* Após palestra no Colégio Politécnico, onde apresentou projetos de sua pasta, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, foi ao reitor da UFSM.
* Acompanhado do deputado Valdeci Oliveira, Pavan foi recebido pelo reitor Felipe Muller, a quem o secretário disse ter “total interesse de trabalhar integrado às universidades gaúchas, em especial com a UFSM”.
* O interesse se explicar por que a universidade tem vários cursos e muitos projetos de pesquisa e extensão na área de Ciências Rurais.
* Em função do feriado de quinta-feira, a Câmara de Vereadores porrogou até o dia 15 o período de inscrições para a Lei do Livro – que DETERMINA a publicação anual de pelo menos uma obra com temática ligada a Santa Maria.
* Enquanto isso, na sessão desta terça, nada há de extraordinário. Exceto, talvez, a palavra dos médicos do HUSM contra a MP 658. Eles usarão a Tribuna Livre.
* Em todo caso, como sempre ocorre no primeiro encontro da semana, sobram requerimentos, os indefectíveis, cobrando serviços do poder público. São exatamente 64, como se percebe lendo o Boletim Legislativo 27/2012.
* Ah, os médicos do Hospital Universitário (HUSM) e do Hospital Veterinário adiaram decisão sobre greve das duas categorias. Nova assembleia ocorre na manhã do dia 11.
* Mas está confirmada a paralisação, pelo menos no HUSM, nesta terça – com exceção dos atendimentos de emergência. Os profissionais se mobilizam contra a Medida Provisória 568 e falarão sobre isso, na Câmara.
* Segundo os médicos, a MP revisa seus salários, reduzindo-os à metade e mantém a transformação dos adicionais de insalubridade em periculosidade em valores fixos, contrariando o Regime Jurídico Único dos Servidores.
* Já os docentes, em greve desde 17 de maio (em Santa Maria a partir do dia 28), participam nesta terça de uma Marcha Unificada dos Servidores Públicos Federais, em Brasília.
* Caravanas com professores de todas as Instituições Federais de Ensino em greve são esperadas para o ato, que deve reunir cerca de 20 mil trabalhadores federais.
* De Santa Maria, conforme a Seção Sindical dos Docentes, saiu no omingo um ônibus para a capital federal, com a presença de técnico-administrativos e estudantes para a atividade.
* Nesta segunda, INFORMA a assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes, que apoia os indígenas, a comunidade Guarani Mbya de Santa Maria inaugurou oficialmente a aldeia Tekoa Guaviraty Porã.
* O termo de posse da área, com um total de 77 hectares, foi entregue aos indígenas. Aproveitando a ocasião, a União, através da Funai, fez o reconhecimento do terreno.
* Entre os presentes também estavam Ivar Pavan, secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Valdeci Oliveira, deputado estadual, e Rafael Brum, procurador da república.
* Também acompanharam o ato o presidente da Sedufsm, Rondon de Castro, João Maurício Farias, assistente técnico da Funai, além de representantes de outras instituições.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.