Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Eleições 2012PartidosPolítica

O QUINTO ELEMENTO. Pozzobom faz festa, confirma candidatura e anima a campanha

 

Com a presença de deputados estaduais, Pozzobom se coloca na disputa (pedido do PSDB nacional, revelou) a prefeito. É o elemento, o quinto, que faltava na peleia

Por essa, poucos esperavam, há alguns meses. Ainda que a estrela do enredo nunca negasse a possibilidade. Escaldados pela mesma postura, mas com desfecho diverso, há quatro anos, a maioria dos observadores, não obstante os indícios fortes, preferia esperar. Mas, agora, se confirma: Jorge Pozzobom é, sim, candidato a prefeito de Santa Maria, animando uma campanha eleitoral que a quase todos se antecipava morna.

O tucano não chega a ser o Bruce Willis d’O Quinto Elemento, o filme que agitou o fim do século passado (1997) e que mostrava um herói que o diretor francês Luc Besson tornou espetacular na ação delirante. Mas, a exemplo do protagonista da ficção, Pozzobom, por atos e palavras, também gostaria de ser a arma letal contra o governismo – do qual foi, diga-se, parte ativa até dias atrás.

Aliás, parte do discurso pode ser conhecida perto da uma da tarde deste domingo – em presença, também, dos deputados estaduais tucanos Zilá Breintenbach e Lucas Redecker. No almoço em que comemorou seu 42º niver, Pozzobom antecipou retoricamente o que pretende dizer ao eleitorado. Defesa de ações que, no entendimento dele, são fundamentais para Santa Maria, tem o dedo, a mão e o corpo inteiro do PSDB. Seriam os casos do Hospital Regional e da UPA, por exemplo, e para ficar na Saúde, apenas.

Militantes que superlotavam as dependências do CPF Piá do Sul (coisa de 800 comensais, pelo menos, estima o colunista, com base na sua experiência em festerês diversos no mesmo local) já davam o tom: “aquele vídeo em que Cezar Schirmer diz que Yeda (Crusius) é a melhor governadora para Santa Maria nos últimos 20 anos” vai ganhar nova vida. É?

PSD de Marion Mortari, aliado fechado

Então, o quinto candidato a se colocar na briga (o anúncio oficial ocorre na manhã desta segunda, em entrevista coletiva marcada para o plenarinho da Câmara) está na oposição. É a dedução lógica. E vai disputar espaço com os outros três, do mesmo lado: a vereadora e professora Helen Cabral, do tradicional PT, o estudante Tiago Aires, do PSOL, e a advogada e professora Alda Olivier, do PSTU.

RESUMO DA ÓPERA: vem aí uma campanha bastante acalorada. Os tucanos correm atrás de mais aliados – e o PSD de Marion Mortari confirmou presença na domingueira, anunciando adesão ao nome tucano. Petistas se esmeram em ampliar a sua, por enquanto, restrita coligação. Esquerda-esquerda dividida e batendo em todo mundo. E Cezar Schirmer tendo que se ver para defender o seu governo (do qual, não é bom esquecer, o PSDB, até o presente momento, ainda faz parte) e acuar os adversários. Todos vão bater nele – ainda que possam se chocar internamente também. É. Tem tudo para ser muito divertida, ao observador, a peleia que ganha contornos definitivos, a partir da definição do quinto elemento.

OBSERVAÇÃO: as fotos que ilustram esta nota são de Juliano Mendes.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

35 Comentários

  1. Ricardo Bieri :

    Márcio Dutra :Será que a Prefeitura já recebeu a carta do diretório municipal do PSDB com os CC’s tucanos colocando seus cargos “à disposição” do Prefeito?

    Também faco a mesma pergunta. Por questões éticas e morais; todos os CC’s tucanos deveriam deixar imediatamente o governo municipal; pois se assim não o fizerem;…estarão comecando errado a campanha na qual tanto clamam por “Ética” na política!

    Ética? Moral? Tu acha que um cara que não tem emprego ou trabalho vai deixar a prefitura e 7 contos na carteira no final do mês?
    Ideologia, ideologia, leite na mesa a parte.
    Eles ficam…
    Fidelidade partidária … ahahah
    él él él tucaninho de aluguel

  2. Luciano Kramer :
    Deputado Jorge querer concorrer é um direito dele ponto!!!mas não podemos esquecer que o psdb faz parte deste governo do prefeito Schirmer,portanto fica muito feio criticar atual governo mas continua mamando a tetinha.

    Tucano Não é mamídero… tem que desocupar a teta para um felino ocupar, já sei quem ocupará o meio ambiente.

  3. @Luiz
    OK…
    Mas por via dúvidas, vou começar a assinar meu nome mais completo.
    A partir de agora serei Luiz Venancio.
    Mas se o cara assinar igual.. aí vou começar a desconfiar que é perseguição… rs…

  4. @Luiz Cara, apenas não sou bobo, palhaço para cair no discurso. Quanto cada um teve que vender da sua alma para estar onde estão ou tu achas que foi só com estudos e altruísmos. Faça-me o favor e por estudar e refletir que não caio no conto de ninguém cara. E estudo muito, leio muito desde os quatro anos. Endeusam demais esses caras por isso que eles fazem gato e sapato de vocês. Eles querem estar no poder para ganhar grana, se manter no poder para dar tetas aos seus. Se fosse altruísmo, vontade de fazer, coragem para mudar as coisas não seriam tão atrasadas. Não odeio todos os políticos, pois ainda tem uma pequena parcela que quer mudar mas não consegue, pois não tem força suficiente diante do poder econômico. E minha idade é 31 anos e se não me converti a massa que acredita que é bom ser amiguinho de qualquer político para conseguir benefícios, me sinto vitorioso.

  5. Queridos Amigos!

    Por quase 8 anos a população de Santa Maria sofreu com um partido, que com 33% impuseram um prefeito que nunca foi maioria na cidade! Este prefeito que era do PT governou nossa cidade por 8 anos, graças a desunião das demais lideranças. No ano de 2008 a população aclamou a união destas lideranças! Todos se desarmaram de suas vaidades pessoais e formaram um grande frentão de oposição ao governo do PT. Onde obtiveram maciça aprovação da população coração do Rio Grande. Este mesmo frentão novamente as lideranças se desarmaram e mais uma vez se uniram para apoiar esta proposta de governar com amor a nossa gente e a nossa terra. Mas daí surge na finaleira o Judas desta proposta, o desunidificador, o rancoroso, o vaidoso, o projetista pessoal do Jorge Pozzobom. Afim de colocar toda essa união que Santa Maria aclamou por água baixo, custe o que custar, sem proposta, apenas para se promover políticamente. Então falo de minha indignação pois o Jorge Pozzobom não vai ganhar eleição, mas essa divisão, que o BOM ta promovendo, poderá novamente estar entregando de bandeja o governo novamente ao PT.

  6. Márcio Dutra :Será que a Prefeitura já recebeu a carta do diretório municipal do PSDB com os CC’s tucanos colocando seus cargos “à disposição” do Prefeito?

    Também faco a mesma pergunta. Por questões éticas e morais; todos os CC’s tucanos deveriam deixar imediatamente o governo municipal; pois se assim não o fizerem;…estarão comecando errado a campanha na qual tanto clamam por “Ética” na política!

  7. Deputado Jorge querer concorrer é um direito dele ponto!!!mas não podemos esquecer que o psdb faz parte deste governo do prefeito Schirmer,portanto fica muito feio criticar atual governo mas continua mamando a tetinha.

  8. Como vários comentaram eu também queria saber quando o PSDB vai realmente sair do governo, porque tá ruim, tá na hora de colocarem seus cargos a disposição, pra ganhar salário o governo é BOM? Porque chamar a imprensa pra falar “abobrinha” e se intitular o “pai” das ambulâncias do SAMU, da vinda do Hospital Regional, UPA, por favor!!! Quem tem o mérito é o atual Prefeito, todo mundo sabe! Jorge Pozzobom vai fazer muito mais por nossa cidade e região como Deputado. E as lideranças políticas que estavam na festança não vão ajudar em nada nem votam aqui!? E os convidados pareciam que estavam lá só porque o almoço era de graça! Essa candidatura nada mais é que o ego do BOM falando mais alto.

  9. Já sei de onde vc é Pablo. Com esse ranço todo tu deve ser daquele que precisam manter o CC e por isso fica atacando tudo e todos. Se realmente tu fosse sério saberia o que é bom ou ruim de qualquer governo que seja, mas me parece que não é isso. Entendo o Pozzobom quando ele diz que lutou para trazer o Hospital Regional e pelo que sei, pq eu ouvir ele dizer varias vezes isso, o governo Yeda incampou um projeto que se arrastava 8 anos em Brasília, portanto nunca ouvi ele dizer que o projeto era DELE. Qto a UPA eu ouvi, claramente, ele dizer que estava para ser instalada em Canoas e ele mostrou a governadora o pq deveria ser em Santa Maria. Se ela aceitou os dois pedidos por culpa por não ter aproveitado melhor um suplente de deputado Federal ou não, isso é o que menos importa. Temos a Upa e vamos ter o Hosp. Regional. Agora, tu negar isso, e chamá-lo de MAU, bem ai é uma questão de humor e o teu meu querido esta junto a teu calcanhar.@Pablo

  10. Já começou a disputa do Pozzobom x Schirmer,quem vai ficar com o ¨mal feito¨ou o ¨bem feito¨? Quem será o responsável pelo o quê mesmo?Será a disputa entre tapas e beijos……

  11. @Luiz
    Claudemir:
    Esse aí é homônimo ou fake?
    Pelo que eu lembro, o verdadeiro e primeiro “Luiz” daqui sou eu!!
    rs…
    Me tire esta dúvida. (NOTA DO SÍTIO – um é um, outro é outro. Mas o leitor não precisa se preocupar porque as diferenças são bastante evidentes, sem que o editor faça, com isso, qualquer juízo de mérito)

  12. Não sei tua idade, mas essa revolta com o quase todos os políticos tomara que mude com o tempo…Conheço pessoalmente o Trabalho do Prefeito Schirmer e tbm do Deputado Jorge Pozzobom… pode ter certeza que tem bastantes defeitos e acertos….mas pode ter certeza que eles não chegaram onde estão sendo este horror que tu diz que são… São políticos, gestores e estudaram pra estar onde estão…ESTUDE e tente chegar onde eles estão… @Leandro Passos Rodrigues

  13. @Pablo

    Realmente é isso que representa estar sozinho. 1000 pessoas que estavam lá é estar sozinho, diferentemente das 100 que estavam no aniversário do Dr. Farret(e eu era uma delas), digo 100 pessoas porque todas as outras foram obrigadas porque eram CCs da prefeitura…

  14. Será que a Prefeitura já recebeu a carta do diretório municipal do PSDB com os CC’s tucanos colocando seus cargos “à disposição” do Prefeito?

  15. @Pablo
    O Pablo, deixa de ser igual véio, os outros candidatos são mto diferentes do que tu fala? Ou tu acha mesmo que o Governo Schirmer é bom? ou tu acha que a Hellen vai governar sob a batuta de quem? “te liga marafiga” é tudo blá, blá, blá… inclusive tu.

  16. @Pablo
    Gostei, Pablo. Não sei aferir sobre o Hospital regional, upa, ou quem quiser ser pai de quem, o fato é que foi iniciativa do governo que aí está. Portanto, mérito para o prefeito que uniu as forças para atrair investimentos, psdb, pt, pmdb, e tantos outros que ajudam santa maria. Mas o currículo de um prefeito deve estar em sua história, em seu trabalho por Santa Maria, vamos colocar os projetos efetivados de cada um desses que aí estão apostos, principalmente Schirmer e Pozzobom (A Helen, bueno, é nova no pedaço, primeira legislatura dela). Isso que deve se basear para governar, história, vontade, e não aventuras. Ser prefeito de uma cidade não é leviandade, senhores, por favor respeito com a cidade que amo.

  17. Essa foto é o que representa bem a candidatura do PozzoMAU, um projeto egoísta, sozinho, teimoso, cercado apenas por sua família e dois deputados tucanos sem expressão política. Vai ser uma gritaria sem fim no programa eleitoral, atacando a Helen e o Schirmer e teimando em ser o “pai” de grandes avanços dos Governos Lula, Dilma, Tarso e Schirmer. Já mentiu sobre a UPA, HOSPITAL REGIONAL E SAMU, agora está dizendo que a duplicação da 509 e a rede de esgoto é conquista dele. Quem é a referência dele? Fernando Henrique Cardoso que privatizou todo país e arrochou o salário do funcionalismo público? Yeda Crusius que governava com arrogância e mentiu sobre o déficit zero? Um cidadão que se apresenta com 10 anos de vida pública e em seu curriculum tem suplente de vereador, um mandato de vereador e um mandato de deputado estadual incompleto tem reais condições de governar uma cidade do porte de SANTA MARIA? Eu achava que iria ser o deputado bom, mas enganou o povo querendo abandonar o mandato pela metade. PozzoMAU!

  18. Engraçado isso. O PSDB diz que é seu o Hospital Regional. O Schirmer diz que é dele. E a imensa parte dos recursos para obra são do Lula e da Dilma

  19. Se Schirmer vai crescer como bolo vamos ter que esticar mais o período eleitoral. Foi bem sintomático o nº de pessoas que estavam no Piá do Sul, inclusive eu, que vi alguns municípios da volta e seus pré-candidatos a prefeito junto com Pozzobom. O Claudemir só se engano no nº de pessoas que estavam lá, pode colocar mais no mínimo 100 pessoas. Só no salão anexo tinha mais de 300 pessoas. Por fim a crítica de que se estar no governo é passe para que um partido não possa concorrer depois é só para confundir o eleitor. Vamos analisar: quem dos comentaristas de plantão podem me indicar um partido que estava no governo e se viu OBRIGADO por um projeto anterior a ficar onde não quer mais ficar? Se isso fosse verdade nenhuma sigla partidária pode crescer e sim ficar a reboque dos grandes partidos. O PT, por ex. levou mais de 20 anos para ser o PT que é hoje e eles não coligaram com ninguem? Vamos lá, vamos ser sérios.

  20. Quer dizer que o PozzoBOM, de repente, virou PozzoMAU e resolveu atrapalhar os planos de reeleição dos seus, até então, “aliados”? Tragicômico.

  21. Em vez de juntar as forças estão se dividindo… vai acabar que nem Schirmer nem Pozzobom vão ganhar essa eleição. Ao invez dos dois estarem no poder vão perder pra esquerda e vão colocar fora o que conquistaram… Lembra das ultimas eleições anteriores a última, na qual o Schirmer e o Farret dividiram os votos, vai acontecer de novo.

  22. Ué, não entendo mais nada, o Schirmer diz que foi ele que trouxe o Hospital Regional e a UPA, agora o Jorge diz que foi êle, foi o govêrno dele, esta campanha vai ser um verdadeiro lamaçal de mentiras, e em quem o povo vai acreditar? Veremos

  23. @leonel Mas na hora de assar o bolo pode abatumar, não se esqueçam. Nunca se sabe. Há e o BOM é farinha do mesmo saco. Totalmente demagogo e incoerente.

  24. Veja o que vai acontecer o Pre. Schirmer, disse que a Gov. Yeda, era a melhor para a cidade o que ele vai dizer para o Pozzobom, quando for atacado e a voz dele dizendo que o PSDB, e o melhor para Santa Maria, isso acontece porque os partidos, só govrenam com estes aconchavos, mas apartir do ano que vem este quadro vai mudar a cidade sera covernada por um só partido.

  25. Hmm. Quer dizer que o Pozzobon via bater? Mas quem tem telhado de vidro, mesmo? E os cargos no governo? Vai dizer que agora descobriram, bem em época eleitoral, que não concordam com a política do governo? Quer dizer que, de repente, são oposição? Hmm. Interessante. Explica aí!

  26. -Quem têm bala n’agulha, não apanha calado – agora, quem é fogo de palha, não esquenta água para chimarrão.

  27. Pelo que estou prevendo será a maior comedia da história de Santa Maria…Todos batendo no Prefeito Schirmer e ele crescendo como bolo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo