CidadaniaEducaçãoUFSM

UFSM. Pré-Vestibular Alternativa tem inscrições abertas até dia 24. São 120 as vagas disponíveis

Projeto popular da Pró-Reitoria de Extensão existe há mais de duas décadas

Por Fernanda Fernandes, do Pré-Vestibular Popular Alternativa

Ex-alunos do Pré-Vestibular Popular Alternativa, da UFSM.. Afinal, todos já são universitários desde 2019 (Foto Arquivo/Pré-Vestibular)

As inscrições para o Pré-Vestibular Popular Alternativa estão abertas até o dia 24 de Março. O projeto de Extensão da UFSM, que já atua há quase 21 anos, teve início em 2000, através da articulação de um grupo de alunos do Centro de Ciências Rurais, o Ecópolis, que via a proliferação de cursinhos pagos na cidade de Santa Maria como a intensificação das desvantagens aos alunos de baixa renda e provenientes da escola pública.

No mesmo ano a Pró-Reitoria de Extensão acolheu o projeto, tornando-o um dos projetos de extensão estratégicos da UFSM na comunidade santa-mariense. Atualmente, conta com 94 educadores voluntários, estudantes de graduação  e pós graduação da UFSM e de outras Universidades da cidade, que estão organizados em 18 disciplinas, aí inclusas Teatro, Música e Relações Internacionais. 

O curso, desta forma, tem como público-alvo candidatos ao ENEM de famílias de baixa renda, oriundos de escolas públicas ou bolsistas de escolas particulares. Este ano, em razão da pandemia, atuará no regime de exercícios remotos adotados pela UFSM, com apoio pedagógico inclusive de uma equipe de psicologia para auxiliar os alunos na organização dos estudos nesta modalidade,  oferecendo 120 vagas imediatas e mais 80 vagas de suplência, além de contar com a distribuição de material didático de forma gratuita.

As informações referentes à documentação necessária para inscrição podem ser encontradas no site https://www.ufsm.br/pro-reitorias/pre/editais/001-2021-2/e dúvidas podem ser sanadas através do email [email protected]

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo