Câmara de VereadoresCidadaniaCulturaEducaçãoEstadoPolíticaTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Ivar e o Reitor da UFSM, Lei do Livro, médicos do HUSM, índios assentados, docentes em greve…

* Após palestra no Colégio Politécnico, onde apresentou projetos de sua pasta, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, foi ao reitor da UFSM.

Pavan e Valdeci com Muller: integração governo/UFSM é a ideia (foto Tiago Machado)

* Acompanhado do deputado Valdeci Oliveira, Pavan foi recebido pelo reitor Felipe Muller, a quem o secretário disse ter “total interesse de trabalhar integrado às universidades gaúchas, em especial com a UFSM”.

* O interesse se explicar por que a universidade tem vários cursos e muitos projetos de pesquisa e extensão na área de Ciências Rurais.

* Em função do feriado de quinta-feira, a Câmara de Vereadores porrogou até o dia 15 o período de inscrições para a Lei do Livro – que DETERMINA a publicação anual de pelo menos uma obra com temática ligada a Santa Maria.

* Enquanto isso, na sessão desta terça, nada há de extraordinário. Exceto, talvez, a palavra dos médicos do HUSM contra a MP 658. Eles usarão a Tribuna Livre.

* Em todo caso, como sempre ocorre no primeiro encontro da semana, sobram requerimentos, os indefectíveis, cobrando serviços do poder público. São exatamente 64, como se percebe lendo o Boletim Legislativo 27/2012.

* Ah, os médicos do Hospital Universitário (HUSM) e do Hospital Veterinário adiaram decisão sobre greve das duas categorias. Nova assembleia ocorre na manhã do dia 11.

* Mas está confirmada a paralisação, pelo menos no HUSM, nesta terça – com exceção dos atendimentos de emergência. Os profissionais se mobilizam contra a Medida Provisória 568 e falarão sobre isso, na Câmara.

* Segundo os médicos, a MP revisa seus salários, reduzindo-os à metade e mantém a transformação dos adicionais de insalubridade em periculosidade em valores fixos, contrariando o Regime Jurídico Único dos Servidores.

* Já os docentes, em greve desde 17 de maio (em Santa Maria a partir do dia 28), participam nesta terça de uma Marcha Unificada dos Servidores Públicos Federais, em Brasília.

* Caravanas com professores de todas as Instituições Federais de Ensino em greve são esperadas para o ato, que deve reunir cerca de 20 mil trabalhadores federais.

* De Santa Maria, conforme a Seção Sindical dos Docentes, saiu no omingo um ônibus para a capital federal, com a presença de técnico-administrativos e estudantes para a atividade.

* Nesta segunda, INFORMA a assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes, que apoia os indígenas, a comunidade Guarani Mbya de Santa Maria inaugurou oficialmente a aldeia Tekoa Guaviraty Porã.

* O termo de posse da área, com um total de 77 hectares, foi entregue aos indígenas. Aproveitando a ocasião, a União, através da Funai, fez o reconhecimento do terreno.
* Entre os presentes também estavam Ivar Pavan, secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Valdeci Oliveira, deputado estadual, e Rafael Brum, procurador da república.

* Também acompanharam o ato o presidente da Sedufsm, Rondon de Castro, João Maurício Farias, assistente técnico da Funai, além de representantes de outras instituições.

Indios Guarani tomaram posse do terreno, na zona oeste (foto Rafael Balbueno/Sedufsm)

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo