EconomiaNegócios

ENFIM, ALGUÉM DISSE. Compra da Casas Bahia por Abílio Diniz só é boa pra ele, não para o consumidor

Ele tem todas as razões para ficar faceiro. Já o consumidor...
Ele tem todas as razões para ficar faceiro. Já o consumidor...

Modéstia às favas, quando anunciou-se a “união” entre Sadia e Perdigão, os dois mais graúdos conglomerados nacionais na área de alimentação, aqui se escreveu: 1) nada de fusão; o que houve foi a compra da primeira pelo segundo; e 2) haverá perda de emprego e não necessariamente cairá o preço dos produtos para o consumidor, quando a mídia amiga tentava afiançar o contrário.

Pois, agora, o que temos é um grande grupo varejista comprando outro grandão. E o resultado é exatamente o mesmo. Embora o contorcionismo da mídia para tentar dar a entender que haverá benefício para o consumidor com a compra da Casas Bahia por Abílio Diniz (grupos Pão de Açúcar e Ponto Frio). A tendência, quase certeza, é exatamente oposta.

Quem escreve sobre isso, e o que os midiatas estão refletindo, em uma das notas da seção “Circo da Notícia”, é o experiente jornalista (e hoje consultor de empresas e organizações diversas) Carlos Brickmann. Dê uma lida e confira:

“…O nome do jogo

O Pão de Açúcar comprou as Casas Bahia, naquilo que hoje se chama de “consolidação do mercado”. Antigamente se chamava “concentração de mercado”, “truste” ou coisa semelhante. O mais importante, entretanto, não é a novilíngua: é a reiterada história em que a imprensa sempre acredita, de que com os ganhos de produtividade (“as sinergias”) haverá queda de preços. Não, não haverá: queda de preços só existe quando há concorrência. Menos concorrência, preços mais altos. Está em qualquer manual de economia. Se “concentração de mercado” baixasse preços, ninguém conseguiria preços mais baixos do que um monopólio. O Brasil já teve, por exemplo, monopólio estatal de telefones. Havia poucos telefones e a preços muito altos. Para que eficiência se não há concorrência?…”

PARA LER A ÍNTEGRA DA SEÇÃO “CIRCO DA NOTÍCIA”, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo