ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. O primeiro movimento paredista dos ferroviários de SM

Isso é história!

1908, 13 de janeiro – Declaram-se em greve geral os operários da estrada de ferro, pela primeira vez na crônica santa-mariense e, mui provavelmente, do Estado também.

7 de junho – Morre em Roma, onde se achava em tratamento de saúde, o engenheiro João Alberti, chefe do tráfego da Auxiliaire, hoje Viação Férrea do Rio Grande do Sul, e em homenagem de quem se deu o nome à parada entre Camobi e Arroio do Só..”

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

OBSERVAÇÃO DO COLUNISTA: a Auxiliaire, referida por Beltrão, seria sucedida pela Viação Férrea, que ainda existia à época do lançamento do livro. Mais tarde, se transformaria na Rede Ferroviária Federal SA, sob o controle da União. Isso duraria até os anos 90 do século passado, quando foi privatizada e comprada pela atual América Latina Logística (ALL). Ah, e não se tem notícia de greve ferroviária desde os anos 60.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo