AssembleiaEstadoPrefeituraSaúde

BARBARIDADE. Agora, sobram pais do pedido para descentralizar a central telefônica do SAMU em SM

Bueno! Pelo menos em relação à realidade factual,vamos fazer o seguinte: quem começou tudo foi o deputado Jorge Pozzobom (PSDB). Que procurou Valdeci Oliveira (PT) e ambos promoveram, através da Assembleia Legislativa, uma audiência pública em Santa Maria. Foi aí que, no mínimo, ganhou visibilidade social a reivindicação para que seja descentralizado o atendimento telefônico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Mas é, convenhamos, um pedido de todos. Tanto que, na segunda-feira, o deputado petista foi ao prefeito Cezar Schirmer. E este, com a comandante da Sefas (que administra o serviço do SAMU na comuna), reuniu-se, nesta terça, com o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni.

Tudo isso são fatos. E deles não se pode afastar, cá entre nós. Quanto à paternidade… Bem, isso é um negócio no qual o editor não entrará. Fica no bestunto de cada um. A propósito dos últimos, digamos assim, movimentos, acompanhe duas reportagens (na ordem em que chegaram ao sítio). O primeiro da assessoria de imprensa de Valdeci (com texto e foto de TiagoMachado). O segundo da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura (com texto de Luiz Otávio Prates e foto de Nândria Silveira, da secretaria estadual de Saúde). Confira:

Avança articulação para SAMU regional

Valdeci com o secretário Ciro Simoni, semana passada: na pauta, descentralização do SAMU

Depois de promover uma audiência pública regional, em abril, para tratar da implantação de uma central de regulação regionalizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Santa Maria, o deputado Valdeci Oliveira (PT) fez nos últimos dias uma série de reuniões sobre o assunto. O atendimento do SAMU na cidade hoje é regulado por uma central localizada em Porto Alegre.

Na semana passada, Valdeci teve audiência com o Secretário Estadual de Saúde, Ciro Simoni, em Porto Alegre para tratar de diversos temas, entre eles o SAMU de Santa Maria. O secretário assegurou que havendo disposição do município, o Estado é parceiro realizar um convênio para criação da central regionalizada, assim como acontece em Pelotas e Bagé. “O Estado entraria com parte dos recursos necessários”, garantiu Ciro.

Na tarde de segunda (25), Valdeci solicitou uma agenda ao prefeito Cezar Schirmer em Santa Maria e pediu o apoio dele à iniciativa. Schirmer disse que está sensível à questão e que vai encaminhar à Secretaria Estadual de Saúde um pedido formal para regionalização do SAMU.

“O diálogo está amadurecendo. Junto com o deputado (Jorge) Pozzobom fizemos uma audiência produtiva em Santa Maria, que teve como centro a regionalização dos atendimentos. O SAMU é um projeto do governo federal, que funciona conveniado com estados e municípios. Nosso mandato vai continuar apoiando esta demanda e buscando articular as três esferas responsáveis para que o serviço, que já dá uma resposta positiva, seja ainda melhor para a população”, disse Valdeci.

Prefeitura e Sefas discutem regionalização da central de atendimento do SAMU com o Governo do Estado

Schirmer e Irmã Ubaldina, com Simoni, nesta terça: na pauta, a descentralização do SAMU

A regulação dos serviços prestados pelas equipes e ambulâncias do SAMU é realizado por uma central de atendimento sob a responsabilidade do Governo do Estado. No entanto, o prefeito Cezar Schirmer entende que a descentralização da central garantiria mais qualidade aos serviços e agilidade nos atendimentos. Em virtude disso, o chefe do Executivo, acompanhado pela diretora da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), Irmã Ubaldina Souza e Silva, reuniu-se com o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni, em Porto Alegre, nesta terça-feira (26), à tarde.

Durante o encontro, o prefeito Schirmer discutiu com o secretário Simoni a possibilidade da regionalização da central do SAMU e a viabilidade da implantação de novos serviços a serem oferecidos pelo Hospital Casa de Saúde à população, como atendimentos ambulatoriais em cardiologia e otorrinolaringologia e cirurgias vasculares. “Esta é uma questão que depende fundamentalmente do Governo do Estado. Estamos nos articulando e trabalhando para descentralizar esta central, pois entendemos que isso vai trazer mais agilidade no atendimento aos santa-marienses”, explica…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. Só tem um probleminha com a vinda do atendimento SAMU direto para a Santa Maria,QUEM vai arcar com os custos Financeiros da equipe plantonista????Ouvi a entrevista do sec. de saúde do município que por enquanto descartou esta possibilidade devido aos custos,citando Caxias como exemplo,que tem outra realidade financeira e uma estrutura na saúde invejável para Santa Maria.O Schirmer tá fazendo politica em cima do fato,demonstrando um pseudo interesse para também aparecer na mídia….

  2. Não se esqueça que as articulações bem sucedidas do deputado BOM se deu quando ele era secretário do Governo Schirmer e Farret e não como deputado ou pré-candidato.Derm espaço para o BOM e deu no que deu, uma recaída atrás da outra.

  3. é agora tem até uma vereadora que anda por ai visitando os ginasios de esportes, inclusive esteve no ginásio de esportes camobi, e gritou aos 04 cantos que ela que trouxe o SAMU, para santa maria, pelo amor de deus todos nós sabemos que a implantação do SAMU, UPA,PRESÍDIO REGIONAL, PONTE DE AGUDO, ETC… se deu graças a governadora YEDA e graças ao contato direto de JORGE POZZOBOM com o governo do estado, os PMDBS de nada fizeram por SANTA MARIA……..mas outubro está ai e eles caem fora se deus quizer………hahaha

  4. Esclarecimento:

    O prefeito Cezar Schirmer foi procurado pelo deputado estadual Valdeci Oliveira para saber sua posição quanto a eventual instalação em Santa Maria de uma central reguladora do SAMU em âmbito regional. Da mesma forma o prefeito Cezar Schirmer foi chamado para a reunião em Porto Alegre, pelo secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, para avançar discussão iniciada em audiência pública, realizada recentemente na Câmara Municipal de Vereadores, promovida pela Assembleia Legislativa. O deputado Jorge Pozzobom também trata do assunto, tendo levado o debate à comissão pertinente do Parlamento Gaúcho. O deputado Valdeci, como líder do Governo e pela proximidade que tem com os entes do Executivo Estadual, dá agilidade na discussão. Todos os representantes legítimos eleitos pela nossa sociedade estão envolvidos para que o serviço tenha uma melhor resolutividade. Pelo que se percebe os nossos representantes estão envolvidos na solução do problema. Isso é que importa!

  5. Isto é de praxe do nosso prefeito os outros fazerem e depois ele chega, gostaria que me mostrassem qual atitude que partiu dele aqui na cidade, tudo o que é feito e os outros que tomam as atitudes quando ele ve que vai dar certo vai se achegando, querem fazer o teste pesam alguma coisa pra ele e vão ver, o pulo que ele da e diz e brabo posso me encomodar, ai algum deputado faz e ele corre para levar os louros, agora na campanha o povo vai ver a verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo