PrefeituraSanta MariaSegurança

SEGURANÇA. Guarda Municipal já nas ruas de SM

Schirmer, na solenidade, anunciou a instalação de 732 câmeras de videomonitoramento

Uma megasolenidade aconteceu na manhã de hoje, na avenida Rio Branco, para o início efetivo das atividades da Guarda Municipal de Santa Maria – com seus 160 integrantes e 40 viaturas, para começar o trabalho.

O relato do que ocorreru, outras informações sobre a corporação e também a manifestação de algumas pessoas ouvidas pelos repórteres, você tem no material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O texto é de Luiz Otávio Prates, com a colaboração de Fabrício Minussi e Nathale Kraetzig e fotos de João Alves. Confira:

Chegou o reforço: Guarda Municipal já está nas ruas e atua nos bairros, escolas, postos de saúde e praças de Santa Maria

160 integrantes já estão realizando seu trabalho

Os santa-marienses já podem sentir a cidade mais segura, a partir desta quarta-feira (20). Isso porque, o prefeito Cezar Schirmer, acompanhado pelo secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, autorizou, nesta manhã, o início das atividades da Guarda Municipal em Santa Maria. Os agentes, que concluíram o curso de formação na última sexta-feira (15), poderão ser vistos nas ruas ainda esta semana. O ato de implantação do órgão aconteceu na Avenida Rio Branco e contou com a presença de secretários, vereadores e autoridades relacionadas à segurança pública do município.

Para o prefeito Cezar Schirmer, a Guarda Municipal, ao lado das câmeras de vídeomonitoramento, será uma das principais ferramentas para auxiliar no combate à violência e à criminalidade no município. “Eu nunca entendi como uma cidade do porte de Santa Maria não tinha a sua Guarda Municipal. Agora, a Prefeitura deixa de ter aquela posição de omissão e de desinteresse em relação à segurança pública ou a transferência de responsabilidade. Isso é uma grande conquista da nossa cidade e tenho certeza que Santa Maria ganhará muito”, sinalizou.

Manica: 'Guarda é da (e foi criada) para a cidade'

O chefe do Executivo ainda anunciou a instalação de 732 novas câmeras de vídeomonitoramento em diversas regiões da cidade. “Com estes equipamentos, vamos acompanhar, tanto nos bairros, em vilas e no centro, aquilo que está acontecendo na nossa cidade. Agora, estamos efetivamente trabalhando no enfrentamento da insegurança. Penso que este é o dever da administração e me sinto muito feliz e gratificado por realizar mais este item do nosso plano de governo”, destacou o prefeito. Atualmente, Santa Maria conta com 115 câmeras.

O secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, durante o seu discurso, destacou que a Guarda é da cidade e foi criada para a cidade. “A Guarda Municipal é resultado de…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

18 Comentários

  1. a guarda sempre existiu, unica coisa que foi feita foi troca de nome de vigilancia para guarda…….essa guarda quem a criou foi o valdeci…….outra coisinha é cirme eleitoral fazer campanha na TV……será que o chefe e seus assessores nao sabem disso…………ainda bem outubro está proximo……

  2. O mote da piada permanece! Se pisar no Mundo Civilizado é engaiolado, pior, ALGEMADO! Mas, esperamos Outubro, talves os paulistanos nos deem uma agradável surpresa!

  3. O que seria de qualquer municipio se não existisse o gov federal e estadual num sistema federativo? Precisamos trabalhar unidos para que se atinja os objetivos. Masnão acontece isto na pratica,somente acontece quando temos PREFEITOS da evergadura, da capacidade e conhecimento do Prefeito Schirmer para correr atras de projetos, sem olhar para siglas partidarias ele, Prefeito Schirmer é recebido com respeito por sua conduta ilibada e e por sua postura ética, não dando a mínima para críticas de invejosos e fazendo tudo por nossa quqerida SANTA MARIA. Parabéns Prefeito! è de um homem como o senhor que precisamos e todos os municípios do Brasil.

  4. Antes de qualquer coisa, digo que a criação da Guarda Municipal tem sim que ser exaltada e o trabalho da administração municipal, reconhecido.

    Também devo lembrar o inquestionável que são as oportunidades criadas pelo governo federal para que ações como a Guarda Municipal, UPA, SAMU, praças da juventude, creches e outras tantas, possam ser realidade não aqui em Santa Maria, mas em centenas de municípios brasileiros, governados por todas as cores partidárias. Os prefeitos do Brasil a fora sabem disso e se alguns não reconhecem é por pura politicagem.

    Entretanto, reconhecer o trabalho da administração municipal não deve implicar em cegueira coletiva e nem aceitar como certas algumas informações distorcidas e tampouco deixar de questionar algumas coisas. É isso que faço através de alguns pontos:

    1. A Constituição Federal em seu artigo 144, parágrafo 8º fala que “Os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus BENS, SERVIÇOS e INSTALAÇÕES, conforme dispuser a lei.” Diante disso, questiono a falsa impressão de que a guarda municipal atuará de forma ostensiva no combate ao crime. Onde está o amparo legal para isso?

    2. Outra informação que pode dar falsa sensação de segurança é quando informam somente o número total de agentes no “policiamento ostensivo” como divulgado na entrevista do Secretário Manica. O número total de agentes ostensivos seria de 115. Se o número for este, isso implica que em cada turno (12 de trabalho por 36 horas de folga) teremos no máximo 28 agentes circulando pela cidade, isso sem contar férias, licenças e outros ausências;

    3. O responsável pela Guarda Municipal, segundo divulgado pela imprensa, é o Secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica. Creio que esta responsabilidade é institucional. Questiono qual a formação em segurança do responsável operacional da Guarda Municipal que, certamente, deve ser exercida por um integrante da mesma.

    4. A Guarda Municipal já possui um estatuto interno onde devem estar estabelecidos as atribuições, códigos de postura e de operações, etc.?

    5. Sempre ouço falar que estão sendo instaladas mais e mais câmeras de vigilância pela cidade. O último número que ouvi é que serão instaladas mais 600 câmeras. Qual a estrutura já atuante para operar tantas câmeras distribuídas pela cidade, ainda mais que devem funcionar 24 por dia? Não deve ser fácil observar em tempo integral tantas câmeras com eficiência.

    6. Pela quantidade de veículos adquiridos, 40 viaturas, segundo divulgado na imprensa, e pelo número atual de agentes possíveis de atuarem a cada turno, fica fácil de verificar que sobram viaturas. Existe previsão de contratação, em breve, de mais agentes?

    Bueno, teríamos outros questionamentos que ficarão para outra oportunidade mas repito, a criação da guarda municipal é sim um fator muito positivo para a cidade.

  5. Tem razão o blogueiro.
    Solstício.
    Pisei na bola… por mal-informado ou ignorante… ou seja… tive um momento PTista… rs…
    Abraço

  6. Será que ninguém nessa cidade sabe (ou quer) pensar coletivamente? Uns tentam desmerecer tudo que o adversário faz (mesmo sendo certo), outros só sabem desqualificar o trabalho dos outros, e assim vai a nave dos desesperados! Porque agora a coisa vai ficar mais laranja por quatro longos anos! Ah, e será que desistiram de processar o Xirme por causa do laranja? É o único ponto em que eles tem razão, o laranja é exclusivo do PT! Só o PT pode ter laranjas no partido, no governo, aonde tiver dinheiro tem um laranja do PT. E agora parece que além dos laranja eles querem também os Bergamota, um novo tipo, que surge de 4 em 4 anos, tentando ocupar o espaço ocupado pelos laranjas desmascarados!

  7. Circula no Bixiga, a piada do dia: em Outubro (como alguém aqui lembrou) após ‘estonteante’ vitória petista, o Haddad chega pro ‘novo Cumpanheiro’ e diz: “Vamos passar um semana na Líbano? O Salim responde: nonposso, Interpol…

  8. Realmente… uma Megasolenidade, na Avenida Rio Branco, para o início das atividades da Guarda Municipal.
    Mas… não tinha, todas as viaturas anunciadas pela Administração Cézar Schirmer.
    Olha… que contei :
    Uma, duas e três vezes… e faltavam alguns carros… nem a Van apareceu, conforme o anunciado.
    O que não é… nenhuma novidade, nas Inaugurações deste Governo.
    Sempre… falta alguma coisa.
    Foi então, que eu Lembrei :
    Ufa !!! Outubro… está chegando.

  9. Guarda Municipal na rua SEM NEM MESMO O UNIFORME ESTAR PRONTO……MAL FEITO!!!

    Chega de mentiras e vender ilusões, NEM OS UNIFORMES ESTÃO PRONTOS, largaram a Guarda para propagandear…não tem nem coletes suficientes…

    Como chamamos isso tudo?? MAL FEITO!

  10. OBRIGADO a todos NÓS que trabalhamos e pagamos impostos & serviços para a roda-da-vida! Obrigado aos Políticos da área de Santa Maria, pois os escolhemos para tal! Obrigado e continuem com o seu serviço, serão lembrados… e NÓS continuamos o pão-nosso de cada dia!

  11. Obrigado Pimenta, Valdeci, Fabiano, Tarso, Lula e Dilma por terem criado o céu e a terra, os mares e as plantas, os peixes, pássaros e animais terrestres, o sol e as estrelas, os planetas e satélites, os dinossauros e as naves espaciais.

    Obrigado por terem um dia descido dos céus e dado a nós, pobres mortais, a oportunidade de confirmar a existência dos deuses.

    Obrigado inclusive pelas caronas que pegaram, pelas contas rejeitadas pelo TCE, pela “falta de vontade política”, pelo Mensalão, aloprados, etc.

    Obrigado pela parceria com gente comprovadamente honesta como MALUF (éca!!), Sarney, Collor, Barbalho, Calheiros, Jucá e outros.

    O que seria do mundo sem essa gente??

    E me serve logo uma xícara do santo daime petista, que nesta noite de equinócio (PTistas: ao dicionário!!) hoje eu quero alucinar!!!!!
    (NOTA DO SÍTIO – o editor não resiste à brincadeira. A noite é de solstício, nome tão feio quanto equinócio, mas não é o mesmo. Em tempo: o editor, talvez por não ser petista, não foi ao dicionário).

  12. O mesmo qu assinou o piso e falava aos quatro ventos q a gov Yeda não queria pagar e que agora diz q não pode pagar…. Coitado dos Malufistas!!!!!!!

  13. Obrigado Pimenta, Valdeci, Fabiano, Tarso, Lula e Dilma.

    Para quem não lembra o Pronasci foi desenvolvido pelo Tarso quando ele era Ministro da Justiça do LUla.

  14. Parabéns ao prefeito Schirmer q soube como buscar recursos, mesmo q muitos torçam contra, e que tem relacionamento com todos os partidos e mais que isso, não vive de revanchismo e nem dá importância a pensamentos pequenos principalmente de algumas pessoas que deixaram Santa Maria as escuras por oito anos!!!!!

  15. Parabéns ao Governo Dilma por mais este investimento em Santa Maria. O que não seria da cidade sem os governos estadual e federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo