Ao longo dos últimos dias, um encontro pra lá de importante (ainda que deixado meio de lado pela mídia tradicional) trouxe a Santa Maria mais de 1,5 mil pessoas. Elas discutiram a fé. Mas também economia, política, meio ambiente, relações entre as pessoas e a sociedade e um punhado de outros temas. Este sítio se orgulha de ter dado espaço ao evento. Eis, a seguir, o fecho dessa cobertura intensiva, iniciada ainda na quarta-feira.
Por Maiquel Rosauro (texto e foto), da assessoria de imprensa do evento
“Encontro Estadual de CEBs termina com novos desafios assumidos
O 13º Encontro Estadual de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) foi concluído na manhã deste domingo em Santa Maria. O dia iniciou com a leitura e aprovação da carta do evento e dos compromissos assumidos, no ginásio da Escola Medianeira. Em seguida, foi realizada uma grande celebração de encerramento na Basílica de Nossa Senhora da Medianeira. Os 1,6 mil delegados de CEBs que estiveram presentes voltam para suas paróquias com novos objetivos e desafios.
O encontro teve início na quinta-feira com uma celebração de acolhida no ginásio da Escola Medianeira. No dia seguinte, foram realizadas oito mini plenárias em paróquias santa-marienses, cada uma com cerca de 100 participantes.
Os temas das mini plenárias foram Justiça na Bíblia e no Mundo; A Vida Missionária das CEBs; CEBs e a Vida do Planeta; CEBs: Mística e Espiritualidade nas Romarias; Profetas e Profetisas de ontem e de hoje; CEBs e Juventude: desafios e perspectivas; As CEBs e os Movimentos Sociais; e Macro Ecumenismo e a Vida das CEBs.
No sábado, com todos os participantes reunidos no ginásio da Escola Medianeira, foram apresentados os relatos de cada mini plenária. O padre Vileci Vidal, coordenador do 13º Intereclesial das CEBs (evento que irá ocorrer de 7 a 11 de janeiro de 2014, na diocese de Crato, em Juazeiro do Norte-CE) realizou uma reflexão sobre as oficinas e também falou sobre a preparação ao encontro nacional.
Entre os compromissos assumidos pelos delegados de CEBs em Santa Maria está a maior participação da Igreja na política, defesa do meio ambiente, formação bíblica, investir em uma catequese voltada às famílias, aprofundar e fortalecer o estudo da identidade das CEBs, promover a Romaria Libertadora da Juventude, promover a formação de lideranças nas comunidades, entre outras.
A celebração de encerramento foi presidida pelo bispo de Cachoeira do Sul, Dom José Clemente Weber, referência em CEBs. Também estiveram presentes o arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rupert e o bispo de Santo Ângelo, Dom Remídio José Bohn, além de outros sacerdotes que participaram das atividades.
– Foi um encontro rico e positivo no sentido de ser renovador por toda a sua motivação. Os assessores das mini plenárias estavam muito bem preparados, permitindo que os temas trabalhados fossem aprofundados com eficiência – destacou Dom Clemente Weber.
Os delegados que vieram de outros municípios do Estado ficaram hospedados em residências de famílias de Santa Maria. O responsável pela equipe de infraestrutura foi o padre José Mário Angonese.
– É uma tarefa difícil de ser gerida porque requer uma grande mobilização. Porém, todas as famílias que hospedaram algum delegado com certeza ficaram com um ambiente mais alegre – explica o padre.
Para Dom Hélio, a parte prática do encontro está apenas começando.
– Tivemos um ambiente muito bom nestes quatro dias. Mas não podemos relaxar, agora temos que colocar em prática em nossas comunidades os compromissos assumidos – cobrou o arcebispo de Santa Maria.
A coordenadora do Projeto Esperança / Cooesperança, irmã Lourdes Dill, também ressaltou que a verdadeira fé tem que trazer a sustentabilidade prática.
– As pessoas que participaram deste encontro se reanimaram. As CEBs são um novo jeito de ser igreja, aliando a fé e ações práticas a favor do bem comum e do meio ambiente – relatou irmã Lourdes.
O 13º Encontro Estadual de CEBs foi organizado pela CNNB Regional Sul 3, Arquidioceses e Dioceses do Rio Grande do Sul e Arquidiocese de Santa Maria. Participaram representantes da Igreja Católica, Igreja Episcopal Anglicana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Metodista e religiões de matrizes africanas.
A próxima sede do encontro estadual será Caxias do Sul. O evento será realizado em 2016.”
Olá Claudemir, muito bom teu site, preciso fazer um trabalho sobre os movimentos sociais e você me ajudou muito, só uma retificação: O Bispo de Cachoeira do Sul é o Dom Remído Bohn. Mais uma vez obrigada e parabéns.