ECONOMIA SOLIDÁRIA. Movimentos sociais avaliam o setor, elegem para o Fórum e preparam eventos
Foi um dia de intenso debate, entre os representantes dos movimentos sociais que estiveram no plenário da Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira. Pelo menos três temas mereceram a apreciação dos que participaram do Encontro do Fórum Regional da Economia Solidária.
Mas do que mesmo foi tratado e que decisões foram tomadas? Acompanhe o material produzido pela assessoria de imprensa da Feira Estadual do Cooperativismo e da Feira da Economia Solidária do Mercosul, eventos que ocorrem, simultaneamente, em julho, na boca do monte. O texto e as fotos são do jornalista Maiquel Rosauro. A seguir:
“Economia solidária é discutida na Câmara de Vereadores
Dezenas de representantes de movimentos sociais estiveram reunidos na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria na tarde desta quarta-feira, 20 de junho. No local, ocorreu o Encontro do Fórum Regional de Economia Solidária. Durante o evento foi realizado um balanço da economia solidária a partir de experiências de empreendimentos.
Os participantes foram divididos em grupos de trabalho no qual levantaram propostas de ações prioritárias na área em nível local, estadual e nacional. No final do encontro, foram definidos os dez delegados titulares e os 15 suplentes que irão participar do Fórum Gaúcho de Economia Solidária, de 16 a 18 de agosto, em Porto Alegre.
– O encontro aqui de Santa Maria foi muito bem organizado, com a participação de diversos grupos – elogiou a representante do Fórum Gaúcho de Economia Solidária, Fabiana Muhl.
Após o evento estadual, será realizada a 5ª Plenária Nacional de Economia Solidária, que ocorre entre 9 e 13 de dezembro, em Brasília. O tema será “Economia Solidária: o bem viver, a cooperação e a autogestão para um desenvolvimento justo e sustentável”.
Preparativos para Feicoop
Após o encontro do Fórum, foi realizada uma reunião a cerca dos preparativos da 19ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop) e 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul. Os eventos ocorrem entre os dias 13 e 15 de julho, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria.
Na próxima sexta-feira, 22 de junho, haverá uma reunião com os veículos de comunicação de Santa Maria sobre a divulgação da Feira. São esperados representantes de rádios, jornais, TVs, jornalistas e demais interessados em contribuir com a divulgação do evento. A reunião será no Centro Social Esperança (Rua Vale Machado, 1444, em frente à Câmara de Vereadores), com início às 17h.
Já na terça-feira, 26 de junho, os representantes dos grupos de economia solidária na região voltam ao Legislativo. A partir das 18h30min, ocorre a Sessão Especial em Homenagem aos 25 anos do Projeto Esperança/Cooesperança.”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.