AssembleiaEstadoPartidosPolítica

ENTREVISTA. Novato Pozzobom será líder da bancada tucana. Saiba como e por quê

O ótimo jornal eletrônico Sul21 publicou reportagem a respeito (com direito a alentada entrevista) do novato deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB), um dos dois santa-marienses (o outro é o petista Valdeci Oliveira) que assumem nesta segunda-feira uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Uma rápida história eleitoral do tucano, seus objetivos no Legislativo, a relação que terá com o governo de Tarso Genro, as metas que pretende alcançar e como se comportará no parlamento, entre outros temas, constam do texto. Ah, e se fica sabendo também as circunstâncias que levaram o debutante a virar líder da bancada do partido oposicionista.

É um material alentado, mas vale a pena conferir. A reportagem é assinada por Felipe Prestes. Acompanhe:

Desenvolvimento regional será o foco de Jorge Pozzobom na Assembleia

“Tenho posição política, mas não sou xiita”, diz ao despedir-se, pelo telefone, o deputado estadual eleito pela primeira vez Jorge Pozzobom (PSDB). O tucano, que vai ser líder da bancada de seu partido, garante que apoiará o governador Tarso Genro em tudo o que “for bom para o Rio Grande”. Diz que não fará oposição “leviana”, como, acredita, a ex-governadora Yeda Crusius sofreu.

Pozzobom trabalhou com Yeda como secretário-geral adjunto de Governo e assessor do gabinete da ex-governadora. Diz que ela fez um dos melhores governos que o RS já teve, “do ponto de vista administrativo”, mas reconhece que houve um isolamento. “Faltou uma articulação política maior com os partidos da base aliada, que, quase todos, nunca estiveram juntos com a governadora”.

Em Santa Maria, Pozzobom trabalhou como secretário de Assistência Social e também na inédita pasta de Integração Regional, durante a administração de Cezar Schirmer (PMDB). A atuação nesta última pasta talvez explique os mais de oito mil votos obtidos fora de Santa Maria. Foram 33.474 votos, cerca de 25 mil em Santa Maria, onde também foi vereador, eleito em 2004.

Na Assembleia, o deputado diz que vai trabalhar principalmente na discussão do desenvolvimento regional e que não pretende apresentar muitas leis, considerando que já temos leis demais. Para “brigar” pela região de Santa Maria, Pozzobom diz que já está fazendo parceria com um velho adversário político, o ex-prefeito Valdeci de Oliveira (PT), que também chega à Assembleia. “A parceria está muito legal”.

Sul21: O senhor vai para seu primeiro mandato. Como foi a sua trajetória política até aqui? A que o senhor atribui sua eleição?

Jorge Pozzobom: Fui suplente de vereador (de Santa Maria) em 2000. Faltaram 18 votos para eu me eleger. Fiz 1.193 votos. Em 2004, concorri novamente e fiz 5.120 votos. Faltaram 18 votos na primeira e sobraram 2.875 na segunda. Em 2006, concorri a deputado federal e fiz 36 mil votos, 30 mil só em Santa Maria. Estava me preparando para ser candidato a deputado federal novamente. Comecei a ver as dificuldades que eu teria. Precisaria de cerca de 100 mil votos para me eleger. Resolvi concorrer a deputado estadual. Fiz 25 mil votos em Santa Maria e 8 mil fora. Fui secretário aqui do município. Criamos aqui a primeira secretaria municipal de Integração Regional. Procurei em sites pelo Brasil e não vi algo semelhante. Nosso objetivo era buscar a união da Região Central do estado…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Resta saber o quê a secretaria de Integração Regional teve como produto de sua existência, sob pena de parecer que não passou de uma plataforma de lançamento para o nobre deputado eleito recentemente! Teremos uma visão antecipada da produção q. ele terá na assembléia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo