Eleições 2012PartidosPolítica

LAMBANÇA TUCANA. Há de tudo, até intriga. Mas, no fundo, o principal é o interesse governista de desestabilizar Pozzobom

Atenção: aqui vai se escrever de política. Nada além disso. Ponto.

O cara a ser batido, na opinião do governo. Se for o caso, com apoio da “quinta coluna”

Desde sempre, o governismo santa-mariense identificou o que seria seu principal adversário. E ele não era o PT, o “inimigo” das últimas três eleições. Desfalcado, por opção das principais lideranças (Paulo Pimenta, Valdeci Oliveira, Fabiano Pereira), o petismo partiu para uma alternativa diferente, a vereadora Helen Cabral. Que pode até dar certo, mas com muito menos visibilidade que os grandões.

No momento em que percebeu isso, o condomínio governista, PMDB à frente (nesse caso, especificamente, mas também em outros, o PP é coadjuvante), buscou primeiro contornar as notórias inconformidades de Jorge Pozzobom, do PSDB, de pronto identificado como o principal óbice para, no entendimento dos estrategistas palacianos, uma vitória tranqüila.

Fez-se de tudo. Inclusive oferecendo mais espaço político na atual administração, combinado com um cardápio que incluía a coordenação de campanha, mais cargos agora e secretarias de ponta na próxima gestão e, depois, apoio irrestrito à candidatura à reeleição para a Assembleia em 2014. E, suprema concessão, a unção do nome do tucano como o representante único do governismo na disputa municipal de 2016.

Como se sabe, não deu certo. Semana passada, Pozzobom confirmou: concorre à Prefeitura, fracionando o consórcio vitorioso de 2008. E mais: ratificou o grande temor do Palacete da SUCV. O PT passa a ser secundário, na visão eleitoral do governo. O tucano é o inimigo a ser batido. Custe o que custar, politicamente falando.

Pois é exatamente essa a origem da lambança (com direito a intrigas pouco nobres, de parte a parte) em que se envolveu o PSDB. Quem lê os comentários às notas deste sítio já percebeu. Vale tudo. Inclusive lembrar as relações de parentesco entre o ex-presidente tucano com um integrante da administração. Jogo não muito limpo. Mas que existe, sobretudo em época eleitoral.

O governo acredita ainda que Pozzobom desistirá? Claro que não. O deputado tem maioria na Executiva, no Diretório e na Convenção. E será candidato. Busca, inclusive, segundo apurou o sítio, um candidato a vice capaz de abalar estruturas alheias. Se conseguirá, não se sabe. Mas é concorrente certo em outubro.

Então, o que pretende o condomínio? Ora, gerar confusão e desestabilizar o adversário. Contando para isso, claro, com os apetites pessoais e políticos de alguns tucanos. E é neste contexto, apenas neste, que o editor coloca as manifestações feitas ao jornal A Razão neste final de semana pelo ex-presidente do PSDB, Vilmar Seixas. Vai funcionar? Bueno, o futuro dirá. Mas que ninguém se surpreenda. A política também é isso. Ah, mas o que disse o ex-dirigente tucano? Confira você mesmo, a seguir:

 “PSDB racha e pode ter outro pré-candidato

Até o momento o pré-candidato do PSDB à Prefeitura é o deputado estadual Jorge Pozzobom. No entanto, as posições do parlamentar e a decisão da executiva parecem não ter conquistado a todos os membros do diretório tucano. O médico psiquiatra Vilmar Seixas, ex-presidente do partido, diz que se o diretório do PSDB decidir mesmo por ter candidatura própria, lançará sua pré-candidatura, fazendo com que o diretório do partido vote e decida entre ele e o deputado.

De acordo com Seixas, o motivo da decisão é por estar descontente com as atitudes do deputado em atacar a atual administração de Cezar Schirmer (PMDB) e “esquecer” a petista Helen Cabral. “A executiva está excluindo os filiados. Não concordo com a conduta do Jorge”, alfineta o médico, afirmando que muitos filiados estariam descontentes com as decisões tucanas, entre as inconformidades, estaria o não apoio a Cezar Schirmer a reeleição…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

18 Comentários

  1. O prefeito e culpado sim, o passo é uma curva de rio junta tudo que é tranqueira e depois não consegue se livrar, mas como solito não tem competencia eles fazem isso se entregando por qualquer coisa.

  2. Grato pelo convite, mas não vou poder… ta muito deslumbrado com o novo “layout” do blog…
    Ficou show de bola…

  3. @Jaci Borreau
    meu amigo não tenho motivos para me esconder já algumas pessoas não tem a coragem de se manisfestar abertamente.se vc quiser te passo meu enderenço com cep e vc vem me visitar amigo ok.

  4. Luciano Kramer :
    é brabo as pessoas tem que esconder atrás de nomes falsos para poder se manisfestar,isso sim é FEIOOO…mostre seu nome seja verdadeiro.

    E o teu? quem disse que é este? DEbata a idéia… o nome é secundário…

  5. é brabo as pessoas tem que esconder atrás de nomes falsos para poder se manisfestar,isso sim é FEIOOO…mostre seu nome seja verdadeiro.

  6. Pablo :O PozzoMAU está preocupado, pergunte na rua a opinião verdadeira e não aquela pesquisa implantada sobre a candidatura dele. Ninguém quer saber do Tiririca de SM que fica só fazendo rima e não tem projeto pra cidade! Ahh.. tem outra pesquisa na rua encomendada pelo PozzoMAU, é muito engraçado a abordagem e questionamentos.

    Agora é POZZOMAU na eleição de 2008 era o Bom , como a vida da voltas , vamos tirar o Pozzobom vamos sera que xirme era prefeito?

  7. Pablo com certeza é mais um CC do palácio rosa, bem desesperado por sinal, já viu que poderá perder o emprego para Pozzobom ou até mesmo para Helen. O governo Schirmer está aos poucos naufragando, ainda bem que o Claudemir não se vende como outros jornalistas e/ou veículos da cidade! Vamos à luta contra a velha política, de velharia e antiguidade já chega. Schirmer e Farret já deveriam ter ido pra casa cuidar dos netos!

  8. O PozzoMAU está preocupado, pergunte na rua a opinião verdadeira e não aquela pesquisa implantada sobre a candidatura dele. Ninguém quer saber do Tiririca de SM que fica só fazendo rima e não tem projeto pra cidade! Ahh.. tem outra pesquisa na rua encomendada pelo PozzoMAU, é muito engraçado a abordagem e questionamentos.

  9. Administação atual poderia ser muito boa se seguido algumas orientações basicas dos tucanos, mas nos colocaram de lado!
    Realmente o povo não esta a favor, apenas pergunte nas ruas……….

  10. Engraçado que isto não me surpreendde. O Pozzobom é egocêntrico e tá na hora dele ver que o mundo não gira ao redor dele e que o PSDB é bem mais que um único nome e nem todos são manipulados, tem muita gente de caráter alí. Parabéns ao Vilmar Seixas, se o Jorge pode concorrer, outros tbm podem. Ele não é melhor que ninguém. E o que você me diz sobre ele só ter visto os problemas da administração agora, 3 anos e seis meses depois de fazer parte da mesma? Pra mim isto tem nome.

  11. desde que o BOM ganhou do afiliadinho do chefe do executivo, o atual governo tentou desestabilizar o PSDB, só que os mercenários que ficam no governo abrem uma dissidencia no PSDB sim, eu acho uqe o PSDB teria que convidá-los a se retirar……e se eles querem que vão para o PMDB………porque na verdade nunca foram tucanos………

  12. Esqueci de dizer que escrevi hilário sem o “h” exatamente para chamar a atenção de tão hilário que é esta historinha! hahahaha! Abraço!

  13. Parabéns, Claudemir pela análise precisa desta “ilária” pretensa candidatura do Wilmar Seixas! Se o patrocinio é palaciano, ou se é apenas uma tentativa de manter o “parente” na secretaria até o final do ano, é muito pobre a estratégia. O PSDB é pequeno e continua pequeno exatamente por estas “rusgas” de inexpressivos. Muitas lideranças abandonaram a politica partidária em função desta “cultura rasteira” de fazer politica. Mas, o Pozzobom é imensamente maior que o PSDB de Santa Maria.E isso define tudo! Abraço!

  14. Bah Claudemir ate tu brutos. Colocando a culpa da lambança dos tucanos no prefeito. O prefeito ta no PMDB e nao no PSDB. Para de usar esse joguinho de vincular o governo em todas as açoes dos partidos. A verdade e que o Bom nao tem marioria absoluta e tem gente descontente com a candidatura dele. Agora os candidatos tem todo o direito de buscar apoio em todos os partidos, nao foi vc mesmo que escreveu que uma ala do PSB apoiaria o BOM, entao uma ala do PSDB vai apoiar o Schirmer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo