DestaqueSaúde

SANTA MARIA. Mutirão de combate à dengue será intensificado e terá o apoio do Exército Brasileiro

Iniciativa ocorrerá durante duas semanas para erradicar focos do mosquito

Por Luisa Neves / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Diariamente, das 8h às 12h, uma equipe de especialistas realizará visitas domiciliares
(Foto Samuel Marques/Prefeitura)

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, dá continuidade aos mutirões de combate à dengue em diferentes bairros do Município. O trabalho será realizado ao longo das duas próximas semanas, seguindo até sexta-feira (28), tendo apoio de militares do Exército.

Assim como nos anos anteriores, o combate à dengue tem sido realizado para intensificar a fiscalização e erradicar focos do mosquito. A cada dia, das 8h ao meio-dia, uma equipe de agentes de Saúde Pública e da Vigilância Ambiental, junto a militares, realizará visitas domiciliares. Em caso de chuva, neblina ou vento forte, a ação é reagendada.

A partir de terça-feira (18), o trabalho começa nos bairros Tancredo Neves, Nova Santa Marta, Urlândia e Passo d’Areia. Na sequência, serão alcançados os bairros Itararé, Boi Morto, Salgado Filho e Noal. Nesta segunda-feira (17), a ação ocorreu na Vila Militar Coronel Niederauer, no Bairro Nossa Senhora de Fátima.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Cecília Pedro, o objetivo da ação é alertar as pessoas e orientá-las a respeito da importância da prevenção da doença. “A dengue, dependendo do caso, pode se agravar, mas pode ser evitada se cada um fizer a sua parte”,  recomenda Cecília.

A ação da Prefeitura junto ao Exército consiste em fazer a vistoria nas residências para identificar recipientes com água parada, a qual propicia a reprodução do vetor. Em alguns casos são feitas notificação e auto de infração, quando há problemas com alto risco à saúde pública e sem a colaboração imediata do proprietário para solucioná-la. Os funcionários da Prefeitura estão sempre devidamente identificados com coletes e crachás.

Ainda conforme Cecília, os bairros a serem visitados são escolhidos a partir da identificação dos pontos do Município com mais problemas de infestação. “O itinerário diário será sempre atualizado a partir do que identificamos a cada dia de trabalho. Se percebermos que algumas áreas precisam de reforço na vistoria, é naquela região que continuaremos”, explica.

PULVERIZAÇÃO

Desde o início de fevereiro, 1.268 quarteirões em 14 bairros do município já receberam pulverização contra o mosquito Aedes aegypti. O inseticida é comprovadamente sem riscos à saúde humana, por tratar-se de um produto biológico.

COMBATE AO MOSQUITO

A dengue é uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e os sintomas incluem febre alta, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos, além de manchas pelo corpo em alguns casos. O método mais eficaz para evitar a contaminação é impedir a circulação do mosquito.

PRINCIPAIS PRECAUÇÕES
* Mantenha a caixa d’água sempre fechada
* Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas
* Não deixe a água da chuva acumular em recipientes
* Mantenha tampados tonéis e barris de água
* Guarde garrafas de cabeça para baixo
* Recolha seus resíduos
* Use repelente
* Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina)
* Atenção às piscinas, especialmente as de plástico
* Para denúncias de locais com água parada, ligue para (55) 3174-1581.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Apertou chamam os milicos. Não são os vermelhos porque de trabalho passam longe. Nem professores universitarios porque estão muito ocupados produzindo textos. Que chamam de ‘ciencia’, claro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo