartidosPolítica

A FILA ANDA. Pequenos e médios, na frente. Graúdos só fazem suas convenções no último prazo. E até lá…

A rigor, apenas um partido (exceto alguma improvável surpresa de última hora) ainda não dá pra contar como definido. É o caso do PPS. Por enquanto, os ex-comunistas estão incluídos na lista de siglas do consórcio governista a ser capitaneado pela dobradinha Cezar Schirmer (PMDB) e José Farret (PP). Mas são muito fortes os indícios, e isso desde que o anúncio do apoio foi feito, de que já se consolida uma maioria favorável à aliança com o PSDB de Jorge Pozzobom – ainda sem um vice conhecido. Será?

Bueno, o PPS é um dos que deixou para oficializar qualquer coisa já no fim do prazo. Realiza sua convenção no início da noite de quinta-feira, dia 28, na Câmara de Vereadores. Então, se saberá. Com certeza. Até lá…

Quanto aos demais, os partidos dos candidatos graúdos, PMDB, PT (de Helen Cabral), PP e PSDB, farão suas convenções no dia 29, caso dos petistas, ou 30, o último dia, os outros quatro. Antes disso, porém, os médios, pequenos ou minúsculos já terão feito suas reuniões definitivas.

Schirmer foi sábado ao ato dos comunistas do B, que confirmaram apoio a ele (foto Felipe Pires)

Houve quem fizesse isso neste final de semana, como o PSOL do candidato a prefeito Tiago Aires (tendo Marcius Minervini Fuchs como vice), e o PC do B, que chancelou o apoio a Cezar Schirmer, com a presença do próprio, em ato na Câmara.

Para saber mais, vale a pena conferir material que o jornal A Razão publicou nesta semana, em reportagem assinada por Mauricio Araújo. Traz, inclusive, o calendário de convenções – que tem, na abertura da semana, o ato de PDT e DEM, que estarão juntos com Schirmer para a Prefeitura e estariam (?) com o PPS para a Câmara. Acompanhe:

 “Está chegando a hora das decisões

As convenções partidárias municipais estão acontecendo desde o dia 10 de junho e devem terminar na próxima semana, dia 30. É nesses encontros oficiais que os partidos oficializam coligações e definem nomes de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

Ao que tudo indica, as principais diretrizes já estão definidas. Os partidos da cidade já estão alinhados com as siglas que devem ter chapa majoritária. O PT, por exemplo, já definiu que terá uma composição própria, formada pela vereadora Helen Cabral e pelo seu vice, o radialista Valdir Oliveira. Já o PMDB do prefeito Cezar Schirmer apresentará a mesma chapa que deu certo em 2008, com o vice-prefeito José Haidar Farret (PP)…

PMDB/PP/PR/PRB/PSB – Realizarão suas convenções juntos. Os partidos se reunirão no dia 30 de junho no Clube Comercial. O horário escolhido pelos cinco partidos foi das 10h às 16h. As legendas devem homologar os nomes do atual prefeito Cezar Schirmer (PMDB) a prefeito e José Haidar Farret (PP) como vice-prefeito. A nominata de candidatos que concorrerão à Câmara também será anunciada no clube. De acordo com o presidente do PMDB na cidade, Robson Zinn, as duas siglas devem homologar coligação com outros 13 partidos, formando a frente que buscará a reeleição da dupla Schirmer e Farret, composta pelo total de 15 legendas.

PT- O Partido dos Trabalhadores (PT) realizará sua convenção na próxima sexta-feira, 29, às 18h, no plenário da Câmara de Vereadores. Na oportunidade serão homologadas as candidaturas da vereadora Helen Cabral à Prefeitura e de seu vice, Valdir Oliveira. O PT terá chapa pura na majoritária.

PSDB – O partido do deputado estadual Jorge Pozzobom se encontrará no sábado, 30, também no plenário da Câmara de Vereadores. A convenção será das 14h às 17h. O PSDB deverá oficializar Pozzobom como candidato à Prefeitura. A expectativa se dará pela escolha do candidato a viceprefeito, até o momento indefinido. Não é descartada a possibilidade de um grupo que defende a continuidade da aliança com Schirmer apresentar pré-candidatura para disputar a convenção com o deputado…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo