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CIDADE. Coleta de Lixo convencional ainda depende do julgamento de recurso de empresa santa-mariense

Vencedora da licitação para recolhimento de lixo via contêiner terá de instalar mais 100 novas unidades
Vencedora da licitação para recolhimento de lixo via contêiner terá de instalar mais 100 novas unidades

Na versão online do jornal A RAZÃO, com foto de GABRIEL HAESBAERT

Uma empresa ingressou com recurso contra o resultado da licitação para o serviço de coleta de lixo urbano em Santa Maria. O prazo para recorrer se encerrou na terça-feira, 12.

O recurso foi apresentado pela empresa Ansus Ltda, de Santa Maria, em relação à coleta convencional. De acordo com o Setor de Licitações da Prefeitura, já na terça-feira começou a contar o prazo de cinco dias úteis para que a empresa apresente as contrarrazões.

Em seguida, a Comissão de Licitação julgará o recurso, definirá a empresa que prestará o serviço e encaminhará a homologação do resultado do processo licitatório.

O próximo passo será a assinatura do contrato, sendo que as empresas escolhidas terão 90 dias para começar a operar o sistema na cidade. Elas assumirão os serviços pelo prazo de dois anos, podendo ser renovados por mais três anos.

Licitação escolherá duas empresas

O resultado da licitação para escolha das empresas que farão a coleta de lixo urbano foi divulgado em 5 de abril. O processo foi dividido em duas partes. Uma empresa fará o recolhimento via contêiner e, a outra, pelo método convencional.

A empresa Cone Sul Soluções Ambientais, com sede em Santa Cruz do Sul, mas que concorreu via Porto Alegre, venceu a licitação para a prestação de serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares via contêineres. O valor apontado foi de R$ 9 milhões.

Já a empresa Sustentare Saneamento, de São Paulo, foi a vencedora da concorrência para a coleta convencional e transporte de resíduos domiciliares e públicos. O valor apontado foi de R$ 14,3 milhões.

O secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos de Lemos, espera que tudo ocorra normalmente, dentro do que estabelece o edital. “Também considero importante o fato de estarmos, a partir da escolha das novas empresas, agregando serviços à população”, afirma Lemos.

Entre as mudanças previstas na licitação, está a exigência para que a empresa que assumir a coleta via contêiner troque todas as 500 unidades existentes hoje, a maioria já em péssimo estado de conservação. Ela terá, ainda, de instalar mais 100 contêineres na zona urbana.

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