Saúde

HOSPITAL REGIONAL. Sobram dúvidas! Pronto em 2014? Quem administra? Quando começa a operar?…

POR MAIQUEL ROSAURO

Faz dez anos que o governo do Estado anunciou a construção do Hospital Regional em Santa Maria. A obra só começou em 2010 e existe a expectativa de que seja concluída em 2014. Mas quando o empreendimento que está sendo erguido na Vila Rossi irá começar a operar, ninguém sabe. Até o momento, nenhum edital para compra de equipamentos foi aberto.

Um encontro realizado entre autoridades locais e o diretor de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria de Saúde do Estado, Dr. Marcos Lobato, na sexta-feira, 16, reascendeu as dúvidas que pairam sobre o Hospital Regional.

Até hoje não se sabe quem irá administrar a instituição. Tampouco há previsão de quando a Rua Florianópolis, que liga o hospital à BR 158, será asfaltada.

Leia mais a respeito na matéria de Cristian Cunha, da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Santa Maria:

Presidente do Legislativo participa de reunião sobre o Hospital Regional

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Zappe Bisogno, participou de reunião na 4° Coordenadoria Regional de Saúde nesta sexta-feira (16), para tratar sobre o andamento da obra do Hospital Regional. Na oportunidade, o diretor de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria de Saúde do Estado, Dr. Marcos Lobato, respondeu aos questionamentos das autoridades presentes.

Reunião foi realizada na 4° Coordenadoria Regional de Saúde. Foto Cristian Cunha/Câmara de Vereadores
Reunião foi realizada na 4° Coordenadoria Regional de Saúde. Foto Cristian Cunha/Câmara de Vereadores

Segundo Lobato, a obra tem previsão de estar concluída até o 1° semestre de 2014, mas o hospital só estaria apto para atender os pacientes a partir do 2°semestre do mesmo ano. O diretor explicou a necessidade da abertura de editais, tanto para a compra de equipamentos quanto para a contratação de funcionários, além de tempo hábil para treinamento dos mesmos. Lobato também esclareceu que deverá ocorrer a realização de obras no entorno do hospital, como o asfaltamento da Rua Florianópolis, que é de responsabilidade da prefeitura, além de intervenções por parte do DNIT na BR 158, que dá acesso ao hospital.

Lobato ressaltou ainda que o Hospital Regional será especializado em reabilitação física, nos moldes da Rede Sarah, e outros tipos de tratamentos. Previsto para oferecer 100% dos leitos disponíveis para o SUS, sem nenhum atendimento privado, o Hospital Regional deve receber pacientes de todo o Estado. Além disso, o hospital vai ser gerido por uma instituição pública, que pode ser estadual ou federal, mas até o momento não foi definida.

De acordo com o presidente da Câmara, a reunião realizada com o representante da Secretaria da Saúde do Estado possibilitou a todos os presentes conhecerem a real situação do Hospital Regional. “A Câmara de Vereadores se fez presente neste encontro, já que Santa Maria será a única cidade do Estado a ter um hospital especializado em reabilitação”, argumenta.

Participaram da reunião o vereador Dr. Ovídio, o representante do Fórum das Entidades Empresariais, Souvenir Machado, o secretário de Saúde, Vanoir Koehler, o presidente do Corede Central, Caio Jordão e a coordenadora regional adjunta de Saúde (4ª CRS), Flavia Costa da Silva.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. RS está com grandes problemas financeiros. Município, se estiver como muitos em todo Brasil, também não deve estar bem. Solução vem de BSB ou não existe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo